Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação em outra revista; caso contrário, deve ser justificado em "Comentários ao editor".
  • Os arquivos de envio estão no formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não excedam 8 MB).

  • URLs para referências foram fornecidas, quando necessário.

  • O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para autores na seção Sobre a revista.

  • A identificação da autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades do Word, garantindo assim os critérios de confidencialidade da revista, se submetidos para revisão por pares (por exemplo, artigos), conforme as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

  • Os metadados foram preenchidos correta e completamente.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

POLÍTICA EDITORIAL

Pesquisadores nacionais e internacionais são convidados a participar com pesquisas correspondentes ao campo das Artes Visuais.

Submissões:

A publicação é quadrimestral (três edições anuais), e os textos podem ser submetidos de duas formas: Seção Temática (tema e prazo determinados) e Fluxo Contínuo.

Idiomas: Português, Espanhol, Francês, Inglês.

Sistemas de avaliação e seleção de textos e trabalhos:

Os trabalhos recebidos serão submetidos à consideração do Conselho Editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e às suas normas. Também são submetidos aos pareceristas ad hoc (por meio do sistema de avaliação cega), que podem aceitar, recusar ou sugerir alterações ao autor. O artigo deve ser recomendado para publicação por pelo menos dois avaliadores.

Se aprovado o trabalho, autor(es) recebem orientações para correções e ajustes sugeridos pelos pareceristas e eventuais adequações às diretrizes. O artigo é enviado para verificação de autenticidade e, sendo aprovado nesta etapa, é encaminhado para a editoração, após a qual ainda é realizada uma última revisão.

Formatos:

  1. Artigos devem ter no mínimo 20.000 e no máximo 40.000 caracteres com espaços, incluindo referências e notas bibliográficas. Devem ser contribuições inéditas.
  2. Entrevistas podem variar de 5.000 a 10.000 caracteres com espaços, incluindo referências e notas bibliográficas.
  3. Resenhas devem ser de livros com no máximo 24 meses de edição no Brasil e 48 meses no caso de um livro internacional, contendo entre 20.000 e 30.000 caracteres com espaços.
  4. Proposições registros e relatos artísticos devem conter entre 8 e 10 imagens, acompanhadas de um resumo expandido de 5.000 a 10.000 caracteres com espaços. Esta seção é dedicada à escrita experimental de artistas brasileiros e internacionais.
  5. Ensaios Visuais devem provir de pesquisas artísticas visuais consolidadas e devem ser especialmente projetados para publicação na revista Palíndromo. Eles devem conter até 8 imagens.
  6. Tradução serão avaliadas de acordo com a relevância do texto traduzido e deverão ter no máximo 40.000 caracteres com espaços.

Normas para submissão/publicação:

  1. Os textos submetidos à Revista Palíndromo devem respeitar os limites de caracteres de cada formato.
  2. Deverão ser digitados em formato Winword, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, formato de página A-4, margens esquerda e superior 3 cm, direita e inferior 2 cm.
  3. Deverão conter: 

a) título em língua portuguesa; deve estar centralizado em negrito, maiúsculo, Arial ou TNR 12; Subtítulo (se houver), sem negrito e precedido de dois pontos (:).

b) títulos em línguas estrangeiras (inglês, obrigatoriamente e 3o idioma) – o trabalho deve, portanto, conter os 3 títulos (português, inglês e 3º idioma) em sua abertura;

c) autor (es): para submissão, o (s) nome (s) do (s) autor (es) deve ser omitido. Posteriormente, na publicação do artigo, o nome do (s) autor (es) será (ão) alinhado (s) à direita, Arial ou TNR tamanho 10, e, em nota de rodapé exclusiva para cada autor, deverá ser incluído o mini-currículo de no máximo 2 linhas, a instituição à qual está vinculado, o link de lattes CV (para autores brasileiros) e seu ORCID, acompanhado de e-mail atualizado.

[Artigos em co-autoria devem cadastrar TODOS os autores no momento da submissão. Não serão cadastrados co-autores após a submissão. Preencher adequadamente o cadastro pois estes dados vão aparecer automaticamente na página de abertura do artigo, se for publicado].

d) Resumo na língua vernacular (Cf. ABNT NBR 6028/2021. Entre 100 e 250 palavras); O título Resumo deve apresentar somente a letra inicial em caixa alta, e o texto deve ser redigido com espaçamento simples entre linhas, fonte Arial ou TNR tamanho 10, parágrafo justificado. O resumo deverá conter o objetivo do trabalho, os procedimentos metodológicos, os resultados, em determinados casos, e as conclusões.

e) Palavras-chave: É necessário um espaço de 1,5 entre o final do resumo e início das Palavras-chave. A expressão Palavras-chave deve estar em negrito, com letra inicial em caixa alta, finalizada com dois pontos (:). No mínimo três (3) e no máximo cinco (5) palavras-chave, escritas no idioma do texto, apresentadas em letra minúscula, exceto nomes próprios e científicos, separadas entre si por ponto e vírgula (;), e finalizadas por ponto (.). Devem ser apresentadas em espaço 1,0, fonte Arial ou TNR 10, parágrafo justificado.

f) Resumo (100 a 250 palavras) da língua estrangeira (inglês, obrigatoriamente e 3o idioma); deve ser apresentado em espaço 1,0, fonte Arial ou TNR 10, parágrafo justificado. [O trabalho deve, portanto, conter os 3 resumos: em português, inglês e 3º idioma].

g) 3 a 5 palavras-chave em idiomas estrangeiros (inglês, obrigatoriamente e 3o idioma) separadas por ponto; devem ser apresentadas em espaço 1,0, fonte Arial ou TNR 10, parágrafo justificado. [O trabalho deve, portanto, conter os as palavras chaves nos 3 idiomas: português, inglês e 3º idioma].

Imagens:

a) Devem ser inseridas no corpo do texto, com resolução de 300 dpi, o mais próximo possível do trecho do texto a elas referidas.

b) Tratando-se de imagens já publicadas (também as tabelas, gráficos ou similares) é obrigatório citar as fontes, em conformidade com a legislação cabível de direitos autorais.

c) Devem ser mencionadas no corpo do texto (Figura 1, Figura 2...).

d) Devem ser acompanhadas de legendas com ficha técnica completa acima da imagem, contendo: Figura 1. Nome do Artista, Título da obra em itálico, ano. Técnica, dimensões, Local da Obra.

Fonte consultada: constituí elemento obrigatório e poderá ser descrita pelo link, precedido de “Disponível em:” e sucedido da sua data de acesso, ou o nome do autor/a do registro com data (Quando se tratar de imagens elaboradas pelo autor, deve-se indicar essa informação, com a data de produção entre parênteses). A legenda e a fonte devem ser apresentadas em espaço 1,0, fonte Arial ou TNR tamanho 10, alinhamento centralizado, respectivamente acima e abaixo da imagem (Cf. NBR 10520/2023).

O documento consultado para a imagem [quando de caráter bibliográfico] deve constar na lista de referências no final do trabalho (Cf. NBR 6023/2018b).

Citações

a) A revista adota o sistema (autor-data) com referências completas no final do texto.

b) As citações inseridas no texto devem seguir as normas da ABNT 10520 (ABNT, 2023), que prevê que:

  • citações diretas com até três linhas devem ser inseridas no texto contidas entre aspas duplas, as aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Devem ainda indicar o autor, em letras minúsculas, ano e página; Ex.: (Cardoso, 2023, p. 123).
  • citações diretas com mais de 3 linhas devem ser apresentadas sem aspas, com recuo de 4 cm da margem esquerda, espaço simples, em Arial ou TNR 10, com indicação declarada do autor, data e página entre parênteses. Ex.: (Cardoso, 2023, p. 123). Essa citação deve ser precedida e antecedida por um (1) espaço de 1,5 entrelinhas.
  • Citações indiretas não há a necessidade de indicar a página, considerando que é uma paráfrase, porém, deve-se indicar autor(es) e data entre parênteses: exemplo 1: Segundo Calasso (2004), ... exemplo 2: Nem sempre os deuses foram entendidos apenas como literatura (Calasso, 2004).

c) Os seguintes recursos devem ser utilizados: para indicar [...] supressões; [] para indicar interpolações, acréscimos ou comentários.

d) Informação verbal: para dados de informações verbais em palestras, debates etc. com os dados de referência na nota de rodapé.

Uso de itálico, negrito e sublinhado: uso de itálico para palavras estrangeiras e ênfase dada pelos autores. Uso de negrito para títulos e destaque de títulos de obras, deve ser uniforme e somente na listagem de referências. Não utilizar negrito no texto e nas notas. Uso do sublinhado nos endereços da internet (URL). Para ênfase ou destaque em citações, uso somente de itálico com acréscimo da expressão (grifo nosso).

Notas de Rodapé: Utilizar a ferramenta do word de inserção automática de notas de rodapé ao final de cada página, que possibilita a digitação dentro da margem do arquivo, que deve estar separada do texto por um espaço simples e com o filete de 5 cm da margem esquerda. As notas devem ser digitadas com espaçamento simples entre linhas, fonte 10 e com alinhamento à esquerda. Com mais de duas notas, não se deve deixar espaço entre elas.

Referências: Baseadas na ABNT NBR 6023: 2018b, devem ser alocadas ao final do texto. Título de REFERÊNCIAS em negrito, caixa alta, com um espaço de 1,5 de intervalo entre a listagem. A lista deve ser alinhada à esquerda, com espaçamento simples, redigida em fonte Arial ou TNR tamanho 12 com um espaço simples entre linhas. Título da referência com destaque em negrito.

Comitê de Ética: textos que se refiram a pesquisas envolvendo seres humanos devem comprovar aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa conforme preconizam as diretrizes e normas da Resolução 0196/96. Os autores deverão inserir a cópia digitalizada da declaração de aprovação do Comitê de Ética em pesquisa da instituição.

Prazo de submissão de mesmo autor: deve-se observar o prazo de 2 anos entre uma submissão e outra do mesmo autor [salvo convidados de dossiês].

Graduandos e mestrandos devem submeter em co-autoria com seus/suas orientadores/as.

Artigos Seção aberta

Constitui-se de um conjunto de artigos relativos à área de Artes, originais; excepcionalmente serão aceitos artigos já publicados em outros suportes, desde que mencionada a fonte e justificada, em nota de rodapé, as razões de sua reprodução.

Artigos Seção temática

Constitui-se de um conjunto de artigos originais que tratam das temáticas previamente definida pelos Editores da Palíndromo. Excepcionalmente são aceitos artigos já publicados em outros suportes, desde que mencionada a fonte e justificada, em nota de rodapé, as razões de sua reprodução.

Política de Privacidade

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços relacionados a esta publicação e não estarão disponíveis para outros fins ou terceiros.