Ação pedagógica de prevenção às práticas racistas na escola: a percepção sobre racismo entre estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Marcos Jorge Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317812032016086

Palavras-chave:

Educação, Política, Inclusão, Ensino, Escola,

Resumo

O presente texto é resultado de um projeto do Núcleo de Ensino da Unesp e desenvolvido em uma escola de ensino fundamental da cidade de Bauru (SP) junto a disciplina de História. O objetivo foi trabalhar com os estudantes do Ensino Fundamental a questão do racismo e a cultura africana e afro-brasileira na esteira da Lei 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do seu estudo no currículo da Educação Básica. Buscou-se produzir a disseminação de conhecimentos sobre a cultura africana e afro-brasileira, mas principalmente focou suas atenções na discussão da questão racial e, em particular, no racismo escolar. A participação dos alunos foi ativa com muito entusiasmo, principalmente quando as atividades se estruturavam em torno de manifestações culturais, que são próximas da cultura infanto-juvenil com músicas em ritmo de rap e funk, abordando, numa linguagem que lhes é habitual, o tema do racismo. Verificamos que as crianças têm relativa consciência da diversidade étnica e cultural brasileira, não apenas em relação aos brancos e negros, mas também conseguem identificar as outras tantas etnias/culturas que formam o povo brasileiro - japoneses, indígenas, árabes e percebemos também que os alunos tendem a associar o racismo ao bulliyng, muitos demonstram ter conhecimento de se tratar de um crime e, em muitas oportunidades ampliaram as discussões para outras formas de preconceitos que vivenciam no dia a dia como: a obesidade, o modo de vestir/cortar cabelo e suas formas de comunicação.

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Referências

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Publicado

01-12-2016

Como Citar

JORGE, Marcos. Ação pedagógica de prevenção às práticas racistas na escola: a percepção sobre racismo entre estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 86–100, 2016. DOI: 10.5965/1984317812032016086. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7974. Acesso em: 10 dez. 2024.

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