A inclusão de artistas mulheres no ensino de arte surrealista

Autores

  • Doacir Domingos Filho Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) - PPGE
  • Margarida Gandara Rauen Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) - PPGE

Palavras-chave:

Androcentrismo, Ensino de arte, Gênero,

Resumo

Após uma análise comparativa de dois dos livros de arte do Programa Nacional do Livro Didático 2015 (PNLD), constatamos que os conteúdos de ambos refletem o androcentrismo. Trata-se de Arte em Interação (BOZANO, FRENDA, GUSMÃO, 2013) e Por toda Parte (FERRARI, LIBÂNEO, JARDO & FERRARI, 2013). Com o aporte crítico de Michael Archer (2012) e Michelle Perrot (2007), este artigo apresenta uma prática pedagógica para a disciplina de arte no ensino médio, de modo a evitar o problema da invisibilidade de artistas mulheres, que é uma consequência do androcentrismo na história da arte e em livros de arte. Optamos por delimitar a proposta por meio da temática do surrealismo, cujos conteúdos, nesses livros, se restringem à arte produzida por homens, embora pelo menos doze mulheres tenham produzido obras surrealistas relevantes no século XX.  A prática enfatiza a apropriação como um procedimento de composição e ressignificação, vindo ao encontro da proposta triangular (BARBOSA, CUNHA, 2010) que segue embasando as diretrizes curriculares de arte no estado do Paraná. Para além do recorte surrealista, professores(as) de arte insatisfeitos com o androcentrismo nos livros didáticos poderão adaptar o nosso modelo para promover a intervenção pertinente a outros aspectos do currículo de arte.

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Biografia do Autor

Doacir Domingos Filho, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) - PPGE

Mestre em Educação, na linha de pesquisa “Educação, Cultura e Diversidade”, PPGE-UNICENTRO, Guarapuava, Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa em Artes da UNICENTRO. Licenciado em Arte-Educação pela UNICENTRO. Pós-graduado Lato Sensu em Educação Especial, 2009, Faculdades Integradas do Vale do Ivaí – Ivaiporã – Paraná. E-mail: dominifilho@hotmail.com

Margarida Gandara Rauen, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) - PPGE

Ph. D. em Teatro, Michigan State University, E.U.A. Aposentou-se como professora Associada do Departamento de Arte da UNICENTRO e permanece docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). Orientadora na linha de pesquisa “Educação, Cultura e Diversidade”. Líder do Grupo de Pesquisa em Artes da UNICENTRO. E-mail: margierauen.br@gmail.com

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Publicado

01-10-2018

Como Citar

FILHO, Doacir Domingos; RAUEN, Margarida Gandara. A inclusão de artistas mulheres no ensino de arte surrealista. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 4, p. 221–247, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/12866. Acesso em: 18 abr. 2024.