Criatividade e tendências de consumo no desenvolvimento de novos materiais na indústria têxtil catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x18462025074

Palavras-chave:

criatividade, indústria têxtil , desenvolvimento de produto de moda

Resumo

Este estudo analisa a relação entre demandas de mercado, tendências de moda e inovação autoral no desenvolvimento de novos materiais em uma empresa da indústria têxtil catarinense. Por meio de um estudo de caso qualitativo em empresa do ramo têxtil de Santa Catarina, foram combinadas análise documental e entrevista semiestruturada com gestores das áreas de marketing, estilo e produção. Os resultados revelam que a empresa prioriza a antecipação de tendências via plataformas de pesquisa e feiras internacionais, alinhando a grande maioria do seu portfólio às expectativas mercadológicas. A criatividade emerge em brechas do processo, como viagens de pesquisa para referências, mas esbarra em limites estruturais, como exigências de escala mínima para pedidos personalizados. Apesar de investir em tecnologias e sustentabilidade, a inovação restringe-se a ajustes incrementais. Conclui-se que a empresa opera em um equilíbrio delicado, onde a originalidade é mediada por relações de poder na cadeia produtiva. O estudo sugere a criação de programas internos de experimentação e parcerias com designers independentes para fomentar rupturas criativas. 

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Biografia do Autor

Dulce Holanda Maciel, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutorado em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Design, Ergonomia e Meio Ambiente, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2007). Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão Ambiental pela UFSC (2002). Graduação em Engenharia Elétrica pela UFSC (1986). Pós-Graduação em Design de Moda pela Universidade Estácio de Sá SC (2011).Graduação em Moda na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC(2011). Atua principalmente nos seguintes temas: gestão de design, ergonomia, uso de materiais em projetos, materiais têxteis, produto de moda,Criatividade conceito e tema de coleção de moda e fundamentos da linguagem visual. Possui mais de 15 anos de atuação em diversas empresas com enfase no diagnóstico e definição da atuação de estratégias de gestão nas empresas.

Cristina Rodrigues Barbosa, Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC

Professora colaboradora do curso de graduação de moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e doutoranda em design pela mesma instituição, na linha de pesquisa organização e fatores humanos com foco satisfação do usuário, produto de moda e comércio eletrônico. Mestre em design de moda e vestuário também pela Udesc, na linha de pesquisa Design e tecnologia do vestuário, com foco em desenvolvimento de mix de produtos para o varejo. Possuo graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e design de moda pela Unicesumar (2022), além de dois cursos de MBA, um em marketing e outro em gestão de varejo, ambos pela FGV. Tenho experiência de 18 anos na área de compras da Lojas Renner e Calcenter Calçados (Studio Z), além de empresa própria, onde desenvolvi produtos da marca. Consultorias e mentorias para empresas de moda, desde área estratégica, planejamento e desenvolvimento de produtos e coleções, canais de vendas e marketing.

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Publicado

01-07-2025

Como Citar

MACIEL, Dulce Holanda; BARBOSA, Cristina Rodrigues. Criatividade e tendências de consumo no desenvolvimento de novos materiais na indústria têxtil catarinense . Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 18, n. 46, 2025. DOI: 10.5965/1982615x18462025074. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/26779. Acesso em: 19 jul. 2025.