Ensino das artes: formação, práticas e memórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317818220221

Palavras-chave:

Artes, Formação, Práticas, Ensino

Resumo

O nosso intuito é o de que os trabalhos aqui publicados gerem discussões em torno dos temas emergentes mas, também, dos temas que retomam olhares sobre assuntos já amplamente discutidos. Da história do Ensino das Artes no Brasil, do compartilhamento de metodologias que se pretendem inovadoras, passando por diferentes espaços de aprendizagem, o que se pretende é dar a ver uma gama ampla de perspectivas e reflexões sobre elas, no sentido de avançar com a revisão de temas, conteúdos e práticas pluriversais que alimentam a trajetória inconclusa da docência, como apresentado nas pesquisas aqui postas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Santos, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora Assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia (CSC/Porto Seguro). Mestra em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, na Linha de Pesquisa Ensino das Artes Visuais. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão - CNPq/UDESC. Atua no Projeto de Pesquisa Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRARG). 

Gessé Araújo, Federal University of Southern Bahia

É professor adjunto-A da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, atuando no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas - BA (IHAC-CPF); está coordenador do Colegiado da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas tecnologias. Possui doutorado e mestrado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC-UFBA) e graduação em Licenciatura em Teatro pela UFBA.

Tássio Ferreira, Federal University of Southern Bahia

Professor Assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Jorge Amado, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) / Centro de Formação em Artes (CFA). Coordenador da Pós-Graduação lato-sensu em Pedagogia das Artes: linguagens artísticas e ação cultural (Centro de Formação em Artes/UFSB), Vice Coordenador do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias (Campus Jorge Amado/UFSB), Doutor e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA), Pós-Graduado em Arte na Educação pela Faculdade Afonso Cláudio (FAAC), Licenciado em Teatro pela Universidade Federal da Bahia.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 66 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e terra, 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

SILVA, C. S.; ARAÚJO, G. A. .; FERREIRA, T. . Ensino das artes: formação, práticas e memórias. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 001-006, 2022. DOI: 10.5965/1984317818220221. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/23112. Acesso em: 5 fev. 2023.