Teatralidades intercambiadas: experiências de formação estética entre Brasil, Colômbia e Equador

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019145

Palabras clave:

Teatralidades, Formação estética, América Latina

Resumen

O artigo relata e analisa duas experiências que denominamos de Teatralidades intercambiadas, ocorridas nos anos de 2018 e 2019, a partir de projetos de internacionalização realizados pelo Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades da Universidade Federal do Paraná. O texto enfatiza o potencial de formação estética proporcionado por parcerias com a Universidade de Antioquia - Colômbia e a Universidade Técnica Particular de Loja – Equador, destacando, entre outros aspectos, o caráter amplo e aglutinador do intercâmbio entre pesquisadores da América Latina, enfatizando sua contribuição para o realinhamento do repertório cultural e social dos envolvidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação (UFPR), com estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUC-SP/CNPq) e em Educação (UNIVALI/PNPD/CAPES). Professor da UFPR. Atua na Graduação em Produção Cênica e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn).

Andrio Robert Lecheta, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Produtor Cênico, Mestre e Doutorando em Educação (UFPR). Integrante do Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq)

Citas

BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo:

Estação Liberdade, 2002.

BAKHTIN, Mikhail. O autor e a personagem na atividade estética [1924]. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Ed Martins Fontes, 2011a.

BAKHTIN, Mikhail. Os estudos literários hoje [1970]. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Ed Martins Fontes, 2011b.

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2003.

BRAIT, Beth. Perspectiva Dialógica. In: BRAIT, B.; Souza-e-Silva, M.C. Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012. pp. 9-30.

BRAND, Ángela María Chaverra. Fabular un pueblo a través del arte. Educar em Re- vista., Curitiba, v. 34, n. 67, p. 39-54, Fev. 2018. Disponível em <http://www.scielo. br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104=40602018000100039-&lng=en&nrm- iso>. Acesso em: 15 jul. 2019.

BRAND, Angela María Chaverra. Conferência de Abertura - Arte y Acontecimiento. Revista O Teatro Transcende. Edição Especial II Jornada Nacional do Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades. V. 24. N. 1. Blumenau, 2019. p. 8. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/oteatrotrans- cende/issue/view/440/showToc> Acesso em: 25 jul. 2019.

CORNAGO, Óscar. Qué es la teatralidad? Paradigmas estéticos de la Modernidad. Te- londefondo, no 1, agosto de 2005.

DIÉGUEZ, Ileana. Um teatro sem teatro: a teatralidade como campo expandido. Sala Preta, v. 14, n. 1, p. 125-129, Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/ article/view/81758> Acesso em: 15 jul. 2019.

FÉRAL, Josette. Théâtralité, escriture et mise em scène. Québec: Hurtubise, 1985.

GONÇALVES, Jean Carlos. PLUSCHKAT, Patricia. “Uma batida estranha” no Facebook:

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional em discurso. Revista da ANPOLL. V. 1. N. 42, 2017. pp. 86-95. Disponível em: <https://revistadaanpoll.emnuvens.com.

br/revista/article/view/945>. Acesso em: 25 jul. 2019.

GONÇALVES, Jean Carlos. Teatro e Universidade. Cena. Pedagogia. [Dialogismo]. São Paulo: Hucitec, 2019.

LECHETA, Andrio R. “Vocês acham que eu sou macho?”: Autoficção, masculinidade(s) do campo e o teatro universitário em perspectiva dialógica. Dissertação (Mestrado). Curitiba, 2019. Universidade Federal do Paraná.

OBREGÓN, Marina L. Geografías del teatro en América Latina: um relato histórico. Bogotá: Luna Libros, 2010.

RIZK, Beatriz. Teatro latino americano: incursões históricas e teóricas das últimas dé- cadas a partir da contemporaneidade. O Percevejo Online, v. 8, n. 2, p. 1-27, 2016. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/issue/ view/240/showToc> Acesso em: 10 out. 2019

SOFIATI, Flávio Munhoz; MOREIRA, Alberto da Silva. Catolicismo brasileiro: um pai- nel da literatura contemporânea. Religião e sociedade. vol.38 no.2. Rio de Janei- ro, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi-

d=S0100-85872018000200277> Acesso em: 25 jul. 2019.

Publicado

2019-12-13

Cómo citar

GONÇALVES, Jean Carlos; LECHETA, Andrio Robert. Teatralidades intercambiadas: experiências de formação estética entre Brasil, Colômbia e Equador. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 145–157, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019145. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15797. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO - PEDAGOGÍA DEL TEATRO: voces de América Latina en procesos de resistencia, organización y creación art