Luxo x Popular: análise de produtos da coleção Karl Lagerfeld for Riachuelo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x12242019165Palabras clave:
cenário contemporâneo brasileiro, produtos de moda, Karl Lagerfeld for RiachueloResumen
Esse artigo apresenta uma breve contextualização do cenário contemporâneo brasileiro e suas particularidades que refletem nas estratégias de mercado, para atender o usuário que busca individualização por meio de produtos. Neste âmbito, é abordado as redes populares de fast- fashion que estabelecem parcerias com marcas de luxo, para facilitar o acesso das informações de alta moda, aos que não possuem condições de adquirir um produto desta categoria. Mais especificamente, o foco deste artigo é a parceria entre Karl Lagerfeld e a Riachuelo, que em 2016 lançou uma coleção de moda com elementos que remetem ao estilo pessoal do estilista e da marca Chanel. Deste modo, o objetivo é compreender os signos do criador e os possíveis significados gerados pelos indivíduos ao adquirirem os produtos. Para isso, foi utilizado a abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e a descritiva para sustentar a análise de três looks da coleção. Os parâmetros que guiaram as observações foram os níveis de complexidade objetivo/subjetiva de Bomfim (1997). Como resultado foi constatado signos pessoais referente ao criador e ao universo de luxo que os circunda.
Descargas
Citas
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos Objetos. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
BOMFIM, Gustavo Amarante. Fundamentos de uma Teoria Transdisciplinar do Design: morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p.27-41, dez. 1997.
BOMFIM, Gustavo A. Morfologia dos Objetos de Uso: uma contribuição para o desenvolvimento de uma teoria do design. Estudos em Design, Rio de Janeiro, p.9- 18, 1996.
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012
DALBOSCO, Charlene Silva. A imagem corporal como geradora de atitudes. 2015. 433 f. Tese (Doutorado) - Curso de Comunicação e Publicidade, Universitat Autònoma de Barcelona, Bellaterra, 2016.
DINIZ, Cláudio. O mercado do luxo no Brasil: tendência e oportunidades. São Paulo: Seoman, 2012.
FEARTHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós- Modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
Karl Lagerfeld for Riachuelo. Fashion for Ward. São Paulo, 26 de abril de 2016. Disponível em: <http://ffw.uol.com.br/desfiles/sao-paulo/verao-2017-rtw/karl-lagerfeld-for-riachuelo/1582893/> Acesso em: 22 set. 2017.
MESSIAS, Elizete Menezes. Stella McCartney e Roberto Cavalli para C&A: a construção do discurso da C&A em torno de uma moda global acessível. Revista Dobras: Revista Dobras, São Paulo, v. 9, n. 19, p.146-162, jun. 2016.
MOURA, Mônica. Design e Arte no Contemporâneo: sentidos, estética e poéticas. Jundiaí: Paco Editorial, 2015a. Disponível em formato digital.
_______________. Singularidade e Diversidade no Design Contemporâneo Brasileiro. Paris: Anais EAD Universidade de Sorbonne, 2015b.
PASSARELI, Silvio. O universo do luxo: marketing e estratégia para o mercado de bens e serviços de luxo. São Paulo: Manole, 2010.
Riachuelo amplia aposta em grifes de luxo. Sociedade Brasileira de Varejo de Luxo. São Paulo, 26 de junho de 2016. Disponível em <http://sbvc.com.br/riachuelo-grife-luxo/> Acesso em: 2 de out. 2017.
SANCHES, Maria Celeste de Fátima. A Educação Projetual no Design de Moda: diretrizes pedagógicas. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 1, n. 2, p.9-28, maio 2018.
SANCHES, Maria Celeste de F. Moda e Projeto: estratégias metodológicas em design. São Paulo: Estação da Letras e Cores, 2017.
YACCOUB, Hilaine. A chamada "nova classe média": cultura material, inclusão e distinção social. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 17, n. 36, p.197-231, dez. 2011. FapUNIFESP(SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832011000200009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Ana Cláudia de Abreu, Marizilda dos Santos Menezes, Mônica Cristina de Moura
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al enviar un artículo para su publicación en ModaPalavra e-periodico, el (los) autor (es) aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista, sin pago;
- Los autores pueden utilizar los mismos resultados en otras publicaciones después de la primera publicación, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodical como medio de publicación original;
- Los autores pueden asumir contratos adicionales por separado solo después de la publicación inicial en ModaPalavra e-periodical, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodic como el medio de publicación original;
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), solo después del proceso editorial y la primera publicación, siempre que indiquen el ModaPalavra periódico electrónico como medio de publicación original;
- Para indicar ModaPalavra e-periodic como medio de publicación original, el autor debe seguir el texto modelo: "Este artículo fue publicado originalmente por ModaPalavra e-periodic, bajo la licencia CC BY NC, en su volumen [insertar volumen], número [ insertar número] en el año de [insertar año], y se puede acceder en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/ ";
- Las opiniones expresadas en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no reflejan necesariamente la opinión de la revista. La publicación de artículos, fotografías y dibujos fue previamente autorizada por los responsables o sus representantes para su publicación en ModaPalavra e-periodic.