O lugar do teatro na escola – uma breve incursão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019158

Palavras-chave:

Educação básica, Projeto pedagógico, Ensino de teatro

Resumo

O estudo parte de levantamento de dados sobre três instituições educacionais privadas do estado do Rio de janeiro. Depois de identificar as respectivas realidades estruturais, socioculturais e econômicas, o estudo investigou as condições de trabalho do professor e a demanda da escola em relação ao ensino do teatro, com o objetivo de identificar a função atribuída a esta disciplina no contexto escolar. Como fonte, foram utilizados os respectivos sites e materiais de divulgação, assim como depoimentos de professores inseridos em cada um desses contextos. As escolas são identificadas por nomes fictícios, tanto para que o foco da análise seja o projeto, a gestão e a prática pedagógica, quanto para preservar as relações de trabalho.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Ferreira Mundim, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora doutora Departamento de Ensino de Teatro - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Rebeca Queiroz, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas – PPGEA - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Laura Menezes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas – PPGEA - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Nei Rafael, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas – PPGEA - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Arthur Brandão, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas – PPGEA - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Referências

BALL, Stephen J. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRGS, v.35, n. 2, 2010, p.37-55.

BOUDIEU, P. e PASERRON, J. A reprodução. Petrópolis: Vozes, 2014.

ICLE, Gilberto. Da Pedagogia do Ator à Pedagogia Teatral: verdade, urgência, movi- mento. O Percevejo. V.1, n.2, 2009. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index. php/opercevejoonline/article/view/525. Acesso em: 25 maio 2019.

ICLE, Gilberto. Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conte- údos teatrais? Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis: UDESC, n. 17, setembro de 2011, p. 71-77. Disponível em: http://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/ view/1414573102172011070/9529. Acesso em: 24 maio 2019.

KOUDELA, Ingrid Dormien e SANTANA, Arão Paranaguá de. Abordagens metodológi- cas do teatro na educação. Ciências Humanas em Revista. São Luís, V. 3, n.2, dezem- bro 2005, p. 145-154.

REVERBEL, Olga, Jogos teatrais na escola. São Paulo: Scipione, 1996.

VOLPATO, F. Expressão corporal: a dança e o teatro como estratégias na construção do saber. Eventos Pedagógicos, v.6, n.2, jun 2015, p.102-112. Disponível em: http:// sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1836/1424. Aces-

so em 24 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Como Citar

MUNDIM, L. F.; QUEIROZ, R.; MENEZES, L.; RAFAEL, N.; BRANDÃO, A. O lugar do teatro na escola – uma breve incursão. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 158-170, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019158. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15787. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina