O crescimento das marcas de moda para corpos trans e seus produtos inclusivos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x18452025e0008Palavras-chave:
inclusão, vestuário, identidades de gêneroResumo
Este artigo aborda o papel da moda inclusiva na promoção da diversidade, com foco específico nas necessidades das comunidades não binárias e pessoas trans. A pesquisa visa contextualizar as transformações globais na indústria da moda, destacando valores éticos, humanos e colaborativos. Assim, são apresentados exemplos práticos de marcas e empreendedores que contribuem para essa transformação, destacando a importância do diálogo e do envolvimento direto de diversas experiências no processo de criação. O artigo também enfatiza a necessidade contínua de conscientização sobre a invisibilidade da população transexual e destaca a moda e o design como agentes significativos na promoção da inclusão social. A abordagem metodológica adotada inclui a condução de uma revisão bibliográfica em diversas fontes. São referenciadas empresas como Transtore Binders e Trucss, que oferecem produtos como binders, cuecas, entre outros. As conclusões dessa pesquisa indicam que a moda inclusiva vai além de uma abordagem de mercado, desempenhando um papel essencial na promoção da diversidade e na aceitação de identidades de gênero diversas. Empreendedores LGBTQIAPN+ têm um impacto positivo na representação e identificação no setor comercial.
Downloads
Referências
AFFONSO, Frederico Pires. Transgeneridade na moda: o vestir em João Nery e Laerte Coutinho. 2012. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Especialização em Moda, Cultura de Moda e Arte, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.
ALONSO, Luiza Beth Nunes; FERNEDA, Edilson; SANTANA, Gislane Pereira. Inclusão digital e inclusão social: contribuições teóricas e metodológicas. Barbaroi, Santa Cruz do Sul, v. 32, p. 154-177, jun. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-65782010000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2024.
ALMADA, Juan Felipe. Método projetual para criação de soluções centradas no usuário, com foco no design inclusivo. 2020. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, 2020.
AMÂNCIO, Izzie Madalena Santos. Criança trans: Articulando identidade de gênero e percepções sobre raça na infância numa perspectiva das diferenças. 2022. 175 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Educação, Centro de Ciências e Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.
AXALON. Disponível em: https://pt.axolom.com/Blogs/tutoriais/como-usar-um-packer. Acesso em: 07 out. 2023.
BROGIN, Bruna. Gestão de Design para moda inclusiva: diretrizes de projeto para experiência do usuário com deficiência motora. 2015. 266 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Design, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
CARVALHAL, André. Moda com propósito: manifesto pela grande virada. 2. ed. São Paulo: Paralela, 2022.
CATRACA LIVRE. Disponível em: https://catracalivre.com.br/entretenimento/marca-lanca-binders-em-varios-tons-de-pele/.Acesso em 07 jul. 2023.
CHRISTO, Deborah Chagas. Estrutura e funcionamento do campo de produção de objetos do vestuário no Brasil. 1. ed. São Paulo: Estação das Cores e Letras, 2016. 172 p.
FABRI, H. J. P. Transgêneros na moda: design corporal e visibilidade “trans” na comunicação de moda. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 8, n. 17, p. 45–54, 2015. DOI: 10.26563/dobras.v8i17.9. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/9. Acesso em: 18 maio 2022.
GODART, Fréderic. Sociologia da moda. São Paulo: Senac São Paulo, 2010. 155 p.
GOMES, Jaqueline de Jesus. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. Guia técnico sobre pessoas transexuais, travestis e demais transgêneros, para formadores de opinião, p. 1-24, 2012.
GWILT, Alison. Moda sustentável - Um guia prático. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
JORNAL DO ESTADO DE MINAS. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/diversidade/2023/06/26/noticia-diversidade,1512548/calcinha-de-aquendar-pelo-sus-como-apoiar-a-iniciativa.shtml Acesso em : 07 out. 2023.
LARANJEIRA, Anita Poffo et al. Mulheres Trans, Moda para todas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 13., 2018, Joinville (SC). Anais [...]. Joinville: P&D, 2018. p. 1-14.
MACKENZIE, Mari. Ismos: para entender a moda. Tradução Chrsitiano Sensi. São Paulo: Globo, 2010.
MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. 2008. Rio de Janeiro: E-papers.
MOROTE, Julia Cotrim. “Trans-mídia”: uma análise da construção das identidades trans nas campanhas publicitárias brasileiras. 2020. 107 f. Monografia (Especialização) – Curso de Radialismo, Comunicação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.
PACHECO, Bruna et al. Moda inclusiva: percepção de mulheres obesas em relação ao corpo e ao vestuário. Revista Ártemis, Paraíba, v. 1, n. 1, p. 443-456, 2019.
PANTYS. Disponível em: https://www.pantys.com.br/pages/quem-somos-nos. Acesso em: 12 out. 2023.
POLLINI, Denise. Breve história da moda. São Paulo: Claridade, 2007. 96 p.
RIGOLON, M.; CARLOS, D. M.; OLIVEIRA, W. A.; SALIM, N. R. Health does not discuss trans bodies: Oral History of transsexuals and transvestites. Revista Brasileira de Enfermagem, 2020, 73(Suppl 6): e20190228. DOI: 10.1590/0034-7167-2019-0228.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: WVA, 2006. 176 p.
SILVA, Roberta Alves dos Santos. O GÊNERO NA VITRINE: Sentidos do consumo estético e a produção de subjetividades de mulheres trans. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
TERRA. Disponível em: https://www.terra.com.br/nos/mercado-para-pessoas-trans-ganha-forca-e-e-aposta-de-novas marcas,e98da506c90150d87985229a4ea4d0f5z0eafskb.html Acesso em: 05 jul. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabiana Maffezzolli de Melo, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.