A Escola na Rede: Apresentações da Escola no Ciberespaço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234605102013039

Palavras-chave:

escola , modos de apresentação , ciberespaço

Resumo

A pesquisa apresenta reflexões sobre os modos de apresentação da vida escolar a partir da figuratividade apresentada e nos discursos verbais dos adolescentes nas comunidades virtuais das redes sociais digitais, mais especificamente o Orkut. Discute também o modo como a escola se apresenta em seu site oficial e quais as relações e dilemas que se estabelecem entre o visual que a escola constrói de si e o visual construído pelos adolescentes, sujeitos que constituem seu espaço físico. Tomando como referencial teórico os estudos referentes a análise do discurso que permeiam a Semiótica Discursiva dentre outras reflexões pertinentes a sóciossemiótica, pudemos compreender de que modo os alunos, por meio das comunidade virtuais, apresentam a escola de um modo que em muito difere do modo como a escola se apresenta em seu site oficial.

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Biografia do Autor

Larissa Fabricio Zanin, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004) e mestrado em História (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Atualmente é professor adjunto de fotografia e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fotografia, Semiótica e Ensino de Arte.

Moema Martins Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atualmente é professora associada III da UFES e atua na graduação e na Pós-Graduação em Educação da UFES. Participa do Grupo de Pesquisa do Centro de Pesquisas Sociossemióticas que congrega as instituições PUC/SP, CNRS de Paris e USP.É líder do Grupo de Pesquisa do Cnpq GEPEL. É bolsista de produtividade do Cnpq (2013 a 2016). Realizou o Pós- Doutoramento pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto junto ao Núcleo de Educação Artística  do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da FBAUP como bolsista da CAPES. Entre as publicações destaca “O Discurso Modernista da Pintura”(2003) e a “Cidade que Mora em Mim”(2009). Dedica-se às investigações que envolvem os estudos da Educação da Arte e a Formação de Professores de Arte, Estudos da comunicação e da Educação e o aprofundamento da metodologia sociossemiótica.

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Publicado

2014-01-28

Como Citar

ZANIN, Larissa Fabricio; REBOUÇAS, Moema Martins. A Escola na Rede: Apresentações da Escola no Ciberespaço. Palíndromo, Florianópolis, v. 5, n. 10, 2014. DOI: 10.5965/2175234605102013039. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/4224. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

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Artigos Seção temática