O lugar do teatro na escola – uma breve incursão
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019158Palabras clave:
Educação básica, Projeto pedagógico, Ensino de teatroResumen
O estudo parte de levantamento de dados sobre três instituições educacionais privadas do estado do Rio de janeiro. Depois de identificar as respectivas realidades estruturais, socioculturais e econômicas, o estudo investigou as condições de trabalho do professor e a demanda da escola em relação ao ensino do teatro, com o objetivo de identificar a função atribuída a esta disciplina no contexto escolar. Como fonte, foram utilizados os respectivos sites e materiais de divulgação, assim como depoimentos de professores inseridos em cada um desses contextos. As escolas são identificadas por nomes fictícios, tanto para que o foco da análise seja o projeto, a gestão e a prática pedagógica, quanto para preservar as relações de trabalho.
Descargas
Citas
BALL, Stephen J. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRGS, v.35, n. 2, 2010, p.37-55.
BOUDIEU, P. e PASERRON, J. A reprodução. Petrópolis: Vozes, 2014.
ICLE, Gilberto. Da Pedagogia do Ator à Pedagogia Teatral: verdade, urgência, movi- mento. O Percevejo. V.1, n.2, 2009. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index. php/opercevejoonline/article/view/525. Acesso em: 25 maio 2019.
ICLE, Gilberto. Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conte- údos teatrais? Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis: UDESC, n. 17, setembro de 2011, p. 71-77. Disponível em: http://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/ view/1414573102172011070/9529. Acesso em: 24 maio 2019.
KOUDELA, Ingrid Dormien e SANTANA, Arão Paranaguá de. Abordagens metodológi- cas do teatro na educação. Ciências Humanas em Revista. São Luís, V. 3, n.2, dezem- bro 2005, p. 145-154.
REVERBEL, Olga, Jogos teatrais na escola. São Paulo: Scipione, 1996.
VOLPATO, F. Expressão corporal: a dança e o teatro como estratégias na construção do saber. Eventos Pedagógicos, v.6, n.2, jun 2015, p.102-112. Disponível em: http:// sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1836/1424. Aces-
so em 24 jul. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.