Espaços urbanos em jogo: percursos, olhares, sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e102

Palavras-chave:

cidade, jogos teatrais, processo colaborativo

Resumo

O espaço da cidade como lócus poroso e fértil é potente indutor para teatralidades. O presente artigo é fruto das experiências praticadas no espaço urbano que abriu brechas e fissuras poéticas, estéticas e políticas, vivenciadas no IV Fórum Brecht e Educação. Jogar com Brecht na cidade de Maceió, explorando seus materiais textuais, articulados aos procedimentos dos Jogos Teatrais instaurou-se como processo colaborativo, fazendo emergir possibilidades dramatúrgicas que a cidade ofereceu ao ser ocupada por um grupo que propôs percorrê-la, olhá-la e senti-la.  

 

 

Downloads

Biografia do Autor

Liliane Ferreira Mundim, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestrado em Artes Cênicas pela UNIRIO. Graduação – Licenciatura em Artes Cênicas pela UNIRIO. Profa. da graduação e pós-graduação em Artes Cênicas da UNIRIO.

Igor Andrade Pinto da Cunha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Ensino das Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduação – Licenciatura em Teatro pela UNIRIO.

Pedro Gaban Petindá Moreira, Universidade Federal de São João del Rei

Mestrando em Artes Cênicas na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Bacharelado em Interpretação Teatral e Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 

Beatriz Barbosa, Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino de Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Licenciatura em Teatro pela (UNIRIO). Profa. da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro na disciplina de Artes.

Referências

ARAÚJO, Antonio. O processo colaborativo no Teatro da Vertigem. Sala Preta, São Paulo, v. 6, p. 127-133, 2006.

BOLLE, Willi. Orelha do livro. In: BRECHT, Bertolt. Poemas: 1913-1956. São Paulo: Editora 34, 2000.

BRECHT, Bertolt. Teatro completo em 12 volumes. Trad. Geir Campos. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

BRECHT, Bertolt. Poemas: 1913-1956. São Paulo: Editora 34, 2000.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

HOOKS, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2019.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1991.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação em jogo: experimento de aprendizagem e criação do teatro. São Paulo: Hucitec, 2004.

MUNDIM, Liliane Ferreira. O espaço da cidade como indutor de jogo teatral. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. Trad. Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.

VALLIAS, André. Bertolt Brecht: poesia. São Paulo: Perspectiva, 2024.

Publicado

28-04-2025

Como Citar

MUNDIM, Liliane Ferreira; CUNHA, Igor Andrade Pinto da; MOREIRA, Pedro Gaban Petindá; BARBOSA, Beatriz. Espaços urbanos em jogo: percursos, olhares, sentidos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e102. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26819. Acesso em: 29 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Brecht e Educação