Ensino de artes e formação de professores e professoras no recôncavo da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234614322022153Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de arte, Emancipação, Recôncavo baianoResumo
O texto apresenta dados de uma pesquisa em andamento sobre o ensino da arte e a formação de professores e professoras de arte no recôncavo baiano. Em consonância com as pesquisas do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG) e apontou-se lacunas existentes na perspectiva do ensino de arte e da formação docente para a emancipação. Os dados apresentados são oriundos do projeto de pesquisa intitulado “Formação de Professores de Artes Visuais no Recôncavo Baiano: Limites em expansão sob a luz da Pedagogia Histórico-Critica” iniciado em 2018, registrado no Centro de Artes, Humanidade e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Sem financiamento, a pesquisa se desenvolve com a adesão voluntária dos discentes do curso de licenciatura em artes visuais. Utilizou-se dois instrumentais de coleta de dados denominados “diagnostico escolar” e “práticas teóricas e metodológicas do ensino da arte”. Nessa primeira aproximação de análise dos dados temos um ensino de arte diluído em atividades artísticas, a utilização de atividades de artes como estratégia metodológica para aprendizagem de outros componentes. Registrou-se ainda a ausência de docentes formados em artes, carga horária insuficiente e ou ausente nas etapas de ensino da educação básica. Aponta-se a urgência da transformação radical no ensino de arte no recôncavo baiano e a ampliação do diálogo com a cultura popular.
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