Performances da presença fragmentada - Luta, fuga, congelamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0205

Palavras-chave:

performance, corpo, violência, trauma, corporeidade

Resumo

O artigo aborda a presença fragmentada de artistas do corpo em contextos de violência que exibem corpos como Necromensagens, afetando as noções de integridade. Se a memória guarda o trauma da fragmentação, quem são os artistas e quais são as obras que analisamos no teatro contemporâneo?! Este artigo cita performances que exemplificam os três padrões de resposta ao perigo: Luta, Fuga e Congelamento. Distante de ser uma análise psicológica da arte, esta pesquisa se concentra na Performance Art como catalisador de reinvenção da memória, legitimando a própria concepção de narrativas de dor, guerra, trauma e terror na cena contemporânea.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda Urbina, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda e Mestre pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora substituta de Performance da ETUFBA, Bacharela em Interpretação Teatral pela Escuela Nacional de Arte Teatral no Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura – México. Performer, Atriz, diretora de teatro e produções audiovisuais.

Referências

ABUJAMRA, M. A alma, o olho, a mão, o uso da autobiografia no teatro. Sala Preta. São Paulo, p. 72-85, 2001.

ACHOTEGUI, Joseba. La inteligencia migratoria: Manual para inmigrantes en dificultades. España: Ned Ediciones, 2018.

ANASTÁCIA, Julia. Performance Linha e compasso. Salvador, Bahía. 2024.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas - Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BERNARD, Michel. De la création chorégrafique: Da corporeidade como anticorpo ou da subversão estética da categoria tradicional de corpo. Paris, Centre National de la Danse (CND), 2001, p.17-24 (Item 1 do capitulo I).

BOTERO, Lina. Performance: De(s)preciar el llanto. Cali, Colombia. 2019. https://www.linabotero.com.co/emociones#/despreciar-el-llanto/ Acesso em: 20 set. 2024.

BRACHA, Stefan. Freeze, Flight, Fight, Fright, Faint: Adaptationist Perspectives on the Acute Stress Response Spectrum. Vol. 9. Article in CNS spectrums. 2004 DOI: 10.1017/S1092852900001954 p. 678 – 685.

BUTLER, Judith. Resistencias: Repensar la vulnerabilidad y repetición. México: Paradiso editores, 2018.

CABNAL, Lorena. Sanando nuestro territorio cuerpo-tierra, documental. Produção: Ana Lucía Faerron Angel, 2016. Quince-UCR. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=fwba3zTJxvw. Acesso em: 23 out. 2022.

CAETANO, Nina. Por un arte panfletario. Subtexto de Teatro del Galpão Cine Horto, p. 24–57, 2016.

CAETANO, Nina. Poéticas do luto, poéticas de luta: práticas estético-políticas de rexistência. XX REDOR Encontro de Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero, p. 13, 2018.

CAETANO, Nina. Ser estando feminista: práticas estético-políticas de reexistência. Vol.8, Revista Aspas, 2018.

CARVALHO, Luana. Bom mesmo é ser emocionada: Emocionada ou bem resolvida com o próprio sentir? Spotify, 21 mar. 2024. https://open.spotify.com/episode/62FoYZmE4nwaJMoo5q05Nh?si=4438176b154447a9

CIRCO, L. 190 dias sem Julieta Hernandez. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C8zcpgEu1MV/?img_index=2. Acesso em: 30 jun. 2024.

DIEGUEZ, Ileana. Cuerpos sin duelo: iconografías y teatralidades del dolor. México: Universidad Autónoma de Nueva León, 2015.

DIÉGUEZ, Ileana. Cuerpos sin duelo: Iconografías y teatralidades del dolor. 1°. ed. Córdoba, Argentina: DocumentA/Escénicas, 2013.

EVARISTO, Conceição. Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. A Escrevivência e seus subtextos. Organização Constância Lima Duarte, Isabella Rosado Nunes; ilustrações Goya Lopes. 1. ed. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020, p. 26-57.

RAYAS, Fabiola; FAMILIARES, caminando por justicia. LA PERFORMANCE DEL CAMINAR. 2018. Morelia, Michoacán, México https://experienciasparalamemoria.mx/la-performance-del-caminar/ Acesso em: 11 de junho 2025.

FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, 8, 235- 246, 2009.

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, São Paulo, 8, p.197-210, 2008.

FERNANDES, Ciane. Pesquisa Somático-Performativa: Sintonia, Sensibilidade, Integração, Art research Journal: ABRACE-ANPAP-ANPPOM-UFRN. ARJ, Brasil. Vol. 1/2. 2014.

FERNANDES, Ciane. Princípios em movimento na pesquisa somático-performativa. Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. Organização: Charles Roberto Silva; Daina Felix; Danilo Silveira; Humberto Issao Sueyoshi; Marcello Amalfi; Sofia Boito; Umberto Cerasoli Jr; Victor de Seixas. São Paulo: PPGAC-ECA/USP, v.3, n.1, 2015.

GAZETA DO POVO. Bem antes de Trump, Bolsonaro chamou haitianos e outros imigrantes de “escória do mundo. Eleições. 2018. https://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/eleicoes-2018/bem-antes-de-trump-bolsonaro-chamou-haitianos-e-outros-imigrantes-de-escoria-do-mundo-bvhv8jc0gsf15ueai7od4uy0l/. Acesso em: 20 set. 2024.

GONZÁLEZ Bocanegra, F. Himno nacional de México: Mexicanos al grito de guerra, 1854.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo Afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Org. Flávia Ríos, Márcia Lima. 1ra ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

HAMUI SUTTON, Silvia. El ritual como performance. Vol. 16, No. 1/ Janeiro Junho 2011. Bogotá, Colômbia, p. 16-30.

LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo, CosacNaify, 2007.

LEVINE, Peter. O despertar do tigre: curando o trauma. 3ra. ed. São Paulo: Summus, 1999. v. 52.

LUNA, Violeta. Performance: Apuntes sobre la Frontera. Universidad de Londrina. México. 2023. https://filo.art.br/espetaculos/mexico-apuntes-sobre-la-frontera/ Acesso em: 20 set. 2024.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: Biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: n-1 edições, 2020

MUNOZ, Francisco. La paz imperfecta en un universo en conflicto, Granada, La paz imperfecta, 2001.

QUILICI, Cassiano S. As “escritas de si” e o artista cênico contemporâneo. Revista O Percevejo. Rio de Janeiro, Vol. 06, N. 01, p. 117-128, 2014.

ROMÃO, Lucimelia. Mil litros de preto: a maré está cheia. 2019. https://projetoafro.com/artista/lucimelia-romao/ Acesso em: 15 de junho 2025.

SANTOS, Joao Vitor. As Quatro Respostas ao Medo: Lutar, Fugir, Congelar e Bajular. PsyMeet terapia para todos- Medos, 2023. https://www.psymeetsocial.com/blog/artigos/as-quatro-respostas-ao-medo-lutar-fugir-congelar-bajular. Acesso em: 20 set. 2024.

SHIRE, Warsan; AMORIM IZABEL, Tomaz. Casa, de Warsan Shire. Home. [S. l.], 9 fev. 2015. Disponível em: https://traducaoliteraria.wordpress.com/2015/09/02/casa-de-warsan- shire/. Acesso em: 28 out. 2022.

SOUSA, Marcia Cristina da Silva. lnsurgências corporais: performances pretas como práticas de [re]existência. Dissertação (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Ouro Preto, 2020.

SPINELLI, M. (2013, novembro). Trans*lúcidx. vimeo. https://vimeo.com/78746529 Acesso em: 20 set. 2024.

URBINA-BOLAÑOS, Brenda Arelli. Corpas-guerra: corporeidades do terror. São Paulo: GIOSTRI. 2024.

URBINA-BOLAÑOS, Brenda Arelli. Performando na borda da corpa guerra. Dissertação (Mestrado Acadêmico) – Universidade Federal da Bahia. 2023.

URBINA-BOLAÑOS, Brenda. A Ilha que eu sou: mapeamento do corpo. Salvador: CAD. GIPE-cit. ano 27. N.51, P.60-81, 2023.

VALENCIA, Sayak. Capitalismo gore. Editorial Melusina: España. 2010.

WATANABE, Issa. Migrantes. Solisluna Editora, Selo Emília e Lívros da Raposa Vermelha: Brasil. 2021.

Publicado

31-08-2025

Como Citar

URBINA, Brenda. Performances da presença fragmentada - Luta, fuga, congelamento. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–26, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0205. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26484. Acesso em: 1 set. 2025.