Terreiro do brincar, terreiro de ancestrar: experiências no curso de licenciatura em Teatro da Urca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0302

Palavras-chave:

educação decolonial, formação docente, teatro

Resumo

Propomos retomar as experiências de ensino-aprendizagem realizadas no âmbito de um componente curricular do Curso de Licenciatura em Teatro da URCA. Tomando como faróis de orientação epistemológica as reflexões que Luiz Rufino (2019) e Luiz Antonio Simas (2019) vêm animando no campo da Educação decolonial nos últimos anos, chegamos a duas diferentes proposições pedagógicas: numa delas, brincadeiras de rua foram adotadas como ferramenta educativa para trabalhar as relações entre infâncias e cidade; na outra, o contato com um mestre do saber popular se desdobrou em práticas artístico-pedagógicas de Teatro. São essas proposições que apresentamos e discutimos nesta ocasião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Macedo Barbosa de Brito, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Profa. Adjunta I do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Ana Beatriz Gonçalves Santos, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Teatro pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Paloma Pincó de Oliveira, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

RUFINO, Luís; SIMAS, Luiz Antonio. Encantamento: sobre política de vida. Rio de Janeiro: Mórula editorial, 2020.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas: Exu como educação. Revista Exitus, Santarém, v.9, n. 4, p.262-289, out./dez. 2019.

SILVA, Simone; COSTA, Thales. A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Revista MultiAtual, Formiga, v.1, n. 4, p.82-95, 2020.

SIMAS, Luiz Antonio. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Teatro. Crato, 2018. Documento interno.

Publicado

18-12-2025

Como Citar

BRITO, Nayara Macedo Barbosa de; SANTOS, Ana Beatriz Gonçalves; OLIVEIRA, Paloma Pincó de. Terreiro do brincar, terreiro de ancestrar: experiências no curso de licenciatura em Teatro da Urca. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–15, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0302. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27906. Acesso em: 19 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.