Design de Comunicação de Moda: análise do consumo de informação por estudantes de Design de Moda de uma universidade brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x171432024310

Palavras-chave:

design de comunicação de moda, mídias digitais de moda, ensino em design de moda

Resumo

A partir de uma pesquisa em Design que desenvolve uma interface digital direcionada ao ensino acadêmico de Design de Moda, este artigo traz um desdobramento de sua componente exploratória. O objetivo deste artigo é analisar como estudantes de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina consomem conteúdo de Moda para identificar oportunidades para os meios digitais de comunicação de forma a complementar o ensino universitário e prepará-los para o mercado profissional. O método da pesquisa parte de revisão de literatura sobre a evolução da comunicação de Moda desde o início até seu contexto atual e aplicação de questionário com estudantes e entrevistas com professoras. São selecionadas respostas do primeiro e quarto ano para comparação e os principais comentários das entrevistas para sustentar a discussão sobre as questões mais importantes observadas. Por fim é discutido como a comunicação entre professores e estudantes e o percurso acadêmico podem influenciar na procura por informação de Moda pelos estudantes. O artigo tem como resultado a ampliação de perspectivas e possibilidades para as mídias digitais de comunicação de Moda com recursos educativos que complementam o ensino universitário e auxiliam os estudantes no complexo sistema profissional de Moda.

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Biografia do Autor

Carolina Mendes, University of Lisbon

Carolina MENDES é designer de comunicação de Moda. Doutoranda em Design de Comunicação na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa/FAUL, Portugal (2019-2025), com cotutela internacional na Universidade Federal do Paraná/UFPR, Brasil (2021-2025). É bolsista de Doutorado da Fundação para a Ciência e a Tecnologia/FCT, Portugal (2021-2025). Mestre em Design Editorial pela Universidade de Évora, Portugal (2017-2019, diploma reconhecido pela UFPR). Especialista em Design Digital pela Universidade Estadual de Londrina/UEL (2017-2018). Bacharel em Design de Moda pela UEL (2012-2017, diploma reconhecido pela FAUL), com graduação sanduíche no Istituto Universitario di Architettura di Venezia/IUAV, Itália (2013-2014). Atua na área de Design de Comunicação de Moda: História da Moda, Design Editorial, Design de Interfaces, Programação Visual, Fotografia e Ilustração. Me encontre aqui: https://linktr.ee/carolinaruffo

Juliana Bueno, Federal University of Paraná

Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2006) e com 2º Grau Técnico em Desenho Industrial pelo antigo CEFET - PR (1999); é Doutora em Ciência da Computação (2014) e Mestre em Informática (2009) pela UFPR - na área de Interação Humano-Computador. Ainda, tem Pós-Doutorado em Design pelo PPGDesign-UFPR (2015-2016). Atualmente, é professora adjunta no Departamento de Design da UFPR e professora permanente e pesquisadora do PPGDesign-UFPR. É membro dos grupos de pesquisa: SAITE - Tecnologia e Inovação em Educação na Saúde (grupo: acessibilidade, tecnologias assistivas e inclusão) desde 2021, Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA) desde 2020, Design Digital e da Informação desde 2014 e Design de Interação para a Inclusão e o Desenvolvimento Social desde 2010. Atualmente, é coordenadora do curso de Design Gráfico da UFPR e vice-coodenadora do LabDSI-UFPR. Tem interesse por pesquisas na área de: IHC/Design de Interface e de Interação, Design da Informação, Acessibilidade, Design Inclusivo, Design Centrado no Humano e Visual Thinking.

Maria José Sacchetti, University of Lisbon

Maria José Sacchetti holds a PhD from the University of Arts London and a MPhil from the Royal College of Art / Victoria & Albert Museum, both in the United Kingdom. Her main PhD research topic was ideological relationships between fashion, architecture and art in the realm of a Minimal Aesthetic. She has been the recipient of scholarships from the Foundation for Science and Technology and Calouste Gulbenkian Foundation, both from Portugal and the Arts & Humanities Research Council in the United Kingdom. Previously, Maria was a member of the Research Centre for Fashion, Body and Material Cultures, LCF / CSM, University of the Arts London and at the Research Centre for Fashion Media and Imagery, LCF, University of the Arts London, both in the United Kingdom. She is a member of the Costume Society and Design History Society, both in the United Kingdom. Additionally she is a member of PARSUK – Portuguese Association of Researchers and Students in the United Kingdom, Member since June 2008 and OASRS – Ordem dos Arquitectos, Secção Regional Sul, Portugal, Architect Member since July 1982.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

MENDES, Carolina; BUENO, Juliana; SACCHETTI, Maria José. Design de Comunicação de Moda: análise do consumo de informação por estudantes de Design de Moda de uma universidade brasileira. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. N. 43, p. 310–364, 2024. DOI: 10.5965/1982615x171432024310. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24852. Acesso em: 23 nov. 2024.