Representações sociais de lingerie: um estudo com alunos e instrutores/colaboradores do SENAI Espaço da Moda e com empresários do setor de Nova Friburgo/RJ
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0015Palavras-chave:
representações sociais, moda, lenceríaResumo
A pesquisa foi desenvolvida na região de Nova Friburgo/RJ, conhecida como polo de moda íntima. Devido à presença constante do tema nesse ambiente social, considerou-se relevante compreender a construção de significados sobre lingerie por grupos diversos na cidade, com fundamentação na Teoria das Representações Sociais, desenvolvida por Serge Moscovici. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é investigar representações sociais da lingerie por alunas e instrutores/colaboradores do SENAI Espaço da Moda e por empresários em Nova Friburgo/RJ. Foram realizadas 10 entrevistas semiestruturadas com cada grupo, analisadas com o apoio da análise de conteúdo temática. Para as alunas, lingerie é “trabalho”, essencial para a sobrevivência; para os instrutores/colaboradores, é sinônimo de “liberdade”; e, para os empresários, é o “DNA” da cidade, pois proporciona solidez para as empresas. A pesquisa revelou que a lingerie pode ser compreendida por meio de suas representações, expressas em processos sociocognitivos de grupos que refletem sua história e seu contexto social.
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