O lugar do teatro na escola – uma breve incursão
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019158Palavras-chave:
Educação básica, Projeto pedagógico, Ensino de teatroResumo
O estudo parte de levantamento de dados sobre três instituições educacionais privadas do estado do Rio de janeiro. Depois de identificar as respectivas realidades estruturais, socioculturais e econômicas, o estudo investigou as condições de trabalho do professor e a demanda da escola em relação ao ensino do teatro, com o objetivo de identificar a função atribuída a esta disciplina no contexto escolar. Como fonte, foram utilizados os respectivos sites e materiais de divulgação, assim como depoimentos de professores inseridos em cada um desses contextos. As escolas são identificadas por nomes fictícios, tanto para que o foco da análise seja o projeto, a gestão e a prática pedagógica, quanto para preservar as relações de trabalho.
Downloads
Referências
BALL, Stephen J. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRGS, v.35, n. 2, 2010, p.37-55.
BOUDIEU, P. e PASERRON, J. A reprodução. Petrópolis: Vozes, 2014.
ICLE, Gilberto. Da Pedagogia do Ator à Pedagogia Teatral: verdade, urgência, movi- mento. O Percevejo. V.1, n.2, 2009. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index. php/opercevejoonline/article/view/525. Acesso em: 25 maio 2019.
ICLE, Gilberto. Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conte- údos teatrais? Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis: UDESC, n. 17, setembro de 2011, p. 71-77. Disponível em: http://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/ view/1414573102172011070/9529. Acesso em: 24 maio 2019.
KOUDELA, Ingrid Dormien e SANTANA, Arão Paranaguá de. Abordagens metodológi- cas do teatro na educação. Ciências Humanas em Revista. São Luís, V. 3, n.2, dezem- bro 2005, p. 145-154.
REVERBEL, Olga, Jogos teatrais na escola. São Paulo: Scipione, 1996.
VOLPATO, F. Expressão corporal: a dança e o teatro como estratégias na construção do saber. Eventos Pedagógicos, v.6, n.2, jun 2015, p.102-112. Disponível em: http:// sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1836/1424. Aces-
so em 24 jul. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)