Percepção de estudantes surdos/as sobre as políticas de inclusão na educação básica e superior
Palavras-chave:
Inclusão, Educação do Surdo, Ensino bilíngue, Educação Inclusiva.Resumo
Durante muito tempo as pessoas surdas não tiveram acesso a uma educação que atendesse as suas especificidades, como um currículo norteado por questões que valorizassem a cultura surda. O principal objetivo foi analisar as percepções sobre a inclusão no ensino médio e superior, a partir de uma pesquisa qualitativa, realizada através de entrevistas semiestruturadas com cinco alunos/as surdos/as da Universidade Federal de Pernambuco, egressos de uma escola regular do Recife. Os objetivos específicos foram: compreender a inclusão enquanto política pública nos documentos legislativos da educação no Brasil; verificar as possíveis discrepâncias entre o posto nos documentos normativos e a inclusão escolar de estudantes surdos/as; analisar a prática de inclusão das instituições de educação básica e superior; e identificar possíveis obstáculos que impedem e/ou impediram a materialização do processo inclusivo destes/as alunos/as surdos/as. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados revelaram que só a existência de leis que regulamentam a inclusão não é suficiente para a garantia da acessibilidade, pois ainda há muita dificuldade no acesso e na permanência dos/as alunos/as surdos/as no ensino básico e superior.
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