Educação especial: desafios e possibilidades da articulação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178172021e0004Palavras-chave:
gestão educacional, articulação pedagógica, inclusão escolarResumo
Este artigo se insere no campo de estudos da educação, em específico, da educação especial com perspectiva inclusiva. Tem como objetivo analisar as possibilidades de articulação pedagógica entre o trabalho dos professores de educação especial e dos professores do ensino comum a partir da gestão escolar. Apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa unindo as características de abordagens qualitativas e quantitativas. Como instrumento para produção dos dados, foram utilizados dois questionários com questões abertas e fechadas. Através da análise quantitativa, realizou-se a verificação quanto à concordância ou discordância das questões; e, para organização e interpretação das respostas descritivas dos participantes, fez-se uso da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Além das políticas públicas, os principais autores que contribuíram para estruturação do referencial teórico e das análises foram Lück (2006); Libâneo (2007); Honnef (2013); Capellini (2004) e Zanata (2004). Destaca-se como resultado a importância de uma reconfiguração da gestão das escolas para construir espaços de colaboração e compartilhamento de práticas pedagógicas, uma vez que momentos para reuniões pedagógicas estão sendo cada vez mais escassos e não formativos.
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