Teatralidades intercambiadas: experiências de formação estética entre Brasil, Colômbia e Equador
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019145Palabras clave:
Teatralidades, Formação estética, América LatinaResumen
O artigo relata e analisa duas experiências que denominamos de Teatralidades intercambiadas, ocorridas nos anos de 2018 e 2019, a partir de projetos de internacionalização realizados pelo Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades da Universidade Federal do Paraná. O texto enfatiza o potencial de formação estética proporcionado por parcerias com a Universidade de Antioquia - Colômbia e a Universidade Técnica Particular de Loja – Equador, destacando, entre outros aspectos, o caráter amplo e aglutinador do intercâmbio entre pesquisadores da América Latina, enfatizando sua contribuição para o realinhamento do repertório cultural e social dos envolvidos.
Descargas
Citas
BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo:
Estação Liberdade, 2002.
BAKHTIN, Mikhail. O autor e a personagem na atividade estética [1924]. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Ed Martins Fontes, 2011a.
BAKHTIN, Mikhail. Os estudos literários hoje [1970]. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Ed Martins Fontes, 2011b.
BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2003.
BRAIT, Beth. Perspectiva Dialógica. In: BRAIT, B.; Souza-e-Silva, M.C. Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012. pp. 9-30.
BRAND, Ángela María Chaverra. Fabular un pueblo a través del arte. Educar em Re- vista., Curitiba, v. 34, n. 67, p. 39-54, Fev. 2018. Disponível em <http://www.scielo. br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104=40602018000100039-&lng=en&nrm- iso>. Acesso em: 15 jul. 2019.
BRAND, Angela María Chaverra. Conferência de Abertura - Arte y Acontecimiento. Revista O Teatro Transcende. Edição Especial II Jornada Nacional do Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades. V. 24. N. 1. Blumenau, 2019. p. 8. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/oteatrotrans- cende/issue/view/440/showToc> Acesso em: 25 jul. 2019.
CORNAGO, Óscar. Qué es la teatralidad? Paradigmas estéticos de la Modernidad. Te- londefondo, no 1, agosto de 2005.
DIÉGUEZ, Ileana. Um teatro sem teatro: a teatralidade como campo expandido. Sala Preta, v. 14, n. 1, p. 125-129, Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/ article/view/81758> Acesso em: 15 jul. 2019.
FÉRAL, Josette. Théâtralité, escriture et mise em scène. Québec: Hurtubise, 1985.
GONÇALVES, Jean Carlos. PLUSCHKAT, Patricia. “Uma batida estranha” no Facebook:
O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional em discurso. Revista da ANPOLL. V. 1. N. 42, 2017. pp. 86-95. Disponível em: <https://revistadaanpoll.emnuvens.com.
br/revista/article/view/945>. Acesso em: 25 jul. 2019.
GONÇALVES, Jean Carlos. Teatro e Universidade. Cena. Pedagogia. [Dialogismo]. São Paulo: Hucitec, 2019.
LECHETA, Andrio R. “Vocês acham que eu sou macho?”: Autoficção, masculinidade(s) do campo e o teatro universitário em perspectiva dialógica. Dissertação (Mestrado). Curitiba, 2019. Universidade Federal do Paraná.
OBREGÓN, Marina L. Geografías del teatro en América Latina: um relato histórico. Bogotá: Luna Libros, 2010.
RIZK, Beatriz. Teatro latino americano: incursões históricas e teóricas das últimas dé- cadas a partir da contemporaneidade. O Percevejo Online, v. 8, n. 2, p. 1-27, 2016. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/issue/ view/240/showToc> Acesso em: 10 out. 2019
SOFIATI, Flávio Munhoz; MOREIRA, Alberto da Silva. Catolicismo brasileiro: um pai- nel da literatura contemporânea. Religião e sociedade. vol.38 no.2. Rio de Janei- ro, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi-
d=S0100-85872018000200277> Acesso em: 25 jul. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.