Sentidos de uma ação social de inclusão
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178182023251Palavras-chave:
ação social, semiótica, inclusãoResumo
Neste artigo pretendemos discutir os novos desenvolvimentos da semiótica ora chamada discursiva, ora pós-greimasiana, ora sociossemiótica, ora landowskiana, para apresentá-los em um contexto específico. Como estas propostas atualizadas da semiótica podem ser visualizadas no estudo de quaisquer interações, no presente texto referimo-nos a uma situação na qual, coletivamente, desenvolveu-se uma ação com finalidades inclusivas. Como se trata de uma proposição para o estudo da construção dos sentidos em ato, partimos de um fato corriqueiro, a coleta de lacres de alumínio de latas de bebidas, com o objetivo de contribuir para uma proposta que visa a inclusão de pessoas com deficiência. A experiência permite afirmar que as condições de coleta apresentam modos de relacionamento com as coisas do mundo, conforme o modelo postulado por Landowski, sendo seus resultados exemplares para relacionar a outros modos de interação e de geração de sentidos e ainda nos possibilita refletir sobre a extensão de um ato banal, bem como das demais atitudes cotidianas da vida.
Downloads
Referências
BRADLEY, Fiona. Surrealismo. São Paulo: Cosac Naify, 1999.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto/ EDUSP, 2014.
LANDOWSKI, Eric. Diálogo sobre sociossemiótica. In: Fórum de atualização em pesquisas semióticas da USP. Disponível em: http://semiotica.fflch.usp.br/node/336 Acesso em: 24 abr. 2020.
LANDOWSKI, Eric. Com Greimas. Interações semióticas. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2017.
LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2014.
SCÓZ, Murilo. Apostila de Semiótica. Florianópolis: UDESC, 2009.
SHAPE+COLOR. Felix Gonzales-Torres: portrait of Ross. Disponível em: https://shapeandcolour.wordpress.com/2010/06/23/felix-gonzalez-torres-portrait-of ross/ Acesso em: 16 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luzinete Carpin Niedzieluk, Janaí de Abreu Pereira, Sandra Regina Ramalho e Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.