Cemitério Pasolini. Educação patrimonial e arte colaborativa para formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782022024096

Palavras-chave:

arte educação, cemitério, Formação de Professores., Pedagogia critica, Educaçao Patrimonial

Resumo

Esta pesquisa aborda um processo de formação de professores em que se destaca a educação patrimonial. Trata-se de uma investigação artística desenvolvida na Universidade de Bolonha (Itália), da qual participam estudantes e professores universitários. Propõe-se uma abordagem artística aos cemitérios do norte de Itália, como entidade patrimonial de primeira classe, ao mesmo tempo que se investiga sobre o poder que temas como a morte ou os cemitérios exercem no nosso contexto cultural. Sendo estes temas inusitados, destacamos a sua presença como imaginação para a realização de uma ação artística, que finalmente se materializa com uma exposição na prestigiada Galleria Studio Cenacchi em Bolonha. A exposição incorpora especialmente fotografia. Durante várias semanas a exposição foi complementada com visitas guiadas. Desenvolvemos a nossa investigação com base na metodologia do estudo de caso, incorporando a Arts-Based Research. As atividades paralelas geram debates e reflexões, utilizando a figura carismática de Pier Paolo Pasolini como elemento detonador da proposta. A ação participativa serve para motivar os alunos, o que incorpora as suas fotografias e comentários. Este modelo de criações inovadoras e originais propõe um tipo de prática docente na educação artística que se centra em temas raramente abordados no currículo, incorporando problemas de natureza social, política e cultural. Investigamos a partir da arte e da própria prática docente, envolvendo estudantes universitários em modelos inovadores.

Downloads

Biografia do Autor

Ricard Huerta, Universitat de València

Ricard Huerta es artista y Profesor Catedrático de Universidad de Educación Artística. Director de EARI Educación Artística Revista de Investigación

Referências

Alegría, L., Acevedo, P., & Rojas, C. (2018). Patrimonio cultural y memoria. El giro social de la memoria. Revista Austral de Ciencias Sociales, (34) 21-35. https://doi.org/10.4206/rev.austral.cienc.soc.2018.n34-03

Alves, L. A., & Pinto, H. (2019). Educación histórica con el patrimonio: desafiando la formación del profesorado. REIFOP, 22(1). https://doi.org/10.6018/reifop.22.1.356381

Barthes, R. (2009). La cámara lucida. Nota sobre la fotografía. Barcelona: Paidós.

Benjamin, W. (2003). La obra de arte en la época de su reproductibilidad técnica. México: Ítaca.

Dewey, J. (2008) El arte como experiencia. Barcelona: Paidós.

Duncum, P. (2015). Transforming Art Education into Visual Culture Education through Rhizomatic Structures. Anadolu Journal of Educational Sciences International, 5 (3), 47-64. http://dx.doi.org/10.18039/ajesi.66849

Foucault, M. (1998). Las palabras y las cosas. Una arqueología de las ciencias humanas. México: Siglo XXI.

Giroux, H. (1990). Los profesores como intelectuales. Hacia una pedagogía crítica del aprendizaje. Barcelona: Paidós.

Hamlin, J. & Fusaro, J. (2018). Contemporary Strategies for Creative and Critical Teaching in the 21st Century. Art Education, 71 (2), 8-15. https://doi.org/10.1080/00043125.2018.1414529

Huerta, R. (2016). The Cemetery as a Site for Aesthetic Enquiry in Art Education. International Journal of Education through Art, 12(1), 7-20. http://dx.doi.org/10.1386/eta.12.1.7_1

Huerta, R. (2021). Cementerios para educar. Madrid: McGraw-Hill.

Huerta, R. (2022). La Memoria. Investigación Basada en las Artes para la formación del profesorado. Arte, Individuo y Sociedad, 34(1), 27-45. https://dx.doi.org/10.5209/aris.70081

Huerta, R. (2023). Artivismo y creatividad en la formación docente: cementerios, arte y literatura. Arte y Políticas de Identidad, 29, 65–86. https://doi.org/10.6018/reapi.598721

Le Goff, J. (1991). El orden de la memoria. El tiempo como imaginario. Barcelona: Paidós.

Lobovikov-Katz, A. (2019). Methodology for Spatial-Visual Literacy (MSVL) in Heritage Education: Application to Teacher Training and Interdisciplinary Perspectives. REIFOP, 22(1). https://doi.org/10.6018/reifop.22.1.358671

McGarrigle, J. G. (2018). Getting in tune through arts-based narrative inquiry. Irish Educational Studies, 37(2), 275-293. https://doi.org/10.1080/03323315.2018.1465837

Munari, B. (2019). Artista y diseñador. Barcelona: Gustavo Gili.

Navarro Espinach, G. (2022). Alfabetos e investigación basada en las Artes. La obra de Ricard Huerta en Museari. Tesis doctoral. Universidad Miguel Hernández.

Panciroli, Ch. (2016). Los bienes culturales como patrimonio educativo. EARI Educación Artística Revista de Investigación, 7, 86-99. https://doi.org/10.7203/eari.7.8158

Pesci, G. (1998). La Certosa di Bologna. Immortalità della memoria. Bolonia: Editrice Compositori.

Roa Natividad, J. (2022). El arte como recurso en la prevención del suicidio y en el abordaje del duelo. Aula de Secundaria, 48, 16-19.

Ramón Verdú, A. J., Villalba Gómez, J. V., & Boj Pérez, L. (2022). Análisis factorial sobre la formación creativa recibida en estudiantes universitarios. Profesorado, Revista De Currículum Y Formación Del Profesorado, 26(1), 259–279. https://doi.org/10.30827/profesorado.v26i1.17718

Rolling, J. H. (2017). Arts-Based Research in Education. En P. Leavy (ed.) Handbook of Arts-Based Research (pp. 493-510) New York: Guilford, 493-510.

Salido-López, P. V. (2020). Metodologías activas en la formación inicial de docentes: Aprendizaje Basado en Proyectos (ABP) y educación artística. Profesorado, Revista De Currículum y Formación Del Profesorado, 24(2), 120-143. https://doi.org/10.30827/profesorado.v24i2.13656

Salido-López, P. V. (2021). La Educación Artística ante el reto de enseñar a aprender: un estudio de caso en la formación de docentes. Arte, Individuo y Sociedad, 33(4), 1429-1447. https://doi.org/10.5209/aris.72439

Sontag, S. (2001). On Photography. New York: Picador.

Stake, R. E. (2005). Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata.

Sutton, R. E. (2020). Discovery from Discomfort; Embracing the Liminal in Auto-Ethnographic, Biographical and Arts-Based Research Methods. International Journal of Art & Design Education. https://doi.org/10.1111/jade.12321

Villalba-Gómez, J. V., Ramón-Verdú, , A. J., & Castejón Ibañez, M. M. (2024). El valor social de las imágenes. Un estudio de caso en universitarios. Profesorado, Revista De Currículum y Formación Del Profesorado, 28(1), 281–301. https://doi.org/10.30827/profesorado.v28i1.27964

Downloads

Publicado

14-03-2025

Como Citar

HUERTA, Ricard. Cemitério Pasolini. Educação patrimonial e arte colaborativa para formação de professores. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 096–116, 2025. DOI: 10.5965/198431782022024096. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/25992. Acesso em: 12 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ PEDAGOGIA CULTURAL, MUSEOLOGIAS CRÍTICAS E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA