A formação de professores no estado de Goiás: o desafio da educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317813012017059Palavras-chave:
Educação, Formação Docente, Inclusão, Goiás,Resumo
Resumo No Brasil, o contexto sociopolítico e econômico do final do século XX até os dias atuais tem implementado políticas públicas para a inclusão escolar, a partir do conjunto de diretrizes que possibilitam um amplo processo de mudanças e reformas na educação pública brasileira. O que justifica esse estudo é o fato de ser o debate sobre formação de professores necessário no contexto da escola inclusiva. O referencial teórico parte do conjunto de diretrizes criadas pelo Estado e por autores como, Gotti (1998) e Tardif (2012). O problema que se apresenta é, em que medida as instituições formadoras como, a universidade e a SEDUCE têm conseguido romper com a dicotomia construída historicamente na formação de professor (inicial e continuada) da educação pública brasileira, em destaque o Estado de Goiás, no contexto da escola inclusiva. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e este artigo mostra o resultado parcial dos aspectos teóricos. O Estado de Goiás ao se deparar com a realidade da escola inclusiva tem buscado perceber que o professor é um elemento primordial e é preciso implementar sua formação para alcançar uma prática profissional de qualidade para todos.Downloads
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