A arte e os discursos intolerantes que a cercam
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234609192017031Palavras-chave:
arte e sociedade, discursos intolerantes, análise da arteResumo
Neste artigo o objetivo é de analisar discursos veiculados na mídia que propõem censura às Artes, para refletir e examinar como estas manifestações expõem valores e ideologias que disseminam a intolerância. Com referencial em Adorno a metodologia analítica para o estudo dos textos tem como base a proposição de Barros (2011)para o exame da construção discursiva de discursos intolerantes. O que se pretende é a contribuição para este debate por meio dos estudos da linguagem, possibilitando ao professor de artes intervenções críticas pautadas em argumentações que desvelem a intolerância que estes discursos carregam.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. O fetichismo na música e a regressão da audição, 1963.
____________. Introdução à controvérsia sobre o positivismo na sociologia alemã, 1974.
____________.et al. Teoria da cultura de massa: introdução, comentário e seleção de Luiz Costa Lima. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1982.
ALMEIDA, Paulo Mendes. De Anita ao museu. São Paulo, Perspectiva, 1976.
BARROS,Diana Luz Pessoa de. A construção discursiva de discursos intolerantes. In: Preconceito e Intolerância-reflexões linguistico-discursivas, São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011, 255-270.
BENJAMIM. Walter, Magia e técnica, e política: ensaios sobre literatura e história da cultura, Tradução de Sergio P.Rovanet, 7ª. ed. São Paulo: Brasiliense,1994. v.1.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo, SP, Martins Fontes, 2009.
CID 10. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, vol.01, Organização Mundial de Saúde, Ed USP, 2013.
DUILIO, B. Filho, Pequena Historia das Artes no Brasil, 2 edição, Átomo, Rio de Janeiro, 2008.
FREUD, Sigmund. Obras Completas - Vol. 11 - Totem e Tabu - Contribuição À História do Movimento psicanalítico e outros textos. Companhia da Letras, 1986.
LANDOWSKI. Eric, Presenças do outro: ensaios de sociossemiótica, São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.
LOUREIRO,R.; DELLA FONTE, Sandra F. Industria cultural e educação: em tempos pós-modernos. São Paulo: Papirus, 2010.
GREIMAS, Algirdas. Maupassant a semiótica dos textos: exercícios práticos. Tradução de Teresinha Oenning e Carmen Lúcia Cruz Lima Gerlach. Florianópolis, Ed. da UFSC, 1993.
___________. Du sensiI. Paris: ÉditionsduSeuil, 1983.
JUNG, C. Gustav. O Homem e seus símbolos, Ed. Nova Fronteira, 1968FOUCAULT,Michel. A Ordem do Discurso, Éditions Gallimard, Paris, 1971.
__________. Arte, Epistemologia Filosofia e a História da Medicina, Rio de Janeiro, Ditos e Escritos Vol VII, 1 ed, 2011.
PATTO, Maria Helena Souza. Perspectiva acerca do preconceito, 1 ed., Casa do Psicólogo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade