Panorama Inclusivo na perspectiva do Ensino de Ciências em escolas de Nível Fundamental da cidade de Codó (MA)

Autores

  • Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques Universidade Federal do Maranhão
  • Evene Thais Austríaco Coelho Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317812032016226

Palavras-chave:

Educação, Ciências, Ensino, Inclusão,

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo entender o universo do ambiente educacional no tocante processo de inclusão social de alunos com deficiências nas escolas de nível fundamental (6º ao 9º ano) da cidade de Codó – Maranhão. A partir deste trabalho, obteve-se uma visão panorâmica das condições de acessibilidade das escolas e a quantidade de alunos com deficiências que frequentam as mesmas. Os resultados evidenciaram que o processo de ensino-aprendizagem das ciências para alunos com deficiências no ensino regular segue-se a partir de medidas tradicionais abordadas pelos professores, uma vez que a falta de uma formação e ou capacitação profissional na área da educação especial ou educação inclusiva é considerada por unanimidade dos entrevistados com um dos maiores entraves para o desenvolvimento da inclusão nos ambientes educacionais.

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Biografia do Autor

Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Universidade Federal do Maranhão

Professora Adjunta I da Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências naturais, pesquisadora na área de Ensino de Ciências - Coordenadora do grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências naturais - Professora permanente do programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) e Programa de pós-graduação em Gestão da Educação Básica (PPEGEB)

Evene Thais Austríaco Coelho, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Bio pela Universidade Federal do Maranhão - Campus Codó; Ex- Bolsista do Projeto de Extensão Universitária - Alfabetização e Letramento na Educação Especial desenvolvido na Instituição Pestalozzi de Codó-MA; atuou em diversas Atividades Culturais envolvendo a Comunidade Acadêmica e a Comunidade Escolar; Cursos na Área da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

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Publicado

01-12-2016

Como Citar

VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES, Clara Virgínia; AUSTRÍACO COELHO, Evene Thais. Panorama Inclusivo na perspectiva do Ensino de Ciências em escolas de Nível Fundamental da cidade de Codó (MA). Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 226–254, 2016. DOI: 10.5965/1984317812032016226. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/8458. Acesso em: 19 abr. 2024.

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