O discurso da sustentabilidade em sites de grifes brasileiras sob o olhar do design contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x16402023266

Palavras-chave:

design de moda, sustentabilidade, design contemporâneo

Resumo

O setor da moda, como se conhece, está presente desde a Revolução Industrial e se mantém vivo graças ao seu caráter criativo e glamouroso. As marcas de moda podem apoderar-se de determinados discursos para propagar suas criações. O objetivo deste artigo é compreender como duas marcas de moda brasileira se apropriam da mensagem da sustentabilidade, bem como a difundem. No trabalho utilizou-se uma abordagem qualitativa por meio de estudo de caso, em que foram selecionadas duas empresas do setor da moda brasileira e escolhidas duas coleções para análise. Ao final, percebeu-se que há uma diferença entre o que os estudos do Design para Sustentabilidade apontam e o que as empresas comunicam institucionalmente, sendo visível que há conhecimento e aplicação dos conceitos em certos níveis, mas as informações disponibilizadas mostram- se incompletas. Entende-se que, para a moda contemporânea, faz-se necessário que os discursos estejam alinhados às práticas.

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Biografia do Autor

Washington Pinto Rêgo Filho, Federal University of Paraná

Designer de moda, pesquisador de moda sustentável. Mestrando no PPG-Design da  Universidade federal do Paraná (UFPR). 

Marta Karina Leite, Federal University of Paraná

Professora do Magistério Superior nos cursos de Bacharelado em Design e Tecnologia em Design Gráfico na UTFPR - Campus Curitiba e Professora Colaboradora do PPGDesign da UFPR. Pós-Doutora (2017) em Design Ergonômico e Socioambiental, Mobiliário e Engenharias de Biossistemas.

Mônica Cristina Moura, São Paulo State University

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) com estudos de Pós-doutoramento em Design Contemporâneo (PUC/Rio), e estágio Pós Doutoral (UMINHO/Portugal). Docente e Pesquisadora na UNESP, FAAC, Bauru com atuação no Departamento de Design, no Programa de Pós-Graduação em Design, Líder do Grupo de Pesquisa e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa, Extensão e Ensino em Design Contemporâneo.

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Publicado

2023-07-01

Como Citar

RÊGO FILHO, Washington Pinto; LEITE, Marta Karina; MOURA, Mônica Cristina. O discurso da sustentabilidade em sites de grifes brasileiras sob o olhar do design contemporâneo. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 266–309, 2023. DOI: 10.5965/1982615x16402023266. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22521. Acesso em: 22 dez. 2024.

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