O perfil do professor de arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234614322022030Parole chiave:
Formação de professores, Artes Visuais, Educação ArtísticaAbstract
Partindo da própria biografia, enquanto docente de Educação Artística na formação de educadores, professores e nas Artes visuais, este artigo pretende analisar criticamente as transformações ocorridas, nas últimas 4 décadas, em Portugal, no ensino superior na área das Artes Visuais e no sistema artístico, com o objetivo de compreender os fatores e circunstâncias que impactam no perfil do professor de Arte assim como no ensino das Artes. A sucinta compilação de dados relativos à oferta formativa no campo das Artes Visuais e a análise das interdependências entre os fenómenos artísticos e o sistema onde se insere, permite concluir uma inevitável alteração no perfil do professor de arte bem como no paradigma da criação artística.
Downloads
Riferimenti bibliografici
DEBORD, G. A Sociedade do Espetáculo. Lisboa: Antígona, 2012.
FONTCUBERTA, J. La Furia de las imágenes. Notas sobre a postfotografía, Barcelona: Galaxia Gutenberg. 2016.
KERCKHOVE, D. D. A Pele da Cultura. Uma Investigação sobre a Nova Realidade Eletrónica. Lisboa: Relógio d´Água Editores, 1997.
CANCLINI, N. G. La producción simbolica. Teoria y metodo en sociologia del arte. Buenos Aires: Siglo XXI. 1979.
GROYS, B. Volverse público: las transformaciones del arte en el ágora contemporánea. Buenos Aires/Madrid: Editorial Caja negra, 2014.
LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. O Capitalismo Estético na Era da Globalização. Lisboa: Edições 70, 2014.
LIPOVETSKY, Gilles. A cultura-mundo. Lisboa: Edições 70, 2018.
MELOT, Michel, Uma breve história…da imagem, V. N. Famalicão: Edições Húmus, 2015.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Sandra Palhares
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade