Estratégias colaborativas entre a indústria da moda e dos games
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0003Palavras-chave:
estratégias colaborativas, games, moda digitalResumo
No ambiente digital a maioria dos indivíduos, de todas as faixas etárias, considera os jogos como sua forma favorita de entretenimento. Esse cenário despertou o interesse da indústria da moda em fazer aproximações com as plataformas de jogos. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo evidenciar as estratégias colaborativas entre as indústrias da moda e dos games no consumo de moda digital. A metodologia utilizada é caracterizada como de natureza aplicada, em que objetivo de estudo foi descritivo por meio de estudo de caso com abordagem qualitativa. A estratégia colaborativa analisada foi entre as empresas Riot Games e Louis Vuitton, e os instrumentos de coleta de dados utilizaram entrevistas e pesquisas documentais. Ao fim, conclui-se que as estratégias colaborativas entre as indústrias da moda e dos games no consumo de moda digital podem beneficiar as duas empresas envolvidas.
Downloads
Referências
A Louis Vuitton e a Riot Games são pioneiras em uma parceria inédita para o campeonato mundial de League of Legends de 2019. LOUIS VUITTON, 2019. Disponível em:<https://br.louisvuitton.com/por-br/magazine/artigulos/louis-vuitton-x-league-of-legends#>. Acesso em:18 de outubro de 2022.
ANDÒ, Romana et al. Understanding fashion consumption in the networked society: A multidisciplinary approach. In: International Conference on Fashion communication: between tradition and future digital developments. Springer, Cham, 2019. p. 3-8.
BAEK, Eunsoo et al. Defining digital fashion: Reshaping the field via a systematic review. Computers in Human Behavior, p. 107407, 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo: edição revista e ampliada. São Paulo: Edições, v. 70, p. 280, 2016.
BUHLER, Rafaela; SCHREIBER, Dusan. Análise Compreensiva de Benefícios Proporcionados para as Empresas de Pequeno Porte através de Redes de Cooperação. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 9, n. 3, p. 37-50, 2015.
CARVAJAL CAMPEROS, Marisol; ALMODÓVAR MARTÍNEZ, Paloma; VASSOLO, Roberto. Análisis del concepto y alcance de las alianzas estratégicas: un enfoque longitudinal (1972-2020). Revista Venezolana de Gerencia, Año 26 Número Especial 5 2021, 290-314.
CHILDS, Michelle; JIN, Byoungho Ellie. Brand and retailer co-branding: Examining factors to favourably change consumers’ brand evaluations. Journal of Fashion Marketing and Management: An International Journal, 2020.
EISENHARDT, K. M. Building Theories from Case-Study Research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, Oct, p. 532-550, 1989.
EMAMI, Amir et al. Examining the relationship between strategic alliances and the performance of small entrepreneurial firms in telecommunications. International Entrepreneurship and Management Journal, v. 18, n. 2, p. 637-662, 2022.
EVERS, Ellen RK; VAN DE VEN, Niels; WEEDA, Dorus. The hidden cost of microtransactions: Buying in-game advantages in online games decreases a player’s status. International Journal of Internet Science, v. 10, n. 1, p. 20-36, 2015.
FAHIMULLAH, Muhammad; FAHEEM, Yasir; AHMAD, Naveed. Collaboration formation and profit sharing between software development firms: A shapley value based cooperative game. IEEE Access, v. 7, p. 42859-42873, 2019.
FAVIS, Elise. League of Legends hero Senna gets a Louis Vuitton makeover. The Washington Post. 2020. Disponível em:<https://www.washingtonpost.com/video-games/2020/02/06/league-legends-hero-senna-gets-louis-vuitton-makeover/>. Acesso em: 18 de outubro de 2022.
GELONEZE, Fernando Ramos; ARIELO, Flavia Santos. Uma breve análise sobre a Indústria de Jogos Eletrônicos e os Indie Games. Revista Multiplicidade, v. 8, n. 8, 2017.
GUNDOLF, Katherine; JAOUEN, Annabelle; GAST, Johanna. Motives for strategic alliances in cultural and creative industries. Creativity and Innovation Management, v. 27, n. 2, p. 148-160, 2018.
LEHENE, Cosmin Florin. Development of supportive characteristics to facilitate learning from strategic alliances. Management & Marketing, v. 17, n. 2, 2022.
MARIOTTI, Augusto. Moda e Games: Louis Vuitton lança coleção League of Legends. FFW, 2019. Disponível em:<https://ffw.uol.com.br/noticias/moda/moda-e-games-louis-vuitton-lanca-colecao-league-of-legends/>. Acesso em: 18 de outubro de 2022.
MIKAMI, Kentaro et al. Opportunism and trust in cross-national lateral collaboration: the Renault-Nissan Alliance and a theory of equity-trust. Journal of World Business, v. 57, n. 3, p. 101286, 2022.
NEWZOO. How consumers engage with video games today: Newzoo’s Global Gamer Study 2023. Amsterdam, 2023. Disponível em <https://newzoo.com/resources/trend-reports/global-gamer-study-free-report-2023>
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
PALMIÉ, Maximilian et al. The evolution of the digital service ecosystem and digital business model innovation in retail: The emergence of meta-ecosystems and the value of physical interactions. Technological Forecasting and Social Change, v. 177, p. 121496, 2022.
VALIATI, Leandro; WINK JUNIOR, Marcos Vinicio. Indústria criativa no Rio Grande do Sul: síntese teórica e evidências empíricas. Porto Alegre: FEE, 2013.
LOUIS Vuitton cria skins para personagens da True Damage, banda virtual do League of Legends. VOGUE, 2019. Disponível em: <https://vogue.globo.com/moda/noticia/2019/10/louis-vuitton-cria-skins-para-personagens-da-true-damage-banda-virtual-do-league-legends.html>. Acesso em: 18 de outubro de 2022.
TOMIĆ, Nenad. Effects of micro transactions on video games industry. Megatrend revija, v. 14, n. 3, p. 239-257, 2017.
WRIGTH, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. 1ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.
ZAHOOR, Nadia et al. Vertical alliances and innovation: A systematic review of the literature and a future research agenda. Technovation, p. 102588, 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paula Lisot, Dusan Schreiber, Vanessa Valiati, Serje Schmidt
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.