Design de moda para a customização em massa: uma proposta de framework

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x18462025122

Palavras-chave:

design de moda , customização em massa, framework

Resumo

O design de moda é um sistema complexo, que possui como alicerce a gestão estratégica de informações provenientes da pesquisa e da utilização de dados para a criação de novos produtos do vestuário. Com a evolução da tecnologia, bem como as mudanças no mercado de moda e nas dinâmicas de vida das pessoas, surgem demandas personalizadas de consumo. Para que os processos do design de moda sejam adequados às demandas cada vez mais personalizadas, faz-se necessário revisitar pensamentos projetuais para a criação de produtos do vestuário. O objetivo deste artigo consiste em realizar a proposta de um framework para o design de moda, com ênfase nos processos de criação de novos produtos do vestuário para o contexto da customização em massa. Utilizou-se como metodologia as pesquisas bibliográfica e documental, para relacionar as bases teóricas do design de moda e da customização em massa com as práticas encontradas em diferentes setores da indústria têxtil e de confecção. Como resultado, o frameworkevidencia a necessidade da valorização do envolvimento do cliente, principalmente durante o processo de design. Isso irá possibilitar identificar tanto os componentes comuns, quanto as diferentes perspectivas que ampliarão o potencial criativo no design de produtos de vestuário para a customização em massa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diva Lúcia Vieira Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Diva Lúcia V. Costa é Mestre em Design, especialista em Indústria Avançada: Confecção 4.0 e bacharel em Design de Moda pelo SENAI CETIQT. Também possui especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica e em Design Estratégico. Integra o corpo docente do SENAI CETIQT atuando no curso de graduação em Design de Moda e nos cursos pós graduação de Inovação e Tecnologia em Design de Estampa e de Design de Produto de Moda. Atua no mercado de moda desde 2008 nas áreas de desenvolvimento de produto e de gestão de projetos de moda. Possui interesse em projetos que envolvam cocriação, moda digital e novas tecnologias relacionadas à atuação do designer de moda no mundo do trabalho, tendo publicado artigos sobre a customização em massa, design generativo e a integração desses temas no design de moda.

Claudia Rocha Mourthé, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Claudia Mourthé possui Doutorado com a Tese "Tema referencial do gosto estético e diversidade cultural: considerando os aspectos racionais e emocionais do indivíduo" em laboratório "Conception et Qualité des Produits et Processus" - Université de Technologie de Compiègne (UTC) - 2008; é Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) - 1998; formada em Design pela Faculdade da Cidade - 1991. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ). Foi chefe do departamento de Design de Comunicação Visual de 2012 a 2017; Presidiu a comissão de criação do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD), coordenou o PPGD de 2017 a 2019. Tem experiência em design, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: gosto estético, identidade cultural e diversidade cultural; ergodesign e usabilidade; interface cognitiva; ambiente construído; Modelagem de sistemas complexos.

Referências

AMAZON. Made for you, 2023. Disponível em: https://www.amazon.com/stores/madeforyou/madeforyou/page/E853E0F0-6F79-442D-B7E8-3A0E0531FAF2. Acesso em: 14 jun. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

BROWCHUK, Eliseé. I Finally Found the Perfect White T-Shirt—And It’s Custom-Made by Amazon. Vogue, 28 dez. 2020. Disponível em: https://www.vogue.com/article/amazon-made-for-you-t-shirt. Acesso em: 14 jun. 2023

BRUNO, Flávio da Silveira. A quarta revolução industrial do setor têxtil e de confecção/ a visão de futuro para 2030. 2ª Ed. São Paulo: Estação das Letras, 2017.

CECCATO, Patricia; GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. A Pesquisa de Tendências e a Gestão de Marcas de Moda na Sociedade de Hiperconsumo Moderna. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 175–239, 2018. DOI: 10.5965/1982615x11222018175. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/11252. Acesso em: 4 maio. 2024.

CORTEZ, Kevin. Amazon Made For You Custom T-Shirt Review. Reviewed, 13 jan. 2022. Disponível em: https://reviewed.usatoday.com/style/content/amazon-made-you-custom-t-shirt-review-perfect-fit. Acesso em: 11 set. 2023.

COSTA, Diva Lúcia Vieira; ESPERANÇA, Claudio; KOSMINSKY, Doris; MOURTHÉ, Claudia. Experimentações com design generativo no desenvolvimento de padronagens para produtos de moda. Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, v. 10, n. 5, p. 2197-2219, 2022.

ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-3741990

DANS, Enrique. Is Amazon About To Disrupt The Fashion Industry? Forbes, 18 dez. 2020. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/enriquedans/2020/12/18/is-amazon-about-to-disrupt-the-fashion-industry/?sh=141773a442a3. Acesso em: 01 jun. 2024.

DAVIS, Stanley M. From "Future Perfect": Mass Customizing. Emerald, 1 fev. 1989. Planning Review, Vol. 17 No. 2, pp. 16-21. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/eb054249/full/pdf?title=from-future-perfect-mass-customizing. Acesso em: 8 out. 2023.

DUPERE, Katie. You Can Buy $25 Custom T-Shirts on Amazon—And They’re Completely Worth It. Men’s Health, 19 jan. 2022. Disponível em: https://www.menshealth.com/style/a38750724/amazon-made-for-you-custom-t-shirt-review/. Acesso em: 18 jun. 2023.

DURAY, R.; WARD, P. T.; MILLIGAN, G. W.; BERRY, W. L. Approaches to mass customization: configurations and empirical validation. Journal of Operations Management, v. 18, p. 605-625, 2000.

DURAY, Rebecca. Mass customization origins: mass or custom manufacturing? International Journal of Operations & Production Management, Vol. 22 No. 3, pp. 314-328, 2002. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/01443570210417614/full/html. Acesso em: 19 out. 2023.

FRALIX, Michael T. From mass production to mass customization. Journal of Textile and Apparel, Technology and Management, NC State University, Volume 1, issue 2, Winter 2001. Disponível em: https://textiles.ncsu.edu/tatm/wp-content/uploads/sites/4/2017/11/fralix_full.pdf. Acesso em: 19 fev. 2022.

FRINGS, Gini Stephens. Moda: do conceito ao consumidor. 9ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

GILMORE, J. H.; PINE, J. The four faces of mass customization. Harvard Business Review, p.91-101,jan.-feb. 1997.

KRASSENSTEIN, Brian. Body Labs Launches Beta Version of BodyKit — Are 3D Printed Clothes Headed Our Way Next? 3D Print.com, 3 mar. 2015. Disponível em: https://3dprint.com/47923/body-labs-bodykit/. Acesso em: 01 jun. 2024.

MACHADO, André G. C.; MORAIS, Walter F. A. Estratégias de customização em massa: evidências e análises em empresas do setor de confecção de artigos de vestuário. BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos 5(1):17-31, janeiro/abril 2008

PEREZ, Sarah. Amazon Fashion launches a custom clothing service, Made for You. TechCrunch, 15 dez. 2020. Disponível em: https://techcrunch.com/2020/12/15/amazon-fashion-launches-a-custom-clothing-service-made-for-you/. Acesso em: 14 jun. 2023.

PILLER, F.T.; MOESLEIN, K.; STOTKO, C.M. Does Mass Customization Pay? An Economic Approach to Evaluate Customer Integration. Production Planning & Control.v.15, n.4, p. 435-444, June, 2004

PINE II, B. Joseph; VICTOR, Bart; BOYNTON, Andrew C. Fazendo a personalização em massa funcionar. Harvard Business Review, September-October, 1993. Disponível em: https://hbr.org/1993/09/making-mass-customization-work?language=pt. Acesso em: 8 out. 2023.

PINE, B. J. Personalizando produtos e serviços: customização maciça. São Paulo: Makron Books, 1994.

RACHLIN, Eric. The Many Potential Uses for Body Labs' 3D Body Models. YouTube O’Reilly, 15 maio 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-ckn8YzroJA. Acesso em 01 jun. 2024.

SAGUIN, Jacqueline. Our honest review of Amazon's $25 custom T-shirts: We're impressed. Reviews, 16 mar. 2021. Disponível em: https://www.insider.com/guides/style/amazon-made-for-you-custom-t-shirt#made-for-you-short-sleeve-relaxed-fit-2. Acesso em: 11 set. 2023.

SCHMITZ, Barb. New API Enables Creation of 3D Human Bodies For Design Customization. 3D CAD World, 4 mar. 2015. Disponível em: https://www.3dcadworld.com/new-api-enables-creation-of-3d-human-bodies-for-design-customization/. Acesso em: 01 jun. 2024.

SIMÕES-BORGIANI, Danielle Silva. Reflexões sobre a classificação de coleções do vestuário: coleções-unidade e coleções-mix. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 238–249, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09172016238. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016238. Acesso em: 29 maio. 2024.

SORGER, Richard; UDALE, Jenny. Fundamentos de Design de Moda. Porto Alegre: Bookman, 2009.

TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. 5ª ed. São Paulo: Edição da Autora, 2013.

WOLOSZYN, Maíra; GONÇALVES, Berenice Santos; AMADO, Pedro. O processo de design de fontes variáveis: uma proposta de framework. Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, v. 31, n. 3, p. 150 – 169, 2023. DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v31i3.1815. Disponível em: https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/1815. Acesso em: 18 fev. 2024.

Publicado

01-07-2025

Como Citar

COSTA, Diva Lúcia Vieira; MOURTHÉ, Claudia Rocha. Design de moda para a customização em massa: uma proposta de framework. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 18, n. 46, 2025. DOI: 10.5965/1982615x18462025122. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/26718. Acesso em: 19 jul. 2025.