O perfil do professor de arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234614322022030Palavras-chave:
Formação de professores, Artes Visuais, Educação ArtísticaResumo
Partindo da própria biografia, enquanto docente de Educação Artística na formação de educadores, professores e nas Artes visuais, este artigo pretende analisar criticamente as transformações ocorridas, nas últimas 4 décadas, em Portugal, no ensino superior na área das Artes Visuais e no sistema artístico, com o objetivo de compreender os fatores e circunstâncias que impactam no perfil do professor de Arte assim como no ensino das Artes. A sucinta compilação de dados relativos à oferta formativa no campo das Artes Visuais e a análise das interdependências entre os fenómenos artísticos e o sistema onde se insere, permite concluir uma inevitável alteração no perfil do professor de arte bem como no paradigma da criação artística.
Downloads
Referências
DEBORD, G. A Sociedade do Espetáculo. Lisboa: Antígona, 2012.
FONTCUBERTA, J. La Furia de las imágenes. Notas sobre a postfotografía, Barcelona: Galaxia Gutenberg. 2016.
KERCKHOVE, D. D. A Pele da Cultura. Uma Investigação sobre a Nova Realidade Eletrónica. Lisboa: Relógio d´Água Editores, 1997.
CANCLINI, N. G. La producción simbolica. Teoria y metodo en sociologia del arte. Buenos Aires: Siglo XXI. 1979.
GROYS, B. Volverse público: las transformaciones del arte en el ágora contemporánea. Buenos Aires/Madrid: Editorial Caja negra, 2014.
LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. O Capitalismo Estético na Era da Globalização. Lisboa: Edições 70, 2014.
LIPOVETSKY, Gilles. A cultura-mundo. Lisboa: Edições 70, 2018.
MELOT, Michel, Uma breve história…da imagem, V. N. Famalicão: Edições Húmus, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sandra Palhares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade