As pessoas com deficiências e sua inserção no mundo educacional escolar: uma revisão bibliográfica

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Ensino, Inclusão,

Resumo

Viver um dia de cada vez e lutar por políticas igualitárias todos os dias é uma rotina daqueles que lutam pela inclusão, pelo direito à cidadania, pela igualdade de direitos, pela acessibilidade, por uma educação melhor e mais acessível, por escolas capazes de incluir. Como exemplo dessa luta, pode-se destacar a luta de pessoas com deficiências pela inclusão, sendo esta uma razão que envolve diversos aspectos. Nesse sentido, esse texto que se insere no campo da Educação para as pessoas com deficiência tem por objetivo evidenciar através de uma pesquisa qualitativa, teórica reflexiva, o percurso que os deficientes realizaram para obter os seus direitos enquanto cidadãos via educação. Todo o histórico destacado adquiriu formas e dimensões distintas no contexto social e educacional, mas o que se pode notar é que na atualidade as pessoas com deficiência têm o direito à educação. É a partir do ensino que recebem nas escolas que elas se inserem no meio social e desmistificam concepções errôneas construídas historicamente. É deste modo que a Educação se constitui a ferramenta capaz de propiciar a inclusão e garantir direitos.

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Biografia do Autor

David de Abreu Alves, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Geografia na linha de Educação Geográfica no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba (CCEN-PPGG-UFPB). Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. Pesquisa de pós-graduação no âmbito do Ensino de Geografia para Deficientes Visuais, e trabalho de conclusão de curso ligado as questões da "Geografia Inclusiva". Experiência na docência desde 2011 em escolas públicas (municipais/estaduais) e privadas no Município de Cajazeiras-PB. Ao longo da minha graduação participei de quatro programas de monitorias transitando pela área da geografia física e da geografia humana, além de um programa de extensão vinculado a uma instituição publica no Município de Cajazeiras-PB. Atualmente executo pesquisa na área da Educação Especial e Inclusão de deficientes visuais, buscando deste modo, metodologias diversas, recursos didáticos e outras ferramenta que auxiliem no dia a dia de estudantes com Deficiência Visual, tendo como prioridade uma inclusão social e geográfica.

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Publicado

01-10-2018

Como Citar

ALVES, David de Abreu. As pessoas com deficiências e sua inserção no mundo educacional escolar: uma revisão bibliográfica. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 4, p. 007–033, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10945. Acesso em: 14 nov. 2024.

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