A arte e os discursos intolerantes que a cercam

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234609192017031

Keywords:

art and society, intolerant speeches, art analysis

Abstract

In this article the objective is to analyze discourses conveyed in the media that propose censors hip to the Arts, toreflectand examine how the se manifestations expose values and ideologies that spread intolerance. With reference in Adorno the analytical methodology for the study of the texts is based on the proposition of Barros (2011) for the examination of the discursive construction of in tolerant speeches. What is intended is the contribution to this debate through language studies, enabling the art teacher to intervene critically based on arguments that expose the intolerance that these discourses carry.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alessandra Azevedo Jantorno, Federal University of Espírito Santo

A professora e pesquisadora possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), foi selecionada e participou do Programa Universidade Solidária - assinado por Ruth Cardoso - UNISOL - 504 HORAS; no NORDESTE; antigo Projeto Marechal Rondon; ,sempre atenta as causas sociais a pesquisadora tem Especialização em SAÚDE DE PÚBLICA (2000) UNAERP - SP, é ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA em TERCEIRO SETOR / PROJETOS (2007) pela PUC - Faculdade Salesiana, possui MESTRADO pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), possui uma vasta experiência em implantação de projetos, bem como em avaliações e políticas públicas. Viajou pela CAPES como pesquisadora no exterior em pesquisa no campo da Psicologia Educacional (Bolsa da CAPES FOUDATION) , Universidad de Granada, Espanha (2014) Bolsa PSDE. Onde recebeu o prêmio de microrrelatos Santo Tomás de Aquino 2014 pela Universidade de Granada. Atualmente é DOUTORA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES (2015) Graduanda em Artes Visuais e Pós Doutoranda em Linguagem Visual - UFES ( 2017).

Moema Martins Rebouças, Federal University of Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), e Pós-Doutorado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2013).

References

ADORNO, T. W. O fetichismo na música e a regressão da audição, 1963.

____________. Introdução à controvérsia sobre o positivismo na sociologia alemã, 1974.

____________.et al. Teoria da cultura de massa: introdução, comentário e seleção de Luiz Costa Lima. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1982.

ALMEIDA, Paulo Mendes. De Anita ao museu. São Paulo, Perspectiva, 1976.

BARROS,Diana Luz Pessoa de. A construção discursiva de discursos intolerantes. In: Preconceito e Intolerância-reflexões linguistico-discursivas, São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011, 255-270.

BENJAMIM. Walter, Magia e técnica, e política: ensaios sobre literatura e história da cultura, Tradução de Sergio P.Rovanet, 7ª. ed. São Paulo: Brasiliense,1994. v.1.

BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo, SP, Martins Fontes, 2009.

CID 10. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, vol.01, Organização Mundial de Saúde, Ed USP, 2013.

DUILIO, B. Filho, Pequena Historia das Artes no Brasil, 2 edição, Átomo, Rio de Janeiro, 2008.

FREUD, Sigmund. Obras Completas - Vol. 11 - Totem e Tabu - Contribuição À História do Movimento psicanalítico e outros textos. Companhia da Letras, 1986.

LANDOWSKI. Eric, Presenças do outro: ensaios de sociossemiótica, São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

LOUREIRO,R.; DELLA FONTE, Sandra F. Industria cultural e educação: em tempos pós-modernos. São Paulo: Papirus, 2010.

GREIMAS, Algirdas. Maupassant a semiótica dos textos: exercícios práticos. Tradução de Teresinha Oenning e Carmen Lúcia Cruz Lima Gerlach. Florianópolis, Ed. da UFSC, 1993.

___________. Du sensiI. Paris: ÉditionsduSeuil, 1983.

JUNG, C. Gustav. O Homem e seus símbolos, Ed. Nova Fronteira, 1968FOUCAULT,Michel. A Ordem do Discurso, Éditions Gallimard, Paris, 1971.

__________. Arte, Epistemologia Filosofia e a História da Medicina, Rio de Janeiro, Ditos e Escritos Vol VII, 1 ed, 2011.

PATTO, Maria Helena Souza. Perspectiva acerca do preconceito, 1 ed., Casa do Psicólogo, 2008.

Published

2017-12-13

How to Cite

JANTORNO, Alessandra Azevedo; REBOUÇAS, Moema Martins. A arte e os discursos intolerantes que a cercam. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 19, p. 31–42, 2017. DOI: 10.5965/2175234609192017031. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/11034. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Seção temática