Creative entrepreneurship:

the guidelines of the fashion design sector in Lisbon from the perspective of creative producers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14332021084

Palavras-chave:

creative economy, design, Lisbon

Resumo

The study presented aims to raise questions about the perception of creative producers and their ability to participate and adapt to the emerging economy model, based on the development of creativity and authoral processes of product creation. To this end, it took into account the transformations observed over the past decade wich presented Lisbon as a city with potential to become an exponente in innovation and creative entrepreneurship. From documentary surveys of recent economic indexes and identification of initiatives, brands and copyright producers, some of the factors that favored the development of the sector were verified. The data that make up the research were based on interviews with entrepreneurial designers, whose speeches provided material for further analysis. The analysis of the perspective of the professionals participating in the research points to factors responsible for the processes that contributed to the restructuring of the economy.

Biografia do Autor

Maria Débora Fernandes Pontes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (2011). Mestrado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) com ênfase de pesquisa em Economia Criativa, Indústria Criativa de Moda, Metodologias do Design e do Design de Moda. Uso da informação no processo criativo em Design. Atualmente é doutoranda em Design pela Universidade Federal de Pernambuco. Áreas de interesse: Dinâmicas das Indústrias Criativas, Pesquisa e monitoramento de tendências, Gestão da informação na indústria, Criatividade e processos criativos em Design, Desenvolvimento da moda e dos costumes nas sociedades, História do Design e da Indumentária. Processos de comunicação em Design. Experiência profissional em desenvolvimento de produtos de moda e docência.

Maria Alice Vasconcelos Rocha, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Design de Moda - PhD in Fashion Design - University for the Creative Arts / University of Kent (2007); Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (1999); Especialista em Comunicação de Moda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992); Estilista de Moda em Confecção Industrial pelo Senai CETIQT-RJ (1992) e Arquiteta pela Universidade Federal de Pernambuco (1989). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Domésticas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde também atua como docente no Bacharelado em Economia Doméstica e no Bacharelado em Ciências do Consumo. É membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social da Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Desenho Industrial e Economia Doméstica, com ênfase em Design de Moda, Design Têxtil e Design de Vestuário, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento, consumo, desenvolvimento de produto, tecnologia, gestão e estratégia.

Hans da Nóbrega Waechter, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Desenho Industrial I Programação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), Mestrado em Comunicación Audiovisual - Universidad Autónoma de Barcelona (2000) e Doutorado em Comunicación Audio-visual - Universidad Autónoma de Barcelona (2004). Atualmente é membro do colegiado do PPG em Design da Universidade Federal de Pernambuco, líder do Grupo de Pesquisa Design e Gênero CNPq UFPE, vice-líder do Grupo de Pesquisa em Design da Informação CNPq UFPE, Professor Associado 4 da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área do Design, com ênfase em Design Gráfico, atuando principalmente nos seguintes ramos: design da informação, design editorial, design de moda, design e gênero, memória gráfica e linguagem gráfica.

Referências

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Publicado

2021-07-01