A Escola na Rede: Apresentações da Escola no Ciberespaço
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234605102013039Palavras-chave:
escola , modos de apresentação , ciberespaçoResumo
A pesquisa apresenta reflexões sobre os modos de apresentação da vida escolar a partir da figuratividade apresentada e nos discursos verbais dos adolescentes nas comunidades virtuais das redes sociais digitais, mais especificamente o Orkut. Discute também o modo como a escola se apresenta em seu site oficial e quais as relações e dilemas que se estabelecem entre o visual que a escola constrói de si e o visual construído pelos adolescentes, sujeitos que constituem seu espaço físico. Tomando como referencial teórico os estudos referentes a análise do discurso que permeiam a Semiótica Discursiva dentre outras reflexões pertinentes a sóciossemiótica, pudemos compreender de que modo os alunos, por meio das comunidade virtuais, apresentam a escola de um modo que em muito difere do modo como a escola se apresenta em seu site oficial.
Downloads
Referências
DAYTELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
DELEUZE, Gilles; GATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
GREIMAS, A. J. COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2008. GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002.
________________. Semiótica e Ciências Sociais. São Paulo: Cultrix, 1976. LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro. São Paulo: Perspectiva, 2002.
________________. A sociedade Refletida: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Educ; Pontes, 1992.
________________. Interacciones Arriesgadas. Peru: Universidad de Lima, 2009.
LEMOS, André. Aspectos da cibercultura – vida social nas redes telemáticas. In: Crítica das Práticas Midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker, 2002.
_______________. Ciberespaço e Tecnologias Móveis. Processos de Territorialização e Desterritorialização na Cibercultura. 2005. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/território.pdf. Acesso em: 18 jan. 2012.
SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. Redes Sociais Digitais: a cognição conectiva no twitter. São Paulo: Paulus, 2010.
TRIVINHO, Eugênio. A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada. São Paulo: Paulus, 2007
______________. O mal-estar da teoria: a condição da crítica na sociedade tecnológica atual. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Larissa Fabricio Zanin, Moema Martins Rebouças
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade