Dossiê próximas chamadas

Gestão de Moda: interfaces entre processos de criação e produção (V. 18 N. 46)

Capa - Editorial OCTA Fashion | Octa Mag 
Edição Gráfica - Jailson Oliveira Sousa
Foto da Capa - Guilherme Dimatos

Submissões: julho a dezembro de 2024
Publicação: julho de 2025

Mais do que uma análise voltada exclusivamente aos resultados financeiros, aos interesses do mercado e às técnicas vinculadas às estratégias de marketing dentro das empresas da indústria da moda, este dossiê visa também abrir um espaço para discutir a aparente dicotomia entre arte e mercado, entre processo criativo e processo produtivo, entre produto autoral e produção em escala, oposição tão propagada em todos os meios produtivos onde o produto desenvolvido pela indústria, comércio, entre outros, e está associado à questão da criação.
                  Desta forma, apesar deste dossiê focar na cadeia produtiva têxtil e de confecção, cabem também análises sobre outros objetos que apresentem esta relação de oposição, como, por exemplo, os objetos da indústria do carnaval e outros festejos, ou da indústria cinematográfica, de espetáculos, televisiva, teatral, etc., porém sempre voltado para as questões de gestão e negócios e para os objetos de vestuário, tendo em vista que entendemos vestuário como todas as peças que componham as formas vestíveis que interagem com o ser humano, ou seja, roupas, calçados, acessórios ou outros objetos que se enquadrem nesta definição.
                 Cabem aqui também análises que investiguem a relação de empresas do mercado com a formação dos criadores, os registros e as propriedades de criação, bem como as análises de descartes realizados no processo produtivo e/ou pelos usuários. Como fundamentação teórica este dossiê prioriza fundamentações teóricas do campo da administração e marketing, mas também da sociologia e da filosofia, e do campo do design, da arte e da moda.
 
Referências
ABRANCHES, Gerson; BRASILEIRO JÚNIOR, Alberto. Manual da gerência eficaz de confecção. Rio de Janeiro: SENAI/DN, 1990.

ATHAYDE, P. (org.). Negócios criativos. São Paulo: Panda Books, 2017.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1999.

_________ . A produção da crença: Contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Porto Alegre: Zouk, 2004.

_________ . A distinção: Crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2006.

CIETTA, Enrico. A economia da moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

CHRISTO, Deborah Chagas. Estrutura e funcionamento do campo de produção de objetos do vestuário no Brasil. São Paulo: Ed. Das Letras e Cores, 2016.

ESTARQUE, Marx Maya. Diálogos entre arte e moda na atualidade / Maya Marx Estarque; orientador: Juan Loeck.¬¬ -2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11093/211.

________ . Experiência de consumo: marcas de alta gama italianas In: Inovação, estudos e pesquisas: reflexões para o universo têxtil e de confecção. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012, v.3, p. 97-114. 10.
________ . O Sistema-Produto-Serviço e Comunicação In: Design Estratégico. Rio de Janeiro: SENAI/CETIQT, 2010, p. 31-51.

FORTY, Adrian. Objetos de desejo: Design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HARVEY, David. Condição Pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 2000.

KOTLER, Philip. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; & SETIAWAN, I. Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

KOTLER, P.; & ARMSTRIN, G. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LAS CASAS, A. L. Cocriação de valor. São Paulo: Atlas, 2014.

SABRÁ, Flávio Glória Caminada. Os agentes sociais envolvidos no processo criativo no desenvolvimento de produtos da Cadeia Têxtil. São Paulo: Ed. Das Letras e Cores, 2016.

SABRÁ, Flávio (org.). Modelagem: tecnologia em produção de vestuário. 2ª Edição. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

SANTOS, Heloisa Helena de Oliveira. Economia criativa e (Design de) moda: perspectivas globais e tomadas de posição locais no Brasil contemporâneo / Heloisa Helena de Oliveira Santos ; orientador: Alberto Cipiniuk. – 2015. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/29514/29514.PDF.

SIMMEL, Georg. Filosofia da moda e outros escritos. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições Texto & Grafia Lta, 2008.

SOLOMON, Michael R. Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Tradução de Lene Belon Ribeiro. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

SUDJIC, Deyan. Linguagem das coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.

SVENDSEN, Lars. Moda, uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.  

Organizadores:

Flávio Glória Caminada Sabrá – IFRJ campus Belford Roxo


Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Mestre em
Administração pela Faculdade de Economia e Finanças do IBMEC/RJ; Especialista em Gerência
em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RJ); Bacharel em
Desenho Industrial (Desenho de Produto e Comunicação Visual) pelas Faculdades Integradas
Silva e Souza (FISS); e Técnico em Estilismo e Confecção Industrial pelo Centro de Tecnologia
da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT).

Maya Marx Estarque – IED Rio


Doutora e graduada em Belas Artes pela Universidade de Vigo, Espanha e especialista em
Design de Moda pelo SENAI CETIQT RJ. Pesquisa sobre a interação entre arte, moda e corpo na
atualidade com desdobramentos em identidade, comportamento e consumo.

Deborah Chagas Christo – EBA/UFRJ

Professora Adjunta do Departamento de Desenho Industrial da Escola de Belas Artes da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ). Doutora e Mestre em Design pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e designer graduada pela Escola
Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ).
Pesquisadora interessada nas fronteiras, delimitações, relações e interações entre Design,
Moda e Arte e no estudo das práticas dos produtores destes campos como representação de
relações sociais estabelecidas em determinados contextos sociais e culturais.

André Monte Pereira Dias – IFRJ campus Belford Roxo

Doutor da linha de Imagem e Cultura do PPGAV-EBA/URFJ; Mestre em Artes pelo PPGARTES/
Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialista em Produção Cultural com Ênfase em
Literatura Infanto-Juvenil pelo IFRJ campus Nilópolis; Graduação em LETRAS/PORTUGUÊS-
FRANCÊS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor do IFRJ campus
BELFORD ROXO (experiência docente nas áreas: Carnaval, Moda, Francês, Artesanato, Teoria
da Cor de da Forma, Cena e Dramaturgia).