Luxo x Popular: análise de produtos da coleção Karl Lagerfeld for Riachuelo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x12242019165Palavras-chave:
cenário contemporâneo brasileiro, produtos de moda, Karl Lagerfeld for RiachueloResumo
Esse artigo apresenta uma breve contextualização do cenário contemporâneo brasileiro e suas particularidades que refletem nas estratégias de mercado, para atender o usuário que busca individualização por meio de produtos. Neste âmbito, é abordado as redes populares de fast- fashion que estabelecem parcerias com marcas de luxo, para facilitar o acesso das informações de alta moda, aos que não possuem condições de adquirir um produto desta categoria. Mais especificamente, o foco deste artigo é a parceria entre Karl Lagerfeld e a Riachuelo, que em 2016 lançou uma coleção de moda com elementos que remetem ao estilo pessoal do estilista e da marca Chanel. Deste modo, o objetivo é compreender os signos do criador e os possíveis significados gerados pelos indivíduos ao adquirirem os produtos. Para isso, foi utilizado a abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e a descritiva para sustentar a análise de três looks da coleção. Os parâmetros que guiaram as observações foram os níveis de complexidade objetivo/subjetiva de Bomfim (1997). Como resultado foi constatado signos pessoais referente ao criador e ao universo de luxo que os circunda.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos Objetos. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
BOMFIM, Gustavo Amarante. Fundamentos de uma Teoria Transdisciplinar do Design: morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p.27-41, dez. 1997.
BOMFIM, Gustavo A. Morfologia dos Objetos de Uso: uma contribuição para o desenvolvimento de uma teoria do design. Estudos em Design, Rio de Janeiro, p.9- 18, 1996.
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012
DALBOSCO, Charlene Silva. A imagem corporal como geradora de atitudes. 2015. 433 f. Tese (Doutorado) - Curso de Comunicação e Publicidade, Universitat Autònoma de Barcelona, Bellaterra, 2016.
DINIZ, Cláudio. O mercado do luxo no Brasil: tendência e oportunidades. São Paulo: Seoman, 2012.
FEARTHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós- Modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
Karl Lagerfeld for Riachuelo. Fashion for Ward. São Paulo, 26 de abril de 2016. Disponível em: <http://ffw.uol.com.br/desfiles/sao-paulo/verao-2017-rtw/karl-lagerfeld-for-riachuelo/1582893/> Acesso em: 22 set. 2017.
MESSIAS, Elizete Menezes. Stella McCartney e Roberto Cavalli para C&A: a construção do discurso da C&A em torno de uma moda global acessível. Revista Dobras: Revista Dobras, São Paulo, v. 9, n. 19, p.146-162, jun. 2016.
MOURA, Mônica. Design e Arte no Contemporâneo: sentidos, estética e poéticas. Jundiaí: Paco Editorial, 2015a. Disponível em formato digital.
_______________. Singularidade e Diversidade no Design Contemporâneo Brasileiro. Paris: Anais EAD Universidade de Sorbonne, 2015b.
PASSARELI, Silvio. O universo do luxo: marketing e estratégia para o mercado de bens e serviços de luxo. São Paulo: Manole, 2010.
Riachuelo amplia aposta em grifes de luxo. Sociedade Brasileira de Varejo de Luxo. São Paulo, 26 de junho de 2016. Disponível em <http://sbvc.com.br/riachuelo-grife-luxo/> Acesso em: 2 de out. 2017.
SANCHES, Maria Celeste de Fátima. A Educação Projetual no Design de Moda: diretrizes pedagógicas. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 1, n. 2, p.9-28, maio 2018.
SANCHES, Maria Celeste de F. Moda e Projeto: estratégias metodológicas em design. São Paulo: Estação da Letras e Cores, 2017.
YACCOUB, Hilaine. A chamada "nova classe média": cultura material, inclusão e distinção social. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 17, n. 36, p.197-231, dez. 2011. FapUNIFESP(SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832011000200009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ana Cláudia de Abreu, Marizilda dos Santos Menezes, Mônica Cristina de Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.