Archives

  • Dossiê O belo exige nossa atenção
    Vol. 17 No. 41 (2025)

    O dossiê O Belo exige nossa atenção , com organização da Profa. Dra. Sandra Makowiecky (PPGAV/UDESC) e da Profa. Dra. Luana M. Wedekin (PPGAV/UDESC), inicia suas publicações em 15/05/2025. Como a revista agora é fluxo contínuo, os artigos que o compõem, assim como os artigos de seção aberta, serão publicados em periodicidade semanal a quinzenal. Agradecemos aos estimados organizadores, autoras e autores, avaliadoras e avaliadores. Esperamos que todos apreciem mais este número da Revista Palíndromo. 

     

    Dados da imagem da capa:

    Cristina Brattig Almeida. Minotauro II.Cerâmina canadense com modelagem manual com queima em alta temperatura. Incrustação de detalhe da peça em ouro por A. Vanderlinde. Cabos de aço para sustentação aérea. Dimensões:  52x20x10 cm. 2024. Fotografia: Carlos Pontalti

  • Dossiê: ESCUTAS: Processos, Proposições e Modulações do Sonoro
    Vol. 16 No. 40 (2024)

    O dossiê ESCUTAS: Processos, Proposições e Modulações do Sonoro , com organização da Profa. Dra. Raquel Stolf (PPGAV/UDESC) e do Prof. Dr. Giuliano Obici (PPGCA/UFF), inicia suas publicações em 28/11/2024. Como a revista agora é fluxo contínuo, os artigos que o compõem, assim como os artigos de seção aberta, serão publicados em periodicidade semanal a quinzenal. Agradecemos aos estimados organizadores, autoras e autores, avaliadoras e avaliadores. Esperamos que todos apreciem mais este número da Revista Palíndromo. 

      _crédito imagens:
    Mayra Martins Redin
    “A escuta da escuta (instrução)”, 2013
    carimbo e texto: papel para fichamento, impressão colorida, tinta para carimbo
    13 x 26 cm
  • DOSSIÊ: O trágico e a arte
    Vol. 16 No. 39 (2024)

    O dossiê O trágico e a arte, com organização da Profa. Dra. Angela Brandão e do Prof. Dr. Cássio da Silva Fernandes, ambos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), inicia suas publicações em 31/07/2024. Como a revista agora é fluxo contínuo, os artigos que o compõem, assim como os artigos de seção aberta, serão publicados em periodicidade semanal a quinzenal. Agradecemos aos estimados organizadores, autoras e autores, avaliadoras e avaliadores. Esperamos que todos apreciem mais este número da Revista Palíndromo. 

    Capa: Joyce Farias. Nanquim s/ papel, 2020.

  • Desafios de ensinar a ler linguagens
    Vol. 16 No. 38 (2024)

    O dossiê DESAFIOS DE ENSINAR A LER LINGUAGENS, com organização da Professora Doutora Roser Juanola Terradellas - Catedrática Emérita da Universitat de Girona/UdG, Catalunha, Espanha e da Professora Doutora Sandra Ramalho e Oliveira - Professora Titular Aposentada da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Brasil, inicia suas publicações em 01/02/2024. Como a revista agora é fluxo contínuo, os artigos que o compõem serão publicados em periodicidade semanal a quinzenal. Agradecemos as estimadas organizadoras, autoras e autores, avaliadoras e avaliadores. Esperamos que todos apreciem mais este número da Revista Palíndromo. 

  • Publicações de artista: espaço e tempo do impresso ao virtual
    Vol. 15 No. 37 (2023)

    Dossiê Publicações de artista: espaço e tempo do impresso ao virtual, organizado pelas Profas. Dras. Sandra Maria Correia Favero (UDESC) e Silvana Barbosa Macedo (UDESC), inicia suas publicações no dia 01/10/2023 e os artigos que o compõem seguem sendo publicados semanalmente ao longo de outubro e novembro.

     

  • As artimanhas do grotesco no contemporâneo
    Vol. 15 No. 36 (2023)

    A Revista Palíndromo agora está em fluxo contínuo! Permanecemos com fechamento das três edições anuais, vinculadas às três linhas de pesquisa do PPGAV-UDESC, e há datas-limite para envio de trabalhos para publicação dos dossiês temáticos (seção temática), mas as demais modalidades de publicação receberão e publicarão em fluxo contínuo (recebimento e publicação a qualquer tempo).

    O n. 36 da revista  já foi concebido nesse novo formato e leitores vão observar que os artigos serão publicados ao longo do tempo. Esperamos que leitores, autores e avaliadores apreciem!

    Os artigos para o dossiê As artimanhas do Grotesco no contemporâneo, organizados pelos Prof. Dr. Afonso Medeiros (UFPA) e Prof. Dr. Marcos Villela Pereira (#leavingacademia) serão publicados até o dia 30/06/2023.

  • A prática artística como pesquisa em educação
    Vol. 15 No. 35 (2023)

    Organização: Prof. Dr. Elaine Schmidlin e Prof. Dr. Jociele Lampert (DAV e PPGAV)

    Intensificar a pesquisa com/na/sobre arte em seus contágios com a Educação é a proposta para a chamada ao dossiê intitulado: A prática artística como pesquisa em educação. Quais os objetivos e os impactos destas investigações para o campo das artes visuais? Quais os atravessamentos entre práticas, artística e docente, que se pode potencializar? Convidamos artistas, professores e pesquisadores para escreverem sobre suas práticas entrelaçadas por investigações e metodologias baseadas no contexto, tanto do ensino quanto das artes visuais.

  • A terra dura: potências do sonho e arte
    Vol. 14 No. 34 (2022)

    Oorganização: Profa. Dra. Alice Lino Lecci; Profa. Dra. Debora Pazetto, Profa. Dra. Marta Martins

    Vivemos um momento de crise aguda do capital, no qual a produção e a pesquisa artísticas devem escutar os povos ou grupos que têm resistido bravamente nas margens do planeta. É preciso aprender com as práticas de resiliência, drible e luta dos povos da floresta, dos quilombolas, dos movimentos populares nas ocupações urbanas, das feministas comunitárias de Abya Yala, dos zapatistas. E uma das primeiras coisas que ensinam diz respeito à importância de alimentar “um outro lugar que a gente pode habitar além dessa terra dura: o lugar do sonho”, como diz Ailton Krenak. Sonhar, mas não como fantasia individual, e sim como método coletivo para disputar estética, teórica e politicamente pelos territórios materiais e simbólicos da imaginação e da produção de mundo. Como a arte entra nessa disputa pela libertação dos corpos e subjetividades capturados pelo sistema que os oprime e criminaliza suas diferenças?

  • A questão do detalhe na história da arte
    Vol. 14 No. 33 (2022)

    Organização: Patricia Delayti Telles (Universidade de Évora e Universidade de Coimbra).

  • Formação de professores de artes no Brasil: problematizações a partir do projeto em rede observatório
    Vol. 14 No. 32 (2022)

    Organização: Profa. Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (UDESC)

    Profa. Dra. Vera  Penzo Fernandes(UFMS)

    A presente proposta é resultado de pesquisas do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG) e da Rede Latino-Americana de Investigadores em Formação de Professores de Artes (LAIFOPA). Analisa, a partir da atual conjuntura, diferentes problemáticas relacionadas a formação de professores de Artes Visuais no Brasil e América Latina. Os estudos orientam-se pelo conceito de práxis na abordagem do materialismo histórico dialético, no entanto outras abordagens pós-críticas podem compor este número da revista. Busca discutir processos sociais que engendram diferentes proposta curriculares nacionais e internacionais, as condições de trabalho, a materialidade da profissão e diferentes aspectos da formação de professores de Arte. Agrega textos de pesquisadores da Região Norte, Sul, Centro-oeste, Sudeste e Nordeste brasileiro e de pesquisadores Argentinos e portugueses. A partir de chamada aberta também poderá receber outros estudos que problematizem as licenciaturas em Artes Visuais no Brasil e ou na América Latina.  Os resultados das pesquisas são sistematizados com o objetivo de dimensionar mudanças e continuidades nos currículos da formação de professores de Artes Visuais e problematizar propostas curriculares contemporâneas que cerceiam a autonomia e a liberdade de criação na formação docente.

  • Escritas de artista e outras proposições
    Vol. 13 No. 31 (2021)

    Organização: Prof. Dr. Raquel Stolf e  Prof. Dr. Regina Melim 

    Investigações em torno da escrita, da leitura e da escuta, abordando articulações entre texto e som, numa relação com a publicação de artista e outros espaços da arte, bem como, com práticas e processos de escrita de pesquisas em arte. 

  • Autorretratos críticos: o que me/nos/vos motiva?
    Vol. 13 No. 30 (2021)

    Organização: Prof. Dr. Stéphane Huchet (UFMG)

    Convidados especiais: Pierre-Henry Frangne, Laurent Bove, Paulo Herkenhoff

    Editora chefe: Prof. Dra. Luana Wedekin (UDESC)

  • Obra original de Carlos Donaduzzi Título: Autorretrato (2020) Fotografia digital Composição e diagramação à partir da obra de Carlos Donaduzzi: Elisa Vieira Queiroz

    arts, technoly
    Vol. 13 No. 29 (2021)

    Organization Mara Rúbia Sant'Anna Special guests: Teachers Patrícia Weissman, Myriam Lemonchois, Virginie Ruppin and Maristani Zamparetti and the artists Susano Correia and Carlos Donaduzzi.

    Supporting publishers: Elisa Queiroz and Tatiane Rebelatto

  • Permeando Paisagens
    Vol. 12 No. 28 (2020)

    Sandra Maria Correia Favero

    Silvana Barbosa Macêdo

    Organizadoras do Dossiê

     

    Gabriel Augusto de Paula Bonfim

    Editor de apoio

  • Linha Teoria e História da Arte
    Vol. 12 No. 27 (2020)

    Dossiê "O ornamento nas artes visuais: temas e abordagens na pesquisa contemporânea". 

    Organização das professoras 

    Alice de Oliveira Viana (PPGAV-UDESC)
    Luana Maribele Wedekin (PPGAV-UDESC)

  • CORPO PERCURSO PAISAGEM
    Vol. 12 No. 26 (2020)

    Organizadores:

    Sandra Maria Correia Favero
    Gabriel Augusto de Paula Bonfim

  • Pesquisa em Arte e Arte Educação
    Vol. 11 No. 25 (2019)

    Organizadores:

    Jociele Lampert
    Fabio Wosniak
  • Capa Palíndromo 24

    Palíndromo
    Vol. 11 No. 24 (2019)

  • Palindromo 23
    Vol. 11 No. 23 (2019)

  • Palíndromo 22
    Vol. 10 No. 22 (2018)

  • Palíndromo 21
    Vol. 10 No. 21 (2018)

  • Palíndromo 20
    Vol. 10 No. 20 (2018)

  • PALÍNDROMO 19
    Vol. 9 No. 19 (2017)

  • PALÍNDROMO 18
    Vol. 9 No. 18 (2017)

  • Palídromo
    Vol. 9 No. 17 (2017)

1-25 of 35