Sentidos de uma ação social de inclusão

Autores/as

  • Luzinete Carpin Niedzieluk Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml
  • Janaí de Abreu Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml
  • Sandra Regina Ramalho e Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182023251

Palabras clave:

ação social, semiótica, inclusão

Resumen

Neste artigo pretendemos discutir os novos desenvolvimentos da semiótica ora chamada discursiva, ora pós-greimasiana, ora sociossemiótica, ora landowskiana, para apresentá-los em um contexto específico. Como estas propostas atualizadas da semiótica podem ser visualizadas no estudo de quaisquer interações, no presente texto referimo-nos a uma situação na qual, coletivamente, desenvolveu-se uma ação com finalidades inclusivas. Como se trata de uma proposição para o estudo da construção dos sentidos em ato, partimos de um fato corriqueiro, a coleta de lacres de alumínio de latas de bebidas, com o objetivo de contribuir para uma proposta que visa a inclusão de pessoas com deficiência. A experiência permite afirmar que as condições de coleta apresentam modos de relacionamento com as coisas do mundo, conforme o modelo postulado por Landowski, sendo seus resultados exemplares para relacionar a outros modos de interação e de geração de sentidos e ainda nos possibilita refletir sobre a extensão de um ato banal, bem como das demais atitudes cotidianas da vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luzinete Carpin Niedzieluk, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora efetiva da Faculdade Municipal de Palhoça. Pós-doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/CEART/UDESC). Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFSC). Membro do grupo de pesquisa CNPq Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares – (NEST/UDESC). Mestre em Linguística Textual pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFSC). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina e em Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Pedagogia pelo Claretiano.

Janaí de Abreu Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora e doutora em Artes Visuais - área de concentração Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2018); Mestre em Artes Visuais - área de concentração: Artes Visuais - UDESC (2013); especialização em Psicopedagogia, pela Faculdade Decisão (2007) graduação em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em artes plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008) e graduação em Bacharelado em Artes Plásticas, com habilitação em pintura e gravura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Docente efetiva de artes visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC) do campus Palhoça Bilíngue (Libras/Português), atuando principalmente nas áreas: ensino de arte, educação inclusiva, educação na diversidade e na cidadania, relações étnico-raciais, educação de surdos, leitura de imagens e semiótica discursiva. Membro do NEST (Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares) da UDESC.

Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora e Pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina, é Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade de São Paulo e fez pós-doutoramento na França (2002). É autora dos livros Imagem também se lê, Moda também é texto, Sentidos à mesa e Diante de uma imagem; organizou, em coautoria, vinte outros títulos de livros. Foi Presidente da ANPAP (gestão 2007-2008); Diretora Geral do Centro de Artes da UDESC (1998-2001), Coordenadora do PPGAV da UDESC (2009–2011). Presidiu bancas de doutoramento na Université Paris VII (2011) e Universidad de Barcelona (2013). Foi agraciada com as Medalhas do Mérito Universitário João David Ferreira Lima pela Câmara de Vereadores de Florianópolis e com a do Mérito Funcional Alice Petrelli pelo Governo de Santa Catarina. Em 2020 foi Professora Visitante na Universitat de Girona, Espanha.

Citas

BRADLEY, Fiona. Surrealismo. São Paulo: Cosac Naify, 1999.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto/ EDUSP, 2014.

LANDOWSKI, Eric. Diálogo sobre sociossemiótica. In: Fórum de atualização em pesquisas semióticas da USP. Disponível em: http://semiotica.fflch.usp.br/node/336 Acesso em: 24 abr. 2020.

LANDOWSKI, Eric. Com Greimas. Interações semióticas. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2017.

LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2014.

SCÓZ, Murilo. Apostila de Semiótica. Florianópolis: UDESC, 2009.

SHAPE+COLOR. Felix Gonzales-Torres: portrait of Ross. Disponível em: https://shapeandcolour.wordpress.com/2010/06/23/felix-gonzalez-torres-portrait-of ross/ Acesso em: 16 jan. 2022.

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

NIEDZIELUK, Luzinete Carpin; PEREIRA, Janaí de Abreu; OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho e. Sentidos de uma ação social de inclusão. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 051–071, 2023. DOI: 10.5965/19843178182023251. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/22910. Acesso em: 23 nov. 2024.