Filme-vida: dispositivo para pensar integração e alternância
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812032016255Palavras-chave:
Educação, Artes, Inclusão, EnsinoResumo
O presente texto contempla o relato de experiência docente como professora de Arte no Curso Técnico em Vestuário na modalidade Integrado – PROEJA-CERTIFIC. O Curso é oferecido no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Jaraguá do Sul, aliando a formação profissional em vestuário ao ensino básico de nível médio; possibilitando a Certificação de Saberes Profissionais pelo processo CERTIFIC e o Reconhecimento de Saberes Escolares. O relato objetiva apresentar e discutir a experiência a ação docente em Arte no Componente Curricular de Linguagens e suas tecnologias, em parceria com outros 3 professores (Língua Portuguesa, Espanhol e Inglês), com a constituição de dispositivos para “corporificar” o tempo social (horas complementares e alternância), aliando pesquisa e extensão como forma de integrar conhecimentos profissional e ensino básico de nível médio, no campo das linguagens. O dispositivo aqui tratado foi um filme-vida, o qual foi planejado, executado e apresentado (14° Didascálico - Mostra de Arte e Cultura – IFSC; realizado de 21 a 25/09/2015 nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Florianópolis). Como considerações finais pensa-se a pesquisa e extensão em Linguagens, pelo viés do dispositivo do filme, uma forma viável de pensar o tempo social em cursos de PROEJA-CERTIFIC.Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo. Revista Outra Travessia n. 5,Ilha de Santa Catarina - 2° semestre de 2005 (https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/12576/11743)
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação n.19, 2002 (http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf)
BRASIL. Ministério da Educação. Documento Base - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília: SETEC, 2006a. BRASIL. Decreto n. 5.840, de 13 de Julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA - e dá outras providências. Brasília, DF, 2006b.
BRASIL. Ministério da Educação. Site de explicações sobre o CERTIFIC. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/setec-secretaria-de-educacao-profissional-e-tecnologica/programas?id=15266. Brasília, DF, 2010.
CISNERO, Leandro Marcelo. Ensino de Filosofia para uma Educação do Campo: uma experiência em assentamentos do MST no Interior de Santa Catarina. In: BROEMER, Leyli A. P..Et alii (org.) Escola e Vida – uma experiência pedagógica de estudo por complexos em assentamentos do MST no Estado de Santa Catarina. Florianópolis:Insular, 2013.
COAN, Marival. Formação profissional e politécnica. Florianópolis:IFSC, 2014.
FACHINELLO, Sandra A. R. Alternância? Não... Integração e contágio! Revista Linkscience Place, 2015. (ISSN:2358-8411/DOI: 10.17115)
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.) Ensino Médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva – um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo:Cortez, 2010.
IFSC. Plano de Curso. Projeto pedagógico do curso técnico de nível médio em Vestuário na modalidade EJA, Campus Jaraguá do Sul. IF-SC, 2011.
IFSC. Planejamento de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://pdi.ifsc.edu.br/files/2014/06/capitulo_2_final.pdf, 2014. Acesso em 15 out. 2015.
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. SP: Zahar, 2007.
SILVA, Adriano Larentes. Currículo integrado. Florianópolis : IFSC, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.