Teatralidades intercambiadas: experiências de formação estética entre Brasil, Colômbia e Equador
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019145Keywords:
Teatralidades, Formação estética, América LatinaAbstract
O artigo relata e analisa duas experiências que denominamos de Teatralidades intercambiadas, ocorridas nos anos de 2018 e 2019, a partir de projetos de internacionalização realizados pelo Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades da Universidade Federal do Paraná. O texto enfatiza o potencial de formação estética proporcionado por parcerias com a Universidade de Antioquia - Colômbia e a Universidade Técnica Particular de Loja – Equador, destacando, entre outros aspectos, o caráter amplo e aglutinador do intercâmbio entre pesquisadores da América Latina, enfatizando sua contribuição para o realinhamento do repertório cultural e social dos envolvidos.
Downloads
References
BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo:
Estação Liberdade, 2002.
BAKHTIN, Mikhail. O autor e a personagem na atividade estética [1924]. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Ed Martins Fontes, 2011a.
BAKHTIN, Mikhail. Os estudos literários hoje [1970]. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Ed Martins Fontes, 2011b.
BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2003.
BRAIT, Beth. Perspectiva Dialógica. In: BRAIT, B.; Souza-e-Silva, M.C. Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012. pp. 9-30.
BRAND, Ángela María Chaverra. Fabular un pueblo a través del arte. Educar em Re- vista., Curitiba, v. 34, n. 67, p. 39-54, Fev. 2018. Disponível em <http://www.scielo. br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104=40602018000100039-&lng=en&nrm- iso>. Acesso em: 15 jul. 2019.
BRAND, Angela María Chaverra. Conferência de Abertura - Arte y Acontecimiento. Revista O Teatro Transcende. Edição Especial II Jornada Nacional do Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades. V. 24. N. 1. Blumenau, 2019. p. 8. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/oteatrotrans- cende/issue/view/440/showToc> Acesso em: 25 jul. 2019.
CORNAGO, Óscar. Qué es la teatralidad? Paradigmas estéticos de la Modernidad. Te- londefondo, no 1, agosto de 2005.
DIÉGUEZ, Ileana. Um teatro sem teatro: a teatralidade como campo expandido. Sala Preta, v. 14, n. 1, p. 125-129, Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/ article/view/81758> Acesso em: 15 jul. 2019.
FÉRAL, Josette. Théâtralité, escriture et mise em scène. Québec: Hurtubise, 1985.
GONÇALVES, Jean Carlos. PLUSCHKAT, Patricia. “Uma batida estranha” no Facebook:
O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional em discurso. Revista da ANPOLL. V. 1. N. 42, 2017. pp. 86-95. Disponível em: <https://revistadaanpoll.emnuvens.com.
br/revista/article/view/945>. Acesso em: 25 jul. 2019.
GONÇALVES, Jean Carlos. Teatro e Universidade. Cena. Pedagogia. [Dialogismo]. São Paulo: Hucitec, 2019.
LECHETA, Andrio R. “Vocês acham que eu sou macho?”: Autoficção, masculinidade(s) do campo e o teatro universitário em perspectiva dialógica. Dissertação (Mestrado). Curitiba, 2019. Universidade Federal do Paraná.
OBREGÓN, Marina L. Geografías del teatro en América Latina: um relato histórico. Bogotá: Luna Libros, 2010.
RIZK, Beatriz. Teatro latino americano: incursões históricas e teóricas das últimas dé- cadas a partir da contemporaneidade. O Percevejo Online, v. 8, n. 2, p. 1-27, 2016. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/issue/ view/240/showToc> Acesso em: 10 out. 2019
SOFIATI, Flávio Munhoz; MOREIRA, Alberto da Silva. Catolicismo brasileiro: um pai- nel da literatura contemporânea. Religião e sociedade. vol.38 no.2. Rio de Janei- ro, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi-
d=S0100-85872018000200277> Acesso em: 25 jul. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.