Representações sociais de lingerie: um estudo com alunos e instrutores/colaboradores do SENAI Espaço da Moda e com empresários do setor de Nova Friburgo/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0015

Palavras-chave:

representações sociais, moda, lencería

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida na região de Nova Friburgo/RJ, conhecida como polo de moda íntima. Devido à presença constante do tema nesse ambiente social, considerou-se relevante compreender a construção de significados sobre lingerie por grupos diversos na cidade, com fundamentação na Teoria das Representações Sociais, desenvolvida por Serge Moscovici. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é investigar representações sociais da lingerie por alunas e instrutores/colaboradores do SENAI Espaço da Moda e por empresários em Nova Friburgo/RJ. Foram realizadas 10 entrevistas semiestruturadas com cada grupo, analisadas com o apoio da análise de conteúdo temática. Para as alunas, lingerie é “trabalho”, essencial para a sobrevivência; para os instrutores/colaboradores, é sinônimo de “liberdade”; e, para os empresários, é o “DNA” da cidade, pois proporciona solidez para as empresas. A pesquisa revelou que a lingerie pode ser compreendida por meio de suas representações, expressas em processos sociocognitivos de grupos que refletem sua história e seu contexto social.

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Biografia do Autor

Ana Carla Torres, Estácio

Doutoranda em Educação, Mestre em Educação, Pós Graduada em Estamparia e em Recursos Humanos. Atuou como professora, produtora, coordenadora de desenvolvimento setorial e atualmente coordena a área de compliance da Ferderação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Rita de Cássia Pereira Lima , Université René Descartes - Paris V

Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982) e em Ciências da Educação pela Université René Descartes/Paris V(1987). Doutora em Ciências da Educação pela Université René Descartes/Paris V (1994). Atualmente é professora no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá-RJ, Linha de Pesquisa Representações Sociais e Prática Educativas. É Pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC)/Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (FCC). É membro do GT Representações Sociais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Atua como parecerista ad-hoc em vários periódicos, por exemplo, Educação e Pesquisa (USP), Cadernos de Pesquisa (FCC), Educação & Realidade (UFRGS), Currículo sem Fronteiras, Educação e Cultura Contemporânea (UNESA), Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (INEP), Revista de Educação Pública (UFMT). Tem participado da Comissão Científica do EDUCERE/SIRSSE/SIPD/Cátedra Unesco e também, como ad-hoc, das JIRS/CBRS. Tem experiência na área da Educação, pesquisando no campo das representações sociais em diversos temas: universo escolar, violência, saúde, moda, educação profissional, trabalho docente.

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Publicado

2024-11-13

Como Citar

TORRES, Ana Carla; LIMA , Rita de Cássia Pereira. Representações sociais de lingerie: um estudo com alunos e instrutores/colaboradores do SENAI Espaço da Moda e com empresários do setor de Nova Friburgo/RJ. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 01–30, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17422024e0015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24277. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Variata