A arte e os discursos intolerantes que a cercam
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234609192017031Mots-clés :
arte e sociedade, discursos intolerantes, análise da arteRésumé
Neste artigo o objetivo é de analisar discursos veiculados na mídia que propõem censura às Artes, para refletir e examinar como estas manifestações expõem valores e ideologias que disseminam a intolerância. Com referencial em Adorno a metodologia analítica para o estudo dos textos tem como base a proposição de Barros (2011)para o exame da construção discursiva de discursos intolerantes. O que se pretende é a contribuição para este debate por meio dos estudos da linguagem, possibilitando ao professor de artes intervenções críticas pautadas em argumentações que desvelem a intolerância que estes discursos carregam.
Téléchargements
Références
ADORNO, T. W. O fetichismo na música e a regressão da audição, 1963.
____________. Introdução à controvérsia sobre o positivismo na sociologia alemã, 1974.
____________.et al. Teoria da cultura de massa: introdução, comentário e seleção de Luiz Costa Lima. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1982.
ALMEIDA, Paulo Mendes. De Anita ao museu. São Paulo, Perspectiva, 1976.
BARROS,Diana Luz Pessoa de. A construção discursiva de discursos intolerantes. In: Preconceito e Intolerância-reflexões linguistico-discursivas, São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011, 255-270.
BENJAMIM. Walter, Magia e técnica, e política: ensaios sobre literatura e história da cultura, Tradução de Sergio P.Rovanet, 7ª. ed. São Paulo: Brasiliense,1994. v.1.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo, SP, Martins Fontes, 2009.
CID 10. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, vol.01, Organização Mundial de Saúde, Ed USP, 2013.
DUILIO, B. Filho, Pequena Historia das Artes no Brasil, 2 edição, Átomo, Rio de Janeiro, 2008.
FREUD, Sigmund. Obras Completas - Vol. 11 - Totem e Tabu - Contribuição À História do Movimento psicanalítico e outros textos. Companhia da Letras, 1986.
LANDOWSKI. Eric, Presenças do outro: ensaios de sociossemiótica, São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.
LOUREIRO,R.; DELLA FONTE, Sandra F. Industria cultural e educação: em tempos pós-modernos. São Paulo: Papirus, 2010.
GREIMAS, Algirdas. Maupassant a semiótica dos textos: exercícios práticos. Tradução de Teresinha Oenning e Carmen Lúcia Cruz Lima Gerlach. Florianópolis, Ed. da UFSC, 1993.
___________. Du sensiI. Paris: ÉditionsduSeuil, 1983.
JUNG, C. Gustav. O Homem e seus símbolos, Ed. Nova Fronteira, 1968FOUCAULT,Michel. A Ordem do Discurso, Éditions Gallimard, Paris, 1971.
__________. Arte, Epistemologia Filosofia e a História da Medicina, Rio de Janeiro, Ditos e Escritos Vol VII, 1 ed, 2011.
PATTO, Maria Helena Souza. Perspectiva acerca do preconceito, 1 ed., Casa do Psicólogo, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Palíndromo 2017
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade