Estudo de caso: a contribuição da Arte para o desenvolvimento de um aluno com Paralisia Cerebral Hemiplégica

Autores

  • Sandra Margarete Abello Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sirlei Baptista Falck Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317812032016010

Palavras-chave:

Educação, Artes, Inclusão, Ensino, Arte-Educação,

Resumo

Esse estudo apresentar o resultado de um trabalho de observação desenvolvido com um aluno portador de Paralisia Hemiplégica, para esclarecer, os indivíduos portadores desse tipo de paralisia apresentam um lado do corpo paralisado e muito debilitado. Como ponto de partida para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada a criação artística do pintor Toulouse Lautrec (1864 - 1901), famoso artista francês, que apesar de ser portador da Síndrome de Maroteaux e Lamv, se tornou importante personagem do Impressionismo e da História da arte. Ele se destacou pela produção de cartazes publicitários para shows, realizados em cabarés franceses, e assim revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau.Como parte prática desse estudo de caso, o aluno foi incentivado, a partir da observação e análise da biografia e da produção artística de Lautrec, a produzir a releitura de algumas obras que mais lhe chamaram a atenção. Esse estudo de caso foi permeado pelo objetivo de demonstrar que a deficiência física não deve ser encarada como impeditivo para o desenvolvimento das aptidões artísticas, como também cabe ao professor propiciar momentos e meios de que o aluno com deficiência possa, através da disciplina de Arte, desenvolver a sua criatividade, seu senso crítico e estético. Palavras-chaves: Toulouse Lautrec, educando, Paralisia Hemiplégica, Arte.

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Publicado

01-12-2016

Como Citar

ABELLO, Sandra Margarete; BAPTISTA FALCK, Sirlei. Estudo de caso: a contribuição da Arte para o desenvolvimento de um aluno com Paralisia Cerebral Hemiplégica. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 10–32, 2016. DOI: 10.5965/1984317812032016010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7861. Acesso em: 28 mar. 2024.