Sostenibilidad y estrategias inclusivas en marcas de moda em Curitiba/PR: desafios para el futuro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x18462025291

Palabras clave:

diseño, sostenibilidad, moda inclusiva

Resumen

Este artículo aborda una tendencia dentro de la moda sustentable, que es la creación y producción de prendas inclusivas para diferentes tipos físicos y agender, con el fin de romper barreras y hacer que la moda sea accesible para todos. Con él, se pretende mapear las estrategias de moda inclusiva presentes en marcas del sector de confección en la ciudad de Curitiba/PR enfocadas em la sostenibilidad. Este enfoque es parte de uma investigación doctoral sobre lineamientos para el futuro del trabajo en moda sustentable. La metodologia incluye, además de la revisión bibliográfica, la recopilación de datos sobre las marcas em cuestión, obtenidos en entrevistas, en internet y en un taller destinado a captar la visión de expertos en el tema. Los análisis descriptivos y cualitativos confirman puntos importantes de la moda inclusiva para a sostenibilidad, como la disponibilidad de piezas que vistan la pluralidad de personas, con buen modelado y que brinden la sensación de que uno no está al margen de la moda.

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Biografía del autor/a

Janice Accioli Ramos Rodrigues, undefined

Advogada, possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (2003), em Moda pela Universidade da Amazônia (2010), Especialização em Direito Civil pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), Mestrado em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (2013) e, atualmente, é Doutoranda em Design pela UFPR.

Aguinaldo dos Santos, undefined

Técnico em Mecânica de Automóveis pelo SENAI/PR (1984), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Ambiente Construído pela Salford University (1999) e Pós-doutorado em Design Sustentável pelo Politecnico di Milano (2009). É Professor Titular do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná desde 2002 e coordenador do Núcleo de Design Sustentabilidade desde 2003. É bolsista produtividade nível 2 do CNPq onde coordenou o Comitê Assessor de Design de 2005 a 2007. O foco de suas pesquisas é o Design para a Sustentablidade, em temas como Sistemas Produto+Serviço, Economia Distribuída, Design para o Comportamento Sustentável e Design Biocêntrico. 

Mônica Cristina Moura, undefined

Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq - CADI. Estágio Pós-Doutoral (2016) pela Universidade do Minho/ Centro de Investigação em Tecnologia Têxtil, Guimarães, Portugal. Pós-Doutoramento (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes & Design. Doutorado (2003) e Mestrado (1994) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PPG Comunicação e Semiótica. Bacharelado em Educação Artística | Arte Educação e Licenciatura Ensino de Arte (1983) pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Desde 2010 atua como Professora Assistente Doutora na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Design. É Coordenadora do Laboratório de Pesquisa, Extensão e Ensino Design Contemporâneo (LabDesign) e Líder do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos, cultura (CNPq/UNESP).

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Publicado

2025-07-01

Cómo citar

RODRIGUES, Janice Accioli Ramos; SANTOS, Aguinaldo dos; MOURA, Mônica Cristina. Sostenibilidad y estrategias inclusivas en marcas de moda em Curitiba/PR: desafios para el futuro. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 18, n. 46, 2025. DOI: 10.5965/1982615x18462025291. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/26570. Acesso em: 1 sep. 2025.