Luxury vs. Popular: analysis of Karl Lagerfeld for Riachuelo Collection’s

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x12242019165

Keywords:

brazilian contemporary scenario, fashion products, Karl Lagerfeld for Riachuelo

Abstract

The article presents a brief contextualization of the Brazilian contemporary scenario and its peculiarities that reflect the market strategies, to attend the user who seeks the individualization through the means of products. In this context, it is approached as fast-fashionnetworks that establish partnerships with luxury brands, to facilitate access to high fashion information, for those who can not have access to an item of this category. More specifically, the focus of this article is a partnership between Karl Lagerfeld and Riachuelo, who in 2016 launched a fashion collection with elements reminiscent of the stylist's personal style and the Chanel brand. The objective is to understand the signs of the creator and the possible meanings generated by the individuals when acquiring the products. For this, a qualitative approach was used, a bibliographical research and an analysis to support a three-look analysis of the collection. The parameters that were cranes were the objective / subjective wealth levels of Bomfim (1997). As a result, personal signs have been created in relation to the creator and the universe of luxury that surrounds them.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Cláudia de Abreu, São Paulo State University

Mestranda em Design pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- FAAC). Especialista em Moda: Produto e Comunicação pela UEL e Docência no Ensino Superior pelo Unicesumar. Graduada em Licenciatura Plena em Artes pelo Centro Universitário Filadélfia e em Moda pelo Unicesumar (2012). Foi professora temporária na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde lecionou as disciplinas de Fundamentos e Gestão do Design, Semiótica, História da Moda, Prototipia, Modelagem plana e malha, para o curso de Tecnologia em Design de Moda. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Linguagens do Espaço e da Forma, certificado pelo cnpq e Design de Moda: Teoria e Tecnologia.

Marizilda dos Santos Menezes, São Paulo State University

MARIZILDA DOS SANTOS MENEZES Possui Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1998); Mestrado em Tecnologia do Ambiente Construído pela Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo (1989); Especialização em Design - área de concentração em Environnement pela Ecole des Beaux Arts et Arts Appliqués de Nancy - França (1980-1982); graduação em Batîment - Ecole Des Beaux Arts Et Arts Appliqués de Nancy (1983); Complementação em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980); Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1975). Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Design da UNESP nos triênios 2004-2007 e 2010-2012. Atualmente é docente dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Design da UNESP e Editora da Revista Educação Gráfica (Bauru) (1414-3895). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens do Espaço e da Forma, certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Expressão Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: design, moda, expressão gráfica, desenho, metodologia projetual, cultura africana e afro-brasileira.

Mônica Cristina Moura, São Paulo State University

Estágio Pós-Doutoral (2016) pela Universidade do Minho/ Departamento de Engenharia Têxtil, Guimarães, Portugal. Pós-Doutoramento (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes & Design. Doutorado (2003) e Mestrado (1994) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PPG Comunicação e Semiótica. Bacharelado em Educação Artística Arte Educação (1983) pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Técnico em Design de Interiores (1979) pela ETE Carlos de Campos. Desde 2010 atua como Professora Assistente Doutora na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Design (professora responsável das disciplinas de Oficina Gráfica e Projeto I e III para os cursos de Design Gráfico e Design de Produto) onde participa de diversos conselhos e comissões e atua no Programa de Pós-Graduação em Design (como professora credenciada e orientadora de doutorado e mestrado - responsável pela disciplina Design Contemporâneo). É Coordenadora do Laboratório de Pesquisa, Extensão e Ensino Design Contemporâneo (LabDesign) e Líder do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos, cultura (CNPq/UNESP). Atuou como professora colaboradora do PPG Artes do Instituto de Artes da UNESP (2013/2014). Parecerista ad hoc de agências brasileiras de fomento à pesquisa. Membro fundador da SBDI (Sociedade Brasileira de Design da Informação), 2002 e da ABEPEM (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda), 2009 onde atuou na gestão, organização de eventos científicos e nas publicações. Foi colaboradora do Coletivo Brasil Design (2011/2014) e da ADG (Associação dos Designers Gráficos) na Comissão de Ensino e outras atividades (1996-2002). Membro de conselhos editoriais e parecerista de periódicos na área de Design e de Moda. Atua nos seguintes temas de interesse e pesquisa: Design Contemporâneo; Teoria e Crítica do Design; Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade Arte, Arquitetura, Design e Moda; Design, Corpo, Tecnologias, Metodologias e Processos; Design, Sustentabilidade e Inclusão na Contemporaneidade; Relações Arte/Artesanato/Design/Moda; Ensino e Pesquisa em Design. Foi professora, pesquisadora, coordenadora da área de Design, do Centro de Design e Moda, do Mestrado em Design e Diretora da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi (1991-2009). Atuou no mercado profissional nas áreas de Design de Interiores, de Mobiliário, Gráfico e de Moda (1979-1991).

References

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos Objetos. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BOMFIM, Gustavo Amarante. Fundamentos de uma Teoria Transdisciplinar do Design: morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p.27-41, dez. 1997.

BOMFIM, Gustavo A. Morfologia dos Objetos de Uso: uma contribuição para o desenvolvimento de uma teoria do design. Estudos em Design, Rio de Janeiro, p.9- 18, 1996.

CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012

DALBOSCO, Charlene Silva. A imagem corporal como geradora de atitudes. 2015. 433 f. Tese (Doutorado) - Curso de Comunicação e Publicidade, Universitat Autònoma de Barcelona, Bellaterra, 2016.

DINIZ, Cláudio. O mercado do luxo no Brasil: tendência e oportunidades. São Paulo: Seoman, 2012.

FEARTHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós- Modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

Karl Lagerfeld for Riachuelo. Fashion for Ward. São Paulo, 26 de abril de 2016. Disponível em: <http://ffw.uol.com.br/desfiles/sao-paulo/verao-2017-rtw/karl-lagerfeld-for-riachuelo/1582893/> Acesso em: 22 set. 2017.

MESSIAS, Elizete Menezes. Stella McCartney e Roberto Cavalli para C&A: a construção do discurso da C&A em torno de uma moda global acessível. Revista Dobras: Revista Dobras, São Paulo, v. 9, n. 19, p.146-162, jun. 2016.

MOURA, Mônica. Design e Arte no Contemporâneo: sentidos, estética e poéticas. Jundiaí: Paco Editorial, 2015a. Disponível em formato digital.

_______________. Singularidade e Diversidade no Design Contemporâneo Brasileiro. Paris: Anais EAD Universidade de Sorbonne, 2015b.

PASSARELI, Silvio. O universo do luxo: marketing e estratégia para o mercado de bens e serviços de luxo. São Paulo: Manole, 2010.

Riachuelo amplia aposta em grifes de luxo. Sociedade Brasileira de Varejo de Luxo. São Paulo, 26 de junho de 2016. Disponível em <http://sbvc.com.br/riachuelo-grife-luxo/> Acesso em: 2 de out. 2017.

SANCHES, Maria Celeste de Fátima. A Educação Projetual no Design de Moda: diretrizes pedagógicas. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 1, n. 2, p.9-28, maio 2018.

SANCHES, Maria Celeste de F. Moda e Projeto: estratégias metodológicas em design. São Paulo: Estação da Letras e Cores, 2017.

YACCOUB, Hilaine. A chamada "nova classe média": cultura material, inclusão e distinção social. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 17, n. 36, p.197-231, dez. 2011. FapUNIFESP(SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832011000200009.

Published

2019-03-31

How to Cite

ABREU, Ana Cláudia de; MENEZES, Marizilda dos Santos; MOURA, Mônica Cristina. Luxury vs. Popular: analysis of Karl Lagerfeld for Riachuelo Collection’s. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 12, n. 24, p. 165–182, 2019. DOI: 10.5965/1982615x12242019165. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13223. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Variata

Most read articles by the same author(s)