Formação docente: pedagogos e arte no ensino superior

Autores

  • Maria Regina Peres Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781722021083

Palavras-chave:

Pedagogia, Arte, formação de professores

Resumo

O curso de Pedagogia é permeado por desafios que apresentam consequências na prática profissional. Estes estão relacionados à formação do pedagogo e sua relação com a arte. Abordamos esses desafios tendo como referenciais documentos oficiais e estudiosos como: Ferraz e Fusari (2010), Fontoura (2019), Gatti (2010), Pimenta e Lima (2012). Temos o objetivo de abordar a importância educacional da arte, contextualizar a formação do pedagogo para o ensino de arte, relatar e analisar experiências vivenciadas em arte, apresentar e analisar a experiência anterior e atual dos estudantes com a arte e suas expectativas. Participaram da pesquisa quatorze alunos do curso de Pedagogia de uma instituição superior de ensino. Os resultados mostraram que os participantes desconheciam as contribuições das linguagens da arte para o processo educacional. As contribuições indicam para a importância: da valorização da arte nos cursos de Pedagogia; do desenvolvimento de projetos institucionais que contemplem experiências e atividades educativas e culturais; da participação em cursos de formação continuada em arte; do registro das experiências com o ensino de arte; da promoção de experiências inclusivas em arte que extrapolem o ambiente acadêmico, envolvendo tanto a família como a comunidade por meio da construção de projetos de extensão.

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Biografia do Autor

Maria Regina Peres, Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas

Mestrado em Educação - UNICAMP e Doutorado em Psicologia Educacional - PUC-Campinas. Atuação em cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições superiores de ensino. Atualmente pertencente ao corpo docente das Faculdades IESCAMP àrea de Educação - Departamento de Metodologia do Ensino - Didática. Atualmente ministrando várias disciplinas no curso de Licenciatura em Pedagogia, dentre elas a disciplina de Metodologia do Ensino de Arte.

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Publicado

24-06-2022

Como Citar

PERES, Maria Regina. Formação docente: pedagogos e arte no ensino superior. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 083–109, 2022. DOI: 10.5965/198431781722021083. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/16708. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

INCLUSÃO E ARTE: DEBATES ATUAIS

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