Tamanho 48: uma análise crítica da modelagem de vestuário plus size e suas implicações na aceitação do corpo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x18452025e0015

Palavras-chave:

moda plus size, modelagem, inclusão

Resumo

Este artigo investiga a modelagem de vestuário plus size, com foco no tamanho 48, e analisa as diretrizes da ABNT aplicáveis a essa área, além das dificuldades enfrentadas por consumidores ao buscar roupas que atendam a suas necessidades físicas e estéticas. Com base em autores como Katz (2012) e Jimenez (2022), o estudo aborda conceitos de representatividade e aceitação corporal, destacando a importância de reconhecer a diversidade de corpos. A metodologia divide-se em duas etapas: a primeira compara tabelas de medidas do tamanho 48 de quatro fontes — manequins da marca Draft, WM Manequins e diretrizes da NBR 16933 para tipos corporais "colher" e "retangular" —, enquanto a segunda realiza uma análise de conteúdo de uma postagem da influenciadora Brenda Avelar no Instagram, que promove a aceitação do corpo e desafia padrões estéticos tradicionais, alinhada às teorias de empoderamento e inclusão de Ribeiro e Matos (2022). Os resultados indicam que, embora haja esforços para adequar as normas, as diretrizes da ABNT ainda precisam de melhorias para atender a um público diversificado, reforçando a importância de considerar as experiências de pessoas com corpos maiores. A pesquisa também revela que a inclusão de corpos gordos no mercado de moda não é apenas uma questão de representatividade, mas também uma oportunidade de mercado em expansão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel Scherrer, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Design (UEMG), mestre em Estudos Culturais Contemporâneos pela Universidade Fumec (2016), graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), Design de Moda pela Universidade Cesumar (2017) e Design de Interiores pela Universidade Cesumar (2019). Professora universitária desde 2008, lecionou no curso de Design de Moda na Escola de Design (UEMG) em 2022 e 2023, sendo professora substituta na UFMG em 2020 e 2021. Com experiência em arquitetura, focada na indústria de alimentação, e na moda, destaca-se em computação gráfica, modelagem digital, moulage, modelagem, costura e visual merchandising.

Eduardo Romeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), Mestre (1993) e Doutor (1997) em Engenharia de Produção pela Coppe, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor visitante no Design for Sustaintability Program, da Faculty of Industrial Design Engineering, Delft University of Technology, Holanda (2010). Professor Titular da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do quadro permanente do Doutorado em Design da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), do Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica e do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMG. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção e Design, com ênfase em Metodologia de Projeto do Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto do Produto, Design para Sustentabilidade, Ergonomia do Produto e Projeto Auxiliado por Computador. Autor dos livros CAD na Indústria: Implantação e Gerenciamento (Editora da UFRJ, 1997), Projeto do Produto (Campus/Elsevier, 2010, coordenador) e Sistemas Integrados de Manufatura (Atlas, 2015).

Heloisa Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorado na temática ferramentas para multiplicadores em Design de Moda pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP. Doutora em Engenharia de Materiais pela Rede Temática em Engenharia de Materiais - REDEMAT - UFOP / UEMG. Mestra em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Graduada em Desenho Industrial (1986) e Educação Artística, pela Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG. Atualmente exerce o cargo de diretora da Escola de Design da UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, professora e pesquisadora da Escola de Design/UEMG, onde leciona as disciplinas: Materiais e Processos, Pesquisa e Planejamento de Coleção, Desenvolvimento de Calçados. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Design - PPGD/UEMG e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Ouro Preto - REDEMAT/UFOP. É membro do Comitê de Avaliação do Instituto de Pesquisa em Design da Rede de Pesquisadores em Design da Universidade de Palermo/Argentina para o período de 2021-2025. É membro do Comitê Setorial Têxtil, órgão que pertence a ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil. As áreas de atuação e interesse são: Projeto de Produto e Moda, Indústria Calçadista, Têxtil e do Vestuário, Joias e Sustentabilidade.

Referências

ABNT NBR 16933:2021. (2021). Têxteis – Determinação da estabilidade dimensional de tecidos planos. Associação Brasileira de Normas Técnicas.

AGUIAR, Titta. Personal Stylist: guia para consultores de imagem / Titta Aguiar; ilustrações Irene Maia, Renato Raga. – 4a ed. Rev. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.

AIRES, Aliana Barbosa. De gorda a plus size: a moda do tamanho grande / Aliana Barbosa Aires. – Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2019.

ARRUDA, Agnes. O peso e a mídia: as faces da gordofobia. / Agnes Arruda. 1. ed. – São Paulo: Alameda, 2021.

AVELAR, Brenda. Vamos falar sobre "roupa para pessoas gordas"? Instagram, 17 abr. 2024. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C54WQBCOy3L/?img_index=1. Acesso em: 25 JUL. 2024.

BESERRA, Ana Carolina; Macedo, Amanda & Santos, Regina Célia. Marcelo M. Ergonomia no Vestuário feminino plus size: os valores subjetivos da modelagem. 17o Colóquio de Moda – 11 a 15 de outubro de 20117 – UNESP – Bauru – SP. Disponível em <http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202017/COM_ORAL/co_1/co_1_ERGONOMIA_NO_VESTUARIO.pdf> Acesso em 18 jun. 2022.

BETTI, Marcella Uceda. Beleza sem medidas? Corpo, gênero e consumo no mercado de moda plus-size. 2014. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

CARDOSO, Rafael. Design para um Mundo Complexo. Cosac Naify, São Paulo, Brasil, 2012.

CARVALHAL, André. Moda com propósito: manifesto pela grande virada. / André Carvalhal. — 1a-ed. — São Paulo: Paralela, 2016.

CARVALHO, P. T., & Manzano, L. C. G. (2020). Das (Im)possibilidades do Corpo: Uma Análise Discursiva da Moda sobre o Corpo Plus Size. Universidade de Franca/UNIFRAN. Doi: 10.5212/Uniletras.v.42.15396.2020

CONTE, Adriana Job Ferreira. Moda, uma metáfora – 1. Ed. – Curiiba: Appris, 2015.

COOPER, Charlotte. Fat activism: a radical social movement (Second Edition). Bristol: HammerOn Press, 2021.

DEL PRIORE, Mary. Corpo a corpo com a mulher: pequena história das transformações do corpo feminino no Brasil / Mary Del Priore. – São Paulo: Editora Senac, São Paulo, 2000. – (Série Ponto Futuro: 2).

DUARTE, Sonia & SAGGESE, Sylvia. Modelagem Industrial Brasileira. Rio de Janeiro: Guarda-Roupa Edito, 2009.

EMÍDIO, Lucimar de Fátima Bilmaia. MODThink: projetando a modelagem do vestuário / Lucimar de Fátima Bilmaia Emídio. – Barueri, SP: Estacao das Letras e Cores Editora, 2021.

FERRAZ, Danielle. Moda sob medida: guia prático de moda para a vida real / Daniella Ferraz, Penha Moraes – São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017.

FISCHER, Anette. Fundamentos de design de moda: construção de vestuário / Anette Fischer. Tradução Camila Bisol Brum Scherer. – Porto Alegre: bookman, 2010.

FLORÊNCIO, Letícia Oliveira; REIKDAL, Cleverton. A obesidade como consequência da publicidade de alimentos e a proteção da legislação brasileira ao público infantil. Revista Eletrônica da ESA/RO. Destemidos Pioneiros, v. 12, p. 1-19, 2019.

GAMA, Maria. A ideologia do consumo na moda: uma visão diacrónica. Comunicação e Sociedade, v. 24, p. 210-220, 2013.

GANEM, Gabriela. Qual seu tipo físico? 11 jun. 2016. Disponível em: https://gabrielaganem.com/2016/06/qual-seu-tipo-fisico/. Acesso em: 30 jul. 2024.

GARDIN, Carlos. O Corpo Mídia: Modos e Moda. In: Oliveira, Ana Claudia de; Castilho, Kátia. Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo / Ana Claudia de Oliveira, Kátia Castilho, organizadoras. – Barueri, SP: Estação das Letras e Cores Editora, 2008. p.75-83.

GAY, Roxane. Fome: uma autobiografia do (meu) corpo / Roxane Gay; tradução Alice Klesck. – 1.ed. – São Paulo: Globo, 2017.

GOLDENBERG, Mirian. O corpo como capital: estudos sobre gênero, sexualidade e moda na cultura brasileira. / Mirian Goldenberg. – Barueri, SP: Estação das Letras e Cores Editora, 2007.

GOLDENBERG, Mirian. Invisíveis ou inclassificáveis? Gênero, corpo e envelhecimento na cultura brasileira. In: Corpo, moda e ética: pistas para uma reflexão de valores / Cristiane Mesquita e Kathia Castilho (org.). São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012. P.61-78.

GOMES, Danila. Introdução ao design inclusivo / Danila Gomes, Manuela Quaresma. 1. Ed. – Curitiba, Appris, 2018.

GURGEL, Alexandra. Comece a se amar. Bestseller, 2021.

JIMENEZ, Malu. Lute como uma gorda / Malu Jimenez. – São Paulo: Jandaira, 2022.

KATZ, Helena. Para ser contemporâneo da biopolítica: corpo, moda trevas e luz. In: Mesquita, Cristiane; Castilho, Kathia. Corpo, moda e ética: pistas para uma reflexão de valores / orgs. Cristiane Mesquita e Kathia Castilho – São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2012. p.17-26.

LAZZARI, Emanuele T. & Siveira, Icléia. Moda Plus Size e Arte. 14o Colóquio de Moda – 30/08/2014 a 03/09/2014 UCS – Caxias do Sul – RS.

LOSCHEK, Ingrid. When clothes become fashion: Design and innovation systems. Berg, 2009.

LUPTON, Ellen. Extra Bold: um guia feminista, inclusivo, antirracista, não binário para designers. 1ª ed. Editora Olhares, 2023.

MATTOS, Rafael et al. Obesidade e bullying na infância e adolescência: o estigma da gordura. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 7, n. 2, p. 71-84, 2012.

MELO, Junia & SCHERRER, Rachel. O Corpo Idealizado – o Corpo Real. 4o Colóquio de Moda – 29 de setembro a 02 de outubro de 2008 – FEEVALE – Novo Hamburgo - RS.

MUNNIZ, Letticia. Tem que ter muita audácia pra criticar o corpo da @yasminbrunet!!! São Paulo, 14 de janeiro de 2024. Instagram, @letticiamunniz. Acesso em 15 jan. 2024.

NASCIMENTO, Christiane Moura; PRÓCHNO, Caio César Souza Camargo; SILVA, Luiz Carlos Avelino da. O corpo da mulher contemporânea em revista. Fractal: Revista de Psicologia, v. 24, p. 385-404, 2012.

PRICE, Jeanne & ZAMKOFF, Bernard. Grading techniques for fashion design. Second edition - New York: Fairchild publications, 1996.

QUEIROZ, Renato da Silva e OTTA, Emma. A beleza em foco: condicionantes culturais e psicobiológicos na definição de estética corporal. In: O Corpo do brasileiro: estudos de estética e beleza / Renato da Silva Queiroz organizador. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2000.

RIBEIRO, José Carlos & MATOS, Mariana. As performances de influenciadoras digitais de moda plus size na plataforma digital Instagram. Dobras, São Paulo, número 36, p.38-55, setembro – dezembro, 2022. https://dobras.emnuvens.com.br/dobras | e-ISSN 2358-0003

SALLES, Bruna. “A Disneylândia das gordas”: o Pop Plus e as feiras de moda plus size no Brasil. Dobras, São Paulo, número 33, p.38-55, setembro – dezembro, 2021. https://dobras.emnuvens.com.br/dobras | e-ISSN 2358-0003

STRINGS, Sabrina. Fearing the Black Body: The Racial Origins of Fat Phobia (English Edition). New York: New York University Press, 2019.

WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres / Naomi Wolf; tradução Waldéa Barcellos. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.

Publicado

03-10-2025

Como Citar

SCHERRER, Rachel Rios; ROMEIRO FILHO, Eduardo; SANTOS, Heloísa Nazaré dos. Tamanho 48: uma análise crítica da modelagem de vestuário plus size e suas implicações na aceitação do corpo. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 18, n. 45, p. 01–29, 2025. DOI: 10.5965/1982615x18452025e0015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/25989. Acesso em: 9 out. 2025.

Edição

Seção

Variata

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)