Estratégias colaborativas entre a indústria da moda e dos games

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0003

Palavras-chave:

estratégias colaborativas, games, moda digital

Resumo

No ambiente digital a maioria dos indivíduos, de todas as faixas etárias, considera os jogos como sua forma favorita de entretenimento. Esse cenário despertou o interesse da indústria da moda em fazer aproximações com as plataformas de jogos. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo evidenciar as estratégias colaborativas entre as indústrias da moda e dos games no consumo de moda digital. A metodologia utilizada é caracterizada como de natureza aplicada, em que objetivo de estudo foi descritivo por meio de estudo de caso com abordagem qualitativa. A estratégia colaborativa analisada foi entre as empresas Riot Games e Louis Vuitton, e os instrumentos de coleta de dados utilizaram entrevistas e pesquisas documentais. Ao fim, conclui-se que as estratégias colaborativas entre as indústrias da moda e dos games no consumo de moda digital podem beneficiar as duas empresas envolvidas.

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Biografia do Autor

Paula Lisot, Universidade Feevale

Graduada em Moda pela Universidade Feevale, em Novo Hamburgo/RS (2016). Atualmente, está cursando Mestrado em Indústria Criativa na mesma universidade, também em Novo Hamburgo/RS (2022-2024). Atua profissionalmente como Analista no Centro de Design da Universidade Feevale, gerenciando o setor, a equipe criativa de designers e projetos relacionados aos cursos de Moda, Design, Design Gráfico e Design de Interiores, além de projetos gerais da Instituição e de clientes externos. É bolsista no Laboratório de Criatividade da Universidade Feevale, realizando pesquisas relacionadas ao mapeamento de Políticas Públicas e os recursos investidos nos setores criativos no estado do Rio Grande do Sul.

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Dusan Schreiber possui graduação em Administração de Empresas Habilitação em Comércio Exterior pela UNISNOS (1989), Especialização em Administração Financeira pela UNISINOS (1995) e Consultoria Empresarial pela USP (1996), Mestrado em Administração pela UNISINOS (2006) e Doutorado em Administração pela UFRGS (2009). Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidade Feevale, das Faculdades EST e da Faculdade Novo Hamburgo. Coordenou o Mestrado Profissional em Indústria Criativa, da Universidade FEEVALE, no período de 2013 a 2018, Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Operações e Administração da Produção, Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Administração Financeira e Gestão de Custos, Empreendedorismo, Gestão da Inovação e da Ecoinovação, Estratégia Organizacional, Teorias Organizacionais e Gestão de Pessoas. É parecerista da periódicos científicos nacionais e internacionais, de alto fator de impacto e estratos Qualis, além de eventos científicos de destaque em gestão, como todos da ANPAD, SEMEAD e ENGEMA/USP, ENEGEP, SINGEP, Congresso Brasileiro de Custos, entre outros. Membro titular do Comitê de Assessoramento da FAPERGS no período de 2019 a 2022 e titular e vice-coordenador no período de 2022 a 2024. Pesquisador com projetos aprovados junto a CNPQ e FAPERGS. Bolsista Produtividade CNPQ Nível 2, no período de 2018 a 2021.

Vanessa Valiati, Universidade Feevale

Vanessa Valiati é doutora em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS), mestre em Comunicação Social (PPGCOM/PUCRS), especialista em Economia da Cultura (PPGE/UFRGS) e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (PUCRS). Atua como professora e pesquisadora no Mestrado Profissional em Indústria Criativa e nos cursos de graduação em Jornalismo e Produção Audiovisual da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS), onde também atua como editora do periódico Brazilian Creative Industries Journal. É vice-líder do Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Informacão da UFRGS e do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Consumo e Cultura Digital (C3Dig) da Universidade Feevale. Atualmente pesquisa nas áreas relacionadas ao consumo digital, conteúdos criativos, streaming, indústrias criativas, plataformização da produção cultural e audiência.

Serje Schmidt, Universidade Feevale

Bolsista Produtividade PQ-2 CNPq. Possui mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio/Unisinos (2001), doutorado em Economía de L'empresa pela Universitat de Les Illes Balears, Espanha, (2006 - título reconhecido pela USP) e um segundo doutorado em Administração na Unisinos (2013). Atuou em empresas como Hewlett-Packard (Alemanha), Meta Informática e Stemac Grupos Geradores. Atualmente é Editor Assistente da revista Heliyon Business and Economics (Elsevier). Desenvolve atividades como docente e pesquisador dos Mestrados Acadêmico em Administração e Profissional em Indústria Criativa na Universidade Feevale, lecionando as disciplinas de Estratégias Colaborativas para Inovação, Métodos de Pesquisa em Administração, Inovação e Empreendedorismo e Gestão Estratégica. É coordenador do Mestrado Acadêmico em Administração na Feevale. Atua também como avaliador ad hoc de periódicos acadêmicos indexados nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, Relações Interorganizacionais, Inovação e Empreendedorismo.

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Publicado

2024-02-02

Como Citar

LISOT, Paula Winter; SCHREIBER, Dusan; VALIATI, Vanessa Amália Dalpizol; SCHMIDT, Serje. Estratégias colaborativas entre a indústria da moda e dos games. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 01–30, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17422024e0003. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/23540. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Variata