O crescimento das marcas de moda para corpos trans e seus produtos inclusivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x18452025e0008

Palavras-chave:

inclusão, vestuário, identidades de gênero

Resumo

Este artigo aborda o papel da moda inclusiva na promoção da diversidade, com foco específico nas necessidades das comunidades não binárias e pessoas trans. A pesquisa visa contextualizar as transformações globais na indústria da moda, destacando valores éticos, humanos e colaborativos. Assim, são apresentados exemplos práticos de marcas e empreendedores que contribuem para essa transformação, destacando a importância do diálogo e do envolvimento direto de diversas experiências no processo de criação. O artigo também enfatiza a necessidade contínua de conscientização sobre a invisibilidade da população transexual e destaca a moda e o design como agentes significativos na promoção da inclusão social. A abordagem metodológica adotada inclui a condução de uma revisão bibliográfica em diversas fontes. São referenciadas empresas como Transtore Binders e Trucss, que oferecem produtos como binders, cuecas, entre outros. As conclusões dessa pesquisa indicam que a moda inclusiva vai além de uma abordagem de mercado, desempenhando um papel essencial na promoção da diversidade e na aceitação de identidades de gênero diversas. Empreendedores LGBTQIAPN+ têm um impacto positivo na representação e identificação no setor comercial.

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Biografia do Autor

Fabiana Maffezzolli de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Design, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando na linha de pesquisa em Gestão do Design, com foco em estudos do vestuário inclusivo. Participa  do Núcleo de Abordagem Sistêmica de Design (NASDesign), da mesma instituição. Bolsisata CAPES (2021-2023). Atuou como docente no Curso Superior em Design de Moda da Universidade Franciscana - UFN, ministrando as seguintes disciplinas: Desenho de Moda Digital, Moda, Cultura e Sociedade, Pesquisa de Tendências, Laboratório de Criação, Produção de Moda, Pesquisa e Criação de Figurino Cênico, Laboratório de Modelagem Digital, Design em Estamparia e Estudo da Cor. Possui Especialização em Design de Superfície, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2015) e Graduação em Design de Moda pela Universidade Católica de Pelotas (2012)

Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o NASDESIGN-Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design e Inovação Social, especificamente com informação e sustentabilidade em produto e processo. Participa dos programas de pós-graduaçao em Design UFSC. Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC. É lider do grupo de pesquisa em Abordagem Sistêmica do Design e pesquisador CNPq. Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso Sul em Tecnologia Ambiental no Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações ambientais com a utilização de VANTs.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

MELO, Fabiana Maffezzolli de; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de. O crescimento das marcas de moda para corpos trans e seus produtos inclusivos. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 18, n. 45, p. 01–29, 2025. DOI: 10.5965/1982615x18452025e0008. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/25305. Acesso em: 13 jun. 2025.

Edição

Seção

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