Bertolt Brecht: muito além do teatro didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e103

Palavras-chave:

Bertolt Brecht, teatro épico, efeito de distanciamento, pedagogía política, política pedagógica

Resumo

Neste artigo analisam-se as contribuições de Bertolt Brecht para a educação concebida como formação humana, destacando-se seu método e metodologia de trabalho na convergência para uma aprendizagem reflexiva e transformadora. A partir dos conceitos de teatro épico e “efeito de distanciamento”, discute-se a possibilidade de uma pedagogia política a partir de uma política pedagógica. Infere-se que a concepção teatral brechtiana, quando aplicada ao ensino e à aprendizagem, produz alterações significativas nos modos de compreender o trabalho pedagógico, demonstrando ser uma perspectiva que questiona e transforma os sujeitos envolvidos e a própria realidade.

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Biografia do Autor

Julio César dos Santos, Instituto Federal de Goiás

Doutorado em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialização em Educação à Distância pela Universidade Federal de Brasília (UnB). Graduação em Comunicação Social pela UFG. Professor de artes (teatro e cinema), ator, diretor, roteirista, figurinista, documentarista, cineasta. Professor aposentado de artes (teatro e audiovisual) no Instituto Federal de Goiás (IFG).

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

SANTOS, Julio César dos. Bertolt Brecht: muito além do teatro didático. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26845. Acesso em: 28 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Brecht e Educação