Sustentabilidade como uma Tendência no Mercado da Moda

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x11222018311

Palabras clave:

estudos de tendências, indústria da moda, sustentabilidade

Resumen

Os temas relacionados à sustentabilidade têm crescido significativamente nos últimos tempos em todas as áreas de estudos e de atuação mercadológica. Neste contexto, a indústria da moda, uma das mais poluentes do mundo, vem promovendo mudanças no modo de operação de suas atividades, buscando encontrar soluções dentro de uma cadeia complexa, objetivando administrar de maneira eficaz as conseqüências ocasionadas na sociedade em detrimento da sua atividade. A partir de um estudo qualitativo bibliográfico, este trabalho busca identificar a sustentabilidade como uma tendência atual no mercado da moda, visto que é um tema em ascensão na área acadêmica e mercadológica, analisando as questões envolvidas e também marcas de moda autointituladas sustentáveis.

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Biografía del autor/a

Danilo Gondim Breve, Universidade de São Paulo

Graduação em Design de Moda. Mestrando em Têxtil e Moda.

Área: Design de moda, Modelagem, Sustentabilidade, Zero-waste.

Liliane da Silva Gonzaga, Universidade de São Paulo

Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, Graduação em Design de Moda, Pós-Graduação lato sensu em Metodologia do Ensino Superior e EAD e Pós-Graduação stricto sensu em Têxtil e Moda (em andamento).

 

Áreas de interesse de pesquisa: Empreendedorismo na moda, sustentabilidade, consumo, têxteis inteligentes, gestão, visual merchandising, vestuário.

Francisca Dantas Mendes, Universidade de São Paulo

Doutorado em Engenharia de Produção, Mestrado em Engenharia de Produção, Especialização em Moda e Comunicação, Graduação em Moda. Livre Docência e Pós-Doutorado.

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Publicado

2018-07-01

Cómo citar

BREVE, Danilo Gondim; GONZAGA, Liliane da Silva; MENDES, Francisca Dantas. Sustentabilidade como uma Tendência no Mercado da Moda. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 311–331, 2018. DOI: 10.5965/1982615x11222018311. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/11859. Acesso em: 21 nov. 2024.