Sobre os Autores

Autores

  • Equipe Palíndromo

Resumo

Airton Jordani Jardim Filho

Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Design - Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC). Coordenador de Design e Programação Visual da Diretoria-Geral de Comunicação - Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-graduando em nível de especialização em UX Design, também na UFSC.

 

Ana Cláudia Mei Alves de Oliveira

Professora titular da PUC/SP: FAFICLA/Departamento de Português. Dirige pesquisas e ministra cursos no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, no eixo teórico da Semiótica Discursiva, abordando textos das mídias e das artes. Publicou os livros Neolítico/Arte Moderna, Fala Gestual (São Paulo, Perspectiva, 1987, 1989), Vitrinas, acidentes estéticos na cotidianidade (São Paulo, EDUC, 1997). Entre as suas organizações de publicação coletiva, destacam-se: As interações sensíveis (São Paulo, Estação das Letras - CPS editora, 2013) Semiótica plástica (São Paulo, Hacker, 2004), Semiótica, Mídia e Arte, número especial da revista Nexos, Pós graduação de Educação da Universidade Anhembi Morumbi, (São Paulo, Terra, 1998); as coletâneas em co-editoria com: L. Teixeira, Linguagens na Comunicação. Desenvolvimentos da semiótica sincrética (São Paulo: Estação das Letras e das Cores, 2009); com E. Landowski e R. Dorra, Semiótica, estesis, estética (São Paulo-Puebla, EDUC-UAP-1999); com E. Landowski, Do inteligível e o sensível (São Paulo, EDUC, 1995) e com Y. Fechine, Imagens técnicas, Semiótica da Arte, Visualidade, urbanidade, intertextualidade (São Paulo, Hacker, 1998). É membro fundador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS), no qual atua como co-diretora desde 1994, editando a publicação anual do Caderno de Textos (dezenove números) e a coleção Documentos de estudo (sete números). Dirige grupos de pesquisa : Corpo, moda, comunicação no Colóquio Nacional de Moda e Semiótica da Comunicação na SOCICOM - Federação das Associações de Pesquisa da Área da Comunicação. É membro de várias associações de pesquisadores, tendo sido presidente da Associação Brasileira de Estudos Semióticos - ABES de 2003-2005, Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP de 2000-2002, Associação Internacional de Semiótica Visual - AISV de 1996-1998. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica de 2005 a 2009, tendo sido vice-coordenadora de 2009 a 2011. Atua também como consultora científica de PUCSP-CEPE, FAPESP, CNPq, CAPES. Como consultora de mercado, atua no âmbito das organizações, da publicidade e da marcas. Dirige o projeto temático Práticas de vida da metrópole São Paulo com fomento da FAPESP a partir de agosto de 2011, com convênios com instituições internacionais: CNRS/ CEVIPOF (Paris), La Sapienza e TorVergata (Roma) e participa da pesquisa “Cidades inteligentes” com a Università di Bologna, Itália, com fomento da FIBRA.

 

Anelise Zimmermann

Doutoranda em Design da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituição na qual atua como professora no Departamento de Design. É também ilustradora de livros.

 

Débora da Rocha Gaspar

Professora de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Arte e Educação da Universidade de Barcelona, España. Possui Mestrado em Educação pela UFSC e em “Artes y Educación: un enfoque construccionista” pela Universidad de Barcelona. Especialista em Ensino de Artes Visuais pela UDESC. Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela UDESC.

 

Federico Buján

Doutor em Humanidades e Artes pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Realizou estágio pós-doutoral na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor e pesquisador no Instituto Universitario Nacional del Arte (IUNA), bolsista pós-doutoral do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) desenvolvendo pesquisas na área das Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas a contextos educativos e de pesquisa, e integra o Observatório da Formação de Professores de Artes (CAPES-MINCYT).

 

Francisco Antonio Pereira Fialho

Possui graduação em Engenharia Eletronica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Engenharia de Produção, Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia e Gestao do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas:engenharia do conhecimento, mídias do conhecimento, eco-ergonomia, gestao do conhecimento e ergonomia cognitiva.

 

Janine Alessandra Perini

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade da Região de Joinville (1998). Especialização em “O Ensino da Arte: Fundamentos Estéticos e Metodológicos” pela Universidade da Região de Joinville (1998) e especialização em “Arteterapia” pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (2007). Mestrado em “Artes Visuais”, pela Universidade do Estado de Santa Catarina/ UDESC (2012). Participa dos grupos de pesquisa: Educação, Arte e Inclusão, UDESC e Grupo de Pesquisa em Arte e Cultura na Educação Tecnológica Educatecnoarte, IFSC. Professora de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Bernardo.

 

Larissa Fabricio Zanin

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004) e mestrado em História (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Atualmente é professor adjunto de fotografia e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fotografia, Semiótica e Ensino de Arte

 

Marília Matos Gonçalves

Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística (Desenho) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), graduação em Bacharel em Design - habilitação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor adjunto iii da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: hipermídia, design, design gráfico, acessibilidade e moda.

 

Moema Martins Rebouças

Possui graduação em Licenciatura Em Desenho e Plástica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Participa do grupo de pesquisa do Centro de Pesquisas Sociossemióticas -CPS das instituições PUC/SP, USP e CNRS de Paris e é líder do grupo de pesquisa GEPEL /Cnpq. É bolsista de produtividade do Cnpq(2013 a 2016).Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: arte na educação, semiótica/ensino e estudos da linguagem e comunicação.

 

Patrícia Silvana San Martín

Doutora em Humanidades e Artes (UNR), pesquisadora categoria Independente do CONICET, e docente-pesquisadora UNR categoria I (Argentina). Sua trajetória de pesquisa e desenvolvimento focaliza-se nas Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas a contextos educativos, de pesquisa e cidadania. É líder do programa de pesquisas Dispositivos Hipermediais Dinâmicos no Instituto Rosario de Investigaciones en Ciencias de la Educación - IRICE (CONICET-UNR). Recebeu distinções nacionais e internacionais por sua produção.

 

Richard Perassi Luiz de Sousa

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Bacharel em Desenho de Propaganda e Licenciado em Artes Plásticas pelo curso de Educação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). Atualmente, atua como professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, nos cursos de graduação e pós-graduação em Design (Pós-Design/UFSC) e no programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGR/UFSC). Anteriormente, foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas áreas de Artes Visuais, Design, Comunicação, Semiótica e Educação, desenvolvendo os seguintes temas: Semiótica Visual, Arte, Design e Mídia, Identidade, Cultura e Comunicação das Marcas nas Organizações. É lider do grupo de pesquisa SIGMO/UFSC - Significação da marca, informação e comunicação organizacional.

 

Roger Costa Pellizzoni

Mestrado em Design e Expressão pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2015). Especialização em Design Estratégico pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013). Especialização em Psicologia na Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2005), Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (1999). É professor de nível superior nas áreas de Design e Comunicação. Profissional com larga experiência em Comunicação, Design Estratégico, Gestão de Marcas e Pesquisa de Tendências de Comportamento e de Consumo.

 

Sandra Regina Ramalho e Oliveira

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1986), é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo (1998), com pós-doutoramento na França, em Semiótica Visual (2002). Pesquisadora e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, atua na Graduação e no Mestrado em Artes Visuais e Design como professora e orientadora. É membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares do CNPq e, também, é membro da InSEA (International Society of Education through Art), da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), da AICA (Association Internationale de Critiques dArt), da ISVS (International Association of Visual Semiotics), do CRICC (Centre de Recherche Images, Cultures et Cognitions) da Université Paris 1- Panthéon-Sorbonne. Pesquisa nas áreas de Semiótica Visual, Ensino de Arte e Teoria e Crítica da Arte. É autora dos livros “Imagem também se lê” (2005;2009), “Moda também é texto” (2007); “Sentidos à mesa - saberes além dos sabores” (2010) e “Diante de uma Imagem”, (2010); também é co-organizadora de “Ensaios em torno da Arte” (2008); “ Variantes na Visualidade” (2010); “Proposições Interativas: arte, pesquisa e ensino” (2010); Proposições Interativas II (2011) e Proposições Interativas III (2011). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (2009-2011).

 

Viviane Pellizzon Agudo Romão

Possui graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade Norte do Parana (1992). É especialista em Design de Móveis e Metodologia da Ação Docente. Professora da Fundação Educacional Unificada do Oeste de Santa Catarina, Campus de Videira. Atuando principalmente nos seguintes temas: design, identidade visual corporativa, design editorial, design da informação, gestão em design. Atualmente é Coordenadora do Curso de Design e do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores da UNOESC - Campus de Videira. Faz mestrado em Design na UFSC, na linha de pesquisa de hipermídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-01-30

Como Citar

PALÍNDROMO, Equipe. Sobre os Autores. Palíndromo, Florianópolis, v. 5, n. 10, 2014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/4236. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Proposições, registros e relatos artísticos