Sustentabilidade e estratégias inclusivas em marcas de moda de Curitiba/PR: desafios para o futuro
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x18462025291Palavras-chave:
design, sustentabilidade, moda inclusivaResumo
O presente artigo trata de uma tendência dentro da moda sustentável que é a criação e a produção de roupas inclusivas para os diversos tipos físicos e agênero no sentido de quebrar barreiras e tornar a moda acessível a todos. Com ele, objetiva-se mostrar como encontra-se esta situação e a sua viabilidade, tomando como base cinco marcas de moda sustentável, no ramo do vestuário, na cidade de Curitiba, Paraná. Isto foi possível através da utilização de parte de um estudo, referente ao assunto em debate, de uma pesquisa de doutorado, que está em andamento, sobre diretrizes para o futuro do trabalho de moda sustentável. No estudo, constam dados obtidos em entrevistas e na internet das marcas em questão e o resultado de um workshop para saber a visão de nove especialistas sobre o assunto. Através desses dados, afirma-se que o cerne da tendência possui pontos importantes da inclusão para a sustentabilidade, como a disponibilização de peças que vistam a pluralidade dos seres, com boa modelagem e que proporcionem a sensação de que não se está à margem da moda.
Downloads
Referências
ABIT. Perfil do setor. 2022. Disponível em: https://bit.ly/4e69zaR. Acesso em: 5 jun. 2024.
AQUINO, C. C. Roupas ergonômicas para uma moda inclusiva. 2014. 49 f. Monografia (Graduação em Tecnologia Têxtil) – Faculdade de Tecnologia de Americana, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Americana, 2014.
BATISTA, F. E. A. Mídia, moda e sociabilidades: relações de gênero e sexualidade, aspectos sociais e identitários na cultura brasileira a partir do século XXI. Curitiba: Editora BAGAI, 2020.
BERLIM, L. Moda e sustentabilidade: uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012. 259 p.
CASTANEDA-NAVARRETE, J.; HAUGE, J.; LÓPEZ-GÓMEZ, C. Covid-19’s impacts on global value chains, as seen in the apparel industry. Development Policy Review, v. 39, n. 6, p. 891-1041, 2021.
CESCO, B. K. et al. Roupas que se adequam às necessidades corporais. 2022. Disponível em: https://bit.ly/4bwFAY9. Acesso em: 26 maio 2024.
CNUDS. Declaração final da conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável (RIO +20). 2012. Disponível em: bit.ly/3Z9fbJs. Acesso em: 28 fev. 2023.
DEBOM, P. Moda: nascimento, conceito e história. Veredas da História, v. 11, n. 2, p. 7-25, 2018.
FASHION REVOLUTION BRASIL. Moda acessível: o caminho para a valorização do corpo individual. 2021. Disponível em: https://bit.ly/455nLN6. Acesso em: 30 maio 2024.
FERNANDES, L. Moda para todos os corpos. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3VdluMK. Acesso em: 26 maio 2024.
FLETCHER, K. Sustainable fashion and textiles: design journeys. 2. ed. New York: Routledge, 2014. 267 p.
GALAPAGOS. Esportes outdoor: 16 práticas para você experimentar. 2024. Disponível em: https://bit.ly/3X1bZRW. Acesso em: 29 maio 2024.
GWILT, A. Moda sustentável: um guia prático. Tradução: Márcia Longarço. São Paulo: Gustavo Gilli, 2014. 175 p.
IMPACTA NORDESTE. Viva Celina reúne sustentabilidade e moda sem gênero em seus produtos. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3KfJ1GD. Acesso em: 26 maio 2024.
KOZLOWSKY, A.; BARDECKI, M.; SEARCY, C. Environmental impacts in the fashion industry: A life cycle and stakeholder framework. Journal of Chemical Information and Modeling, n. 53, p. 1689–1699, 2012.
LINUS. Moda inclusiva: o que é e como fazer!. 2024. Disponível em: https://bit.ly/3WRoaRv. Acesso em: 24 maio 2024.
LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução: Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 254 p.
MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. Tradução: Astrid de Carvalho. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016. 366 p.
MODA. In: Michaelis On-line. São Paulo: Melhoramentos, 2022. Disponível em: http://bit.ly/3J2Ay9Z. Acesso em: 6 abr. 2022.
NUNES, V. G. A. et al. Princípios. In: SANTOS, A. (org.). Design para sustentabilidade: dimensão econômica. Curitiba: Insight, 2019. p. 57-85.
OLIVEIRA, A. H. P.; FLORES, E. Moda sem gênero: a criação de uma marca de moda sem gênero. Revista de Iniciação Científica, UNESC, Criciúma, v. 18, n. 2, p. 1-14, 2020.
PANTALEÃO, L. F.; PINHEIRO, O. J.; MENEZES, M. S. Teoria e prática, ética e estética no design de produtos: Questões de sustentabilidade como alternativa de subversão da atual cultura material do consumo. In: CIMODE, 3., 2016, Buenos Aires. Proceedings [...]. Buenos Aires: Universidade do Minho, Escola de Engenharia, 2016. p. 3294-3303.
PAPANEK, V. Arquitectura e design. ecologia e ética. Lisboa: Edicões 70, 1995. 284 p.
PERLIN, R. L.; KISTMANN, V. B. A percepção da moda sem gênero na visão do público. Estudos em Design, v. 26, n. 1, p. 5-28, 2018.
PONTUAL, M. Multimarcas Selfridges lança experiência inédita de compras unissex. 2015. Disponível em: ffw.com.br/noticias/comportamento/multimarcas-selfridges-lanca-experiencia-inedita-de-compras-unissex-357/. Acesso em: 1º set. 2016.
PORTINARI, D. B.; COUTINHO, F. R.; OLIVEIRA J. M. S. Moda agênero: uma proposta de moda que desconstrói as fronteiras de gênero? Dobras, v. 11, n. 23, p. 141-156, 2018.
REFOSCO, E. et al. O novo consumidor de moda e a sustentabilidade. In: COLÓQUIO DE MODA, 7., 2011, Maringá, 2011. Anais [...]. Maringá: Unicesumar, 2011. Disponível em: https://bit.ly/3e6Qlbd. Acesso em: 21 jun. 2016.
SANTOS, A. et al. Compreendendo o que podemos fazer. In: SAMPAIO, C. P. (org.) Design para a sustentabilidade: dimensão ambiental. Curitiba: Insight, 2018. p. 99-136.
SANTOS, A. S. et al. Conceitos e princípios. In: SANTOS, A. (org.). Design para sustentabilidade: dimensão social. Curitiba: Insight, 2019, p. 45-94.
SOU DE ALGODÃO. Moda agênero: 8 marcas nacionais para você conhecer. 2023. Disponível em: https://bit.ly/3yX36ii. Acesso em: 5 jun. 2024.
STEFANELLI, Bárbara. O futuro de gênero. TAB, n. 50. Disponível em: www.tab.uol.com.br/questao-de-genero/. Acesso em: 15 abr. 2025.
SVENDSEN, L. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. 224 p.
TODA FRIDA. Mesmo vestido, diferentes corpos. 2024. Disponível em: https://bit.ly/4aRyQTD. Acesso em: 26 maio 2024.
VEZZOLI, C. et al. Design sustainable clothing systems: The design for environmentally sustainable textile clothes and its product-service systems. Milão: Franco Angeli, 2022. 271 p.
WACHHOLZ, L. A.; PINHEIRO, E. Estratégias sustentáveis de moda: um estudo aplicado ao desenvolvimento de produtos de vestuário. Mix Sustentável, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 157-172, 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Janice Rodrigues, Aguinaldo dos Santos, Mônica Cristina Moura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.