Um convite para atravessar pontes:

narrativas autobiográficas de professores inclusivos em formação

Autores

  • Vivian Alvarenga Pereira UFMG
  • Bernardo de Pinho Tavares Dornela UFMG
  • LUIZA COUTINHO MARTINS Centro Pedagógico/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782112025e0074%20%20

Palavras-chave:

TEA, formação de professores, Formação Docente – Prática Pedagógica - Saberes Docentes – Educação Básica - PIBID

Resumo

A formação de licenciandos durante a graduação pode expandir conceitos e conhecimentos sobre a atuação docente, sobretudo de maneira prática no dia a dia. Na sua atuação profissional, muitos docentes mencionam que não foram devidamente preparados, durante sua graduação, para atuar de forma inclusiva com seus estudantes público-alvo da educação especial (PAEE). O presente trabalho pretende expor a experiência de dois graduandos no contexto de um programa de Formação Inicial de Professores, que estão em contato, principalmente, com o universo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em um colégio de aplicação. Propõe-se evidenciar, através de narrativas autobiográficas, a investigação da reflexão de uma formação inicial na perspectiva da Educação Inclusiva como aspecto expressivo no contexto de formação e cotidiano da escola, considerando um panorama de aumento de diagnósticos e matrículas de estudantes PAEE, em classes comuns da educação básica. Nesta investigação, destacamos (i) a presença de não saberes e não fazeres na atuação e na formação de professores; (ii) a necessidade de disposição de todos os atores do processo para construir e cruzar pontes entre expectativas e realidades; (iii) a necessidade de acolher professores em formação e iniciação docente, estabelecendo um início seguro e supervisionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Alvarenga Pereira, UFMG

Graduada em Artes Visuais - Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Interessada em pesquisa sobre Educação, Artes Inclusão e Acessibilidade, Decolonização e Cerâmica. No Trabalho de Conclusão de Curso defendeu a pesquisa com o título: "Arte Educação e Inclusão". Atuou como monitora voluntária no Projeto de Ensino - "Intervenção pedagógica junto à adolescentes com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento" - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Psicanálise e Educação (NIPSE), na Escola Municipal Agenor Alves de Carvalho. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade. Atuou como bolsista no Programa Imersão Docente do Centro Pedagógico da UFMG - Projeto Educação Especial (PID EE), como monitora acompanhante de um estudante diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista.

Bernardo de Pinho Tavares Dornela, UFMG

Graduado em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Interessado em pesquisa na Geografia Urbana, Ensino em Geografia, Educação, Educação Especial e Cartografia Histórica. Atuou como monitor voluntário no Projeto de Ensino "Programa de Bolsas de Iniciação à Docência" (PIBID), atuando na Escola Estadual Professor Affonso Neves, com publicação em periódico ligada à participação no programa. Atuou como bolsista no Projeto de Extensão "Programa de Educação Ambiental e Patrimonial do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG" (PEAP - MHNJB/UFMG), realizando mediação de exposições do acervo no museu. Concomitantemente, ligado ao núcleo de Cartografia Histórica (Centro de Referência em Cartografia Histórica da UFMG), realizou pesquisa, com trabalhos apresentados, e produção de material audiovisual no âmbito da extensão. Atuação como bolsista do Programa Imersão Docente do Centro Pedagógico da UFMG - Projeto Educação Especial (PID EE - CP/UFMG), sendo monitor e acompanhando um estudante que se encontra no Transtorno do Espectro Autista. Atuou como estagiário na equipe de monitoramento social que acompanhou a obra pública da nova maternidade do Hospital Odilon Behrens, fazendo parte do Núcleo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Consominas Engenharia LTDA, com ações voltadas principalmente ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental e patrimonial com a comunidade da região. Tem realizado pesquisa e aplicação de práticas pedagógicas em Geografia para o ensino básico regular. Atuou como bolsista do Programa Imersão Docente do Centro Pedagógico da UFMG - Projeto Ensino e Pesquisa, exercendo a docência através dos Grupos de Trabalho Diferenciado (GTD) com estudantes do 2 Ciclo de Formação Humana (4 ao 6 ano do Ensino Fundamental), numa perspectiva de trabalho com a iniciação científica no ensino básico.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena M. B. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 14, p. 79-95, set. 2003.

ARAUJO, Patrícia Cardoso Macedo do Amaral. Considerações sobre a formação docente na perspectiva da inclusão escolar. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 099–119, 2017. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9862>. Acesso em: 6 out. 2023.

ARRUDA, Edna Regina da Silva Aguiar. Inclusão em Educação e Formação de Professores: caminhadas e labirintos no (re)inventar das práticas pedagógicas. 2022. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.

BRASIL. Portaria Nº 959, de 27 de setembro de 2013. Estabelece as diretrizes e normas gerais para o funcionamento dos Colégios de Aplicação vinculados às Universidades Federais. Ministério da Educação. Diário Oficial da União, Brasília, 30 setembro 2013.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, 2023.

BRUNO, M. M. G. Educação inclusiva: componente da formação de educadores. Benjamin Constant, n. 38, 2007.

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [online], n.19, pp.20-28, 2002.

BUENO, J.G.S. A educação especial nas universidades brasileiras. Brasília: MEC, 2002.

CALDEIRA, M.C.S. Currículo de formação docente inicial e inclusão de estudantes PAEE: uma análise do Projeto Imersão Docente. Educação, n. 46(1), pp.1-27, 2021

FREIRE, J. M. de S.; NOGUEIRA, G. S. . Considerações sobre prevalência do autismo no Brasil: uma reflexão sobre inclusão e políticas públicas. Revista Foco, [S. l.], v. 16, n. 3, p. e1225, 2023.

GOMES DE OLIVEIRA, Francisco Nilton; BRANCHER, Vantoir Roberto; LIMA DA SILVA, Suzel; BERTOLDO PIOVESAN, Josiane. A formação do professor na sala de aula: atitude frente à pessoa com deficiência. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 230–250, 2019. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13371>. Acesso em: 6

out. 2023.

KASSAR, M. de C. M. Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista, Curitiba, v. 2, n. 41, p. 61-79, jul./set. 2011.

MAENNER, J. M.; WARREN, Z.; WILLIAMS, A. R. et al. Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2020. MMWR Surveill Summaries, Atlanta, GA. v. 72, n. 2, p. 1-14, mar. 2023.

MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de trans-formação. In NÓVOA,. António (org.). Vidas de Professores. Portugal: Porto Editora, 2° ed., 1995.

PASSEGGI, M.; NASCIMENTO, G.; OLIVEIRA, R. As narrativas autobiográficas como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educação. Revista Lusófona de Educação, n. 33, p. 111-125, 2016.

PLETSCH, Márcia Denise. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisa. Educar, Curitiba, n.33, p.143-156, 2009.

PORTOCARRERO, V. Instituição Escolar e Normalização em Foucault e Canguilhem. Educação & Realidade, [S. l.], v. 29, n. 1, 2004.

SCHMID, Carlo et al. Inclusão Escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 18(1), 222-235. São Paulo, SP, jan.-abr.2016.

TAVARES, Lídia M. F. L.; SANTOS, Larissa M. M. dos; FREITAS, Maria N. C. A Educação Inclusiva: um estudo sobre a formação docente. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 22, n. 4, p. 527-542, out.-dez. 2016.

ZERBATO, A. P. Desenho universal para aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. 298 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

ALVARENGA PEREIRA, Vivian; DE PINHO TAVARES DORNELA, Bernardo; COUTINHO MARTINS, LUIZA. Um convite para atravessar pontes:: narrativas autobiográficas de professores inclusivos em formação. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. e0074, 2025. DOI: 10.5965/198431782112025e0074 . Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/24688. Acesso em: 18 jul. 2025.